(UPE) O trabalho cria riquezas sociais que, nem sempre, são divididas e servem para efetivar sociedades equilibradas. O uso da escravidão mostra a existência da exploração, mesmo nos tempos modernos. A escravidão
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- Física | A. Escalar
(EPCAR (AFA)) Três partículas, A,B e C movimentam-se, com velocidades constantes, ao longo de uma mesma direção. No instante inicial, to=0 a distância entre A e B vale X, e entre B e C vale Y conforme indica a figura a seguir.
Em t=2s a partícula A cruza com a partícula B. Em t=3s a partícula A cruza com a partícula C. A partícula C alcançará a partícula B no instante dado pela relação
- Sociologia | 1. Introdução à Sociologia e Teóricos Clássicos
A crescente intelectualização e racionalização não indicam um conhecimento maior e geral das condições sob as quais vivemos. Significa a crença em que, se quiséssemos, poderíamos ter esse conhecimento a qualquer momento. Não há forças misteriosas incalculáveis; podemos dominar todas as coisas pelo cálculo.
Tal como apresentada no texto, a proposição de Max Weber a respeito do processo de desencantamento do mundo evidencia o(a)
- Geografia | 3.1 Movimentos da Terra
(UFSJ) Observe a imagem abaixo
A partir da análise da imagem, é CORRETO afirmar que
- Química | 2.2 Propriedades Coligativas
(UEFS) Nos países de clima frio, durante o inverno, o sal, NaCl(s), é lançado sobre a neve acumulada nas ruas, estradas e calçadas para que a água se funda e permita o tráfego de veículos e de pessoas com melhor segurança. O ponto de solidificação da água pode ser diminuído até −21,1°C com a adição de sal até a concentração máxima de 23,3%. Abaixo dessa temperatura, a solução salina se mantém sólida.
A partir da análise dessas informações, é correto afirmar:
- História | 6.08 Imperialismo
A Inglaterra deve governar o mundo porque é a melhor; o poder deve ser usado; seus concorrentes imperiais não são dignos; suas colônias devem crescer, prosperar e continuar ligadas a ela. Somos dominantes, porque temos o poder (industrial, tecnológico, militar, moral), e elas não; elas são inferiores; nós, superiores, e assim por diante.
SAID, E. Cultura e imperialismo. São Paulo: Cia das Letras, 1995 (adaptado).
O texto reproduz argumentos utilizados pelas potências europeias para dominação de regiões na África e na Ásia, a partir de 1870. Tais argumentos justificavam suas ações imperialistas, concebendo-as como parte de uma