(IFPE) O CAPOEIRA
- Qué apanhá sordado?
- O quê?
- Qué apanhá?
Pernas e cabeças na calçada.
ANDRADE, Oswald de. Disponível em: https://www.escritas.org/pt/t/7796/o-capoeira
No início do século XX, uma verdadeira revolução começou a ocorrer nas artes em geral. Na Literatura, não foi diferente: os escritores voltaram-se contra o academicismo e romperam com os padrões estéticos vigentes. O texto O Capoeira está inserido nessa fase, conhecida como Modernismo brasileiro.
A esse respeito, analise as alternativas a seguir e assinale aquela cuja informação fornecida está correta.
Questões relacionadas
- Química | B. Equilíbrio Iônico
Solos ácidos apresentam baixo valor de pH, e o plantio de culturas nesse meio acarreta baixa produção agrícola. Entretanto, esse problema pode ser contornado adicionando-se substâncias que, ao entrarem em contato com a água, liberam íons OH-, que neutralizam os íons H3O+ presentes no solo e elevam o seu pH. Para esse objetivo, um agricultor tem comercialmente à disposição as espécies químicas enumeradas:
I – KCl
II – MgO
III – NH4Br
IV – AlCl3
V – P2O5
Para a correção do pH desse solo, o agricultor deverá utilizar a espécie química indicada pelo número
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Texto base: Leia o texto a seguir. Você gosta de histórias de verdade? Então vai se emocionar ao ler Serafina e a criança que trabalha. Os autores, Jô Azevedo, Iolanda Huzak e Cristina Porto, contam neste livro a história de crianças trabalhadoras brasileiras através de um personagem imaginário chamado Serafina. São histórias verdadeiras de crianças pobres que muitas vezes enfrentam dificuldades e perigos no trabalho diário, a fim de ajudar seus pais no sustento da família. Você terá oportunidade de conhecer crianças que levantam muito cedo para ir a colheita de laranjas no interior do estado de São Paulo, crianças do canavial nordestino que trabalham o dia todo com um facão na mão, os meninos do sisal no interior da Bahia e, ainda, os filhos do carvão no Mato Grosso do Sul, entre outras histórias. Se você concorda que criança tem apenas que brincar e estudar, vai se comover ao saber que a realidade de muitas crianças é bem diferente daquela que estamos acostumados a pensar. Verá que muitas crianças como você deixam de aproveitar a infância e fazer coisas que só quando criança se faz para enfrentar o trabalho duro no seu dia a dia; verá ainda que muitas delas enfrentam perigos e sofrem acidentes, ficando por vezes mutiladas para o resto de suas vidas. O livro traz fotos reais das crianças trabalhando e você perceberá o quanto é difícil a vida dessas crianças. E ainda mais: você conhecerá o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), criado há dez anos, que objetiva garantir a proteção aos direitos da criança e do adolescente. Disponível em: <http://www.educacional.com.br/recomenda/novorecomenda/livros.asp?IDLivro=22096>. Acesso em: 04 nov. 2014 Leia o trecho a seguir e analise-o. “(...) vai se comover ao saber que a realidade de muitas crianças é bem diferente daquela que estamos acostumados a pensar. (...)”
Enunciado:
A oração destacada classifica-se como oração subordinada
a) apositiva.
b)
objetiva direta.
c) predicativa.
d) subjetiva.
- Biologia | 13.2 Primeira Lei de Mendel
(FMP) A doença renal policística autossômica recessiva, conhecida em inglês pela sigla ARPKD, é uma rara enfermidade hereditária. Para desenvolver a enfermidade, uma criança deve herdar as duas cópias defeituosas do gene que causa a ARPKD. Quem tem apenas uma cópia do gene com problema não desenvolve a doença, embora possa transmiti-la a seus filhos se seu parceiro também carregar uma mutação nesse mesmo gene.
Considere o heredograma abaixo que mostra uma família na qual o indivíduo V nasceu com ARPKD:
A probabilidade de o indivíduo III ser portador do gene para a ARPKD é
- Química | B. Equilíbrio Iônico
A tabela a seguir traz a informação das cores e das constantes de solubilidades de algumas substâncias.
Uma determinada solução contém 1,0 × 10-5 mol.L-1 de cada uma das espécies Mn2+, Fe2+, Zn2+ e Co2+ e não contém íons S2-. Dissolvem-se, na solução, pequenos cristais de Na2S, de tal maneira que a [S2-], que, inicialmente, é nula, passe a aumentar vagarosa e continuamente.
Considerando que o volume da solução permanece constante durante a adição, o primeiro precipitado formado,
- Geografia - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: As zonas térmicas da Terra estão apontadas no mapa a seguir. Disponível em: http://goo.gl/pz7D69. Acesso em: 30 mar. 2015. Adaptado.
Enunciado:
Animais que vivem nas regiões indicadas pelo número 3 têm como característica a