(UFG) O processo de emancipação das colônias espanholas na América, no início do século XIX, foi marcado por lutas prolongadas contra a Coroa. As independências na América do Sul espanhola foram uma decorrência da
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o texto a seguir.
“A Segunda Guerra Mundial consistiu, portanto, um acontecimento decisivo, o catalisador de uma radical transformação. A África que emergiu do conflito era bem diferente da miragem de tranquilidade que lá viram seus colonizadores. Deste ponto de vista, a década de 1935 -1945 corresponde não ao apogeu do colonialismo, mas ao começo da sua decadência.”
BOAHEN, Albert Adu (ed.). História geral da África, VII: África sob dominação colonial, 1880-1935 – 2.ed. rev. Brasília : UNESCO, 2010.
Apresente três fatores que, além da Segunda Guerra Mundial, contribuíram para a descolonização da África.
- Física
Considere um balão de formato esférico, feito de um material isolante e eletricamente carregado na sua superfície externa. Por resfriamento, o gás em seu interior tem sua pressão reduzida, o que diminui o raio do balão. Havendo aquecimento do balão, há aumento da pressão e do raio. Assim, sendo constante a carga total, é correto afirmar que a densidade superficial de carga no balão:
- Biologia | 8.6 Verminoses
(CPS) As verminoses são doenças causadas por vermes parasitas que se instalam no organismo do hospedeiro. Uma dessas verminoses que afeta milhões de pessoas em todo o mundo caracteriza-se pelo fato de os vermes, no estágio de larvas, penetrarem através da pele, geralmente quando caminhamos descalços em solos contaminados. Dentro do ser humano, os vermes ficam adultos e se fixam à mucosa do intestino delgado. Com suas placas dentárias cortantes, rasgam as paredes intestinais e sugam sangue, provocando hemorragias, anemia, fraqueza, tonturas, desânimo e dores musculares no hospedeiro.
A doença parasitária descrita é conhecida como
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
VII
Onde estou? Este sítio desconheço:
Quem fez tão diferente aquele prado?
Tudo outra natureza tem tomado,
E em contemplá-lo, tímido, esmoreço.
Uma fonte aqui houve; eu não me esqueço
De estar a ela um dia reclinado;
Ali em vale um monte está mudado:
Quanto pode dos anos o progresso!
Árvores aqui vi tão florescentes,
Que faziam perpétua a primavera:
Nem troncos vejo agora decadentes.
Eu me engano: a região esta não era;
Mas que venho a estranhar, se estão presentes
Meus males, com que tudo degenera!
COSTA, C. M. da. Obras. São Paulo, Nova Aguilar, 2002.
O tom predominante no soneto é de
- Química | 1.6 Reações Inorgânicas
(UFSM) Na produção de eletricidade, são, algumas vezes, usados geradores a óleo. Quando o óleo queima, produz SO2 que deve ser eliminado antes de ser emitido ao ar, pois é formador de chuva ácida. Um dos métodos para a sua eliminação usa o calcário, produzindo sulfito de cálcio que, posteriormente, é removido por precipitação eletrostática.
As reações envolvidas na eliminação do SO2 são:1. CaCO3 → CaO(s) + CO2(g)
2. CaO(s) + SO2(g) → CaSO3(s)
As reações 1 e 2 denominam-se, respectivamente, reações de