As técnicas de clonagem têm produzido uma série de avanços biotecnológicos; contudo não são ferramentas com potencial aplicação:
Questões relacionadas
- Biologia | 8.6 Verminoses
Um homem chinês diagnosticado com neurocisticercose tinha mais de 700 cisticercos da Taenia solium no cérebro e nos pulmões. Segundo a revista Newsweek, a primeira parte do tratamento, com a ingestão de antiparasitas, foi concluída com sucesso. A neurocisticercose é uma das fases mais graves da cisticercose, doença provocada por cisticercos da Taenia solium.
Disponível em: https://noticias.uol.com.br. Acesso em: 8 abr. 2020 (adaptado).
Uma medida que pode ser adotada para prevenir essa doença é
- Literatura | 4.5 Simbolismo
Em relação ao Parnasianismo e ao Simbolismo, analise as proposições abaixo e assinale com V as Verdadeiras e com F as Falsas.
( ) O Parnasianismo é uma manifestação vigorosamente antirromantismo, por isso a presença do culto extremo da forma.
( ) A origem do Parnasianismo é na Inglaterra, onde foi lançada, em 1866, uma coletânea chamada Parnasse Contemporain.
( ) Sobre os poetas simbolistas, percebe-se que, na França, em Portugal e no Brasil, suas características são muito parecidas e bem próximas dos poetas parnasianos.
( ) Os simbolistas preservaram a preocupação com a versificação dos parnasianos, mas, desejosos de manter um clima de mistério e fluidez, optaram por ritmos musicais e insinuantes.
( ) Missal e Broquéis são as mais importantes obras de Alphonsus de Guimaraens, poeta que inicia o movimento simbolista no Brasil.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
- Física | 1.2 Vetores
Considere um móvel que percorre a metade de uma pista circular de raio igual a 10,0m em 10,0s. Adotando v2(raiz de dois) como sendo igual a 1,4 e π igual a 3, é correto afirmar:
- Biologia | 07. Taxonomia
(UEFS) Recentemente uma nova espécie foi descoberta — trata-se do olinguito, o primeiro mamífero da ordem dos carnívoros a ser encontrado na América do Sul, nos últimos 35 anos. A busca pelo olinguito começou em 2003, quando o zoólogo Kristofer Helgen viu alguns crânios e peles que não conseguia reconhecer numa exposição científica em Chicago. Com uma técnica que usa resquícios de crânio, ossos e peles, deduziu o tipo de ambiente no qual viveria. O trabalho de campo começou no Equador, onde os pesquisadores encontraram e capturaram exemplares. De volta aos Estados Unidos, a ideia de que estava diante de uma nova espécie foi confirmada graças a análises de DNA. O olinguito mede, em média, 76 centímetros, pesa pouco menos de 1 quilo, é solitário, tem apenas um filhote por vez, vive na copa das árvores e se movimenta durante a noite. Foi batizado como Bassaricyon neblina. Apesar de fazer parte da ordem dos carnívoros, alimenta-se de frutas e outros vegetais. O olinguito foi confundido com outra espécie parecida, o olingo, que é maior, com pelagem rara e focinho mais alongado. As duas espécies compartilham 90% dos genes.
(CAPUTO, 2013, p. 80)
Uma abordagem taxonômica das informações do texto permite afirmar que o olinguito:
- Literatura | 5.2 Modernismo(IMED) Leia o epigrama a seguir:
COMBINAÇÃO DE CORES
Verdamarelo
Dá azul?
Não.
Dá azar.
(Jacó Pum-pum)
“Combinação de Cores” é um exemplo do tom bem humorado, crítico e sarcástico presente na Revista de Antropofagia, publicada em São Paulo, em 1928 e 1929. Os pseudônimos de seus colaboradores, como Jacó Pum-Pum, Piripipi, Pão de ló, Seminarista Voador, também sinalizam a proposta ousada e irreverente de seus idealizadores. Em relação à revista e ao contexto de sua publicação, considere as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Integrada no movimento modernista, as fases da revista apresentadas como “dentições” são exemplos da irreverência do grupo, o qual intencionava lançar as bases de um movimento revolucionário literário, social, político e religioso.
( ) Juntamente com a revista Klaxon, tal periódico foi um dos principais veículos de divulgação das ideias dos primeiros modernistas de São Paulo.
( ) O número de estreia da revista foi inaugurado pelo Manifesto Antropófago, escrito por Oswald de Andrade.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: