(UFRN) Observe a capa de um livro reproduzida abaixo:
O título desse livro ilustra um caso de intertextualidade estabelecida por meio de
Questões relacionadas
- Matemática | 1.7 Razão, Proporção e Regra de Três
(ENEM 2016 3º APLICAÇÃO)
O ato de medir consiste em comparar duas grandezas de mesma espécie. Para medir comprimentos existem diversos sistemas de medidas. A pé, a polegada e a jarda, por exemplo, são unidades de comprimento utilizadas no Reino Unido e nos Estados Unidos. Um pé corresponde a 1200/3937 metros ou doze polegadas, e três pés são uma jarda.
Uma haste com 3 jardas, 2 pés e 6 polegadas tem comprimento, em metro, mais próximo de
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Jânio Quadros foi o maior fenômeno eleitoral do Brasil. Vereador, deputado estadual, prefeito, governador, deputado federal — afora o Senado, ele galgou todos os cargos eletivos existente. Nada por nomeação. De professor secundário a presidente da República, sua ascensão política demandou apenas 13 anos. Subiu a rampa do Planalto aos 44 anos. Saiu pela garagem, por vontade própria, antes de completar 45.
(Disponível em: <http://blogs.estadao.com.br/arquivo/2011/08/25/>.
Acesso em: 21 abr. 2012.)
Considerando o fragmento e o que você estudou sobre o governo Jânio Quadros, aponte a alternativa correta.
- Matemática | 8.2 Permutação
(UFSM) Para cuidar da saúde, muitas pessoas buscam atendimento em cidades maiores onde há centros médicos especializados e hospitais mais equipados. Muitas vezes, o transporte até essas cidades é feito por vans disponibilizadas pelas prefeituras.
Em uma van com 10 assentos, viajarão 9 passageiros e o motorista. De quantos modos distintos os 9 passageiros podem ocupar suas poltronas na van?
- Língua Inglesa | 2.07 Conjunções
(MACKENZIE) LAUGHING ALL THE WAY
Understanding jokes is part of the process of native language acquisition, and jokes are part of the charm that belongs to any language. Learning to understand jokes in a new language is both a cause, and a consequence, of language proficiency (Cook 2000).
The most obvious benefit of understanding jokes is that it can help students feel more comfortable in their new language. A shared moment of humor lowers the affective filter, that invisible barrier that makes learners feel awkward and uncomfortable. A low affective filter is one of the cornerstones of successfully learning a new language (Krashen 1982). If a class can laugh together, they are likely to learn better together, too. Jokes based on wordplay have additional benefits because they build metalinguistic awareness, or conscious awareness of the forms of language, and this, ___( I )___, helps in learning more language (Ely and McCabe 1994; Zipke 2008; Lems 2011). In particular, metalinguistic awareness boots reading comprehension and encourages higher-order thinking.
___( II )___ native speakers need to access a great deal of linguistic information and background knowledge to “get” a joke (Aarons 2012). At the same time, jokes that are based on wordplay in another language can be really hard to understand because they need to be processed very quickly. In a social setting where everyone is standing around chatting, understanding a joke that comes up may seem like a high-stakes test. Not understanding a joke in this situation can make someone feel like an outsider and create a sense of isolation. ___( III )___, an important part of learning a new language is learning to enjoy its jokes.
Puns: A special form of joke
Puns are a special form of humor based on double meanings. Puns are sometimes nicknamed “the lowest form of humor” and often greeted with groans, but in fact, the language knowledge needed to understand a pun is very sophisticated (Pollack 2011).___( IV )__ they require processing the sound and meaning of words twice, puns demand considerable language agility. __( V )__ humor based on sight gags, funny facial expressions, or amusing visual arrangements, the humor of pun is based on language play.
ENGLISH TEACHING FORUM – VOLUME 51 NUMBER 1 2013
The words that properly fill in blanks I, II, III, IV and V, in the text, are:
- Geografia | 8. Regionalização
(ENEM 2009 1ªAPLICAÇÃO)
A partir do mapa apresentado, é possível inferir que nas últimas décadas do século XX, registraram-se processos que resultaram em transformações na distribuição das atividades econômicas e da população sobre o território brasileiro, com reflexos no PIB por habitante. Assim,