(UNIFESP) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Pegamos os nossos 24.253 km de fronteiras e os esticamos em uma linha reta. Assim, fica possível entender o que acontece em cada canto desse Brasilzão: ______ invasões de terra, ______ de drogas e cenários de tirar o fôlego.
(http://super.abril.com.br. Adaptado.)
As lacunas do texto são preenchidas, correta e respectivamente, por:
Questões relacionadas
- Literatura | 8. Obras Literárias
(FUVEST 2013 1° FASE) Os momentos históricos em que se desenvolvem os enredos de Viagens na minha terra, Memórias de um sargento de milícias e Memórias póstumas de Brás Cubas (quanto a este último, em particular no que se refere à primeira juventude do narrador) são, todos, determinados de modo decisivo por um antecedente histórico comum – menos ou mais imediato, conforme o caso. Trata-se da
- Biologia | 15.3 Evidências Evolutivas
Acredita-se que os olhos evoluíram de órgãos sensores de luz para versões que formam imagens. O olho humano atua como uma câmera, coletando, focando e convertendo a luz em sinal elétrico, que é traduzido em imagens pelo cérebro. Mas em vez de um filme fotográfico, é uma retina que detecta e processa os sinais, utilizando células especializadas. Moluscos cefalópodes (como as lulas) possuem olhos semelhantes aos dos humanos, apesar da distância filogenética.
LAMB, T. D. A fascinante evolução do olho: cientistas já têm uma visão clara de como surgiram nossos olhos tãocomplexos. Scientific American Brasil, ed. 111, ago. 2011 (adaptado).
A comparação dos olhos mencionada representa que tipo de evolução?
- Biologia | 3.2 Carboidratos, Lipídios, Proteínas e Enzimas
Sabendo-se que as enzimas podem ter sua atividade regulada por diferentes condições de temperatura e pH, foi realizado um experimento para testar as condições ótimas para a atividade de uma determinada enzima. Os resultados estão apresentados no gráfico.
Em relação ao funcionamento da enzima, os resultados obtidos indicam que o (a):
- Biologia
(UFJF) Estudo que contou com a participação de um pesquisador brasileiro revela que a presença das minhocas no solo aumenta a produtividade agrícola. O resultado mostra que a presença das minhocas aumentou a produtividade de grãos e a biomassa aérea de plantas, afirma George Brown, pesquisador em ecologia do solo da Embrapa Florestas (PR). “O resultado era esperado", afirma Brown. “Há centenas de anos as minhocas são consideradas aliadas do agricultor, ajudando no crescimento das plantas. Contudo, o que não sabíamos ainda era a dimensão do efeito positivo, nem como ele funcionava”.
Fonte: texto modificado a partir de https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/
Leia as afirmativas a seguir:
I. As minhocas vivem em galerias escavadas no solo e a sua atividade de escavação melhora a textura e a estrutura do solo tornando-o mais poroso e aerado.
II. As minhocas se alimentam da matéria orgânica disponível no substrato, acelerando a sua decomposição e reincorporação ao solo.
III. As minhocas são predadores que se alimentam de invertebrados do solo prejudiciais para as plantas, ajudando, assim, no controle de pragas de plantações.
IV. Os excrementos das minhocas são ricos em nitrogênio, um dos nutrientes mais importantes para o crescimento das plantas.
V. As fezes das minhocas, quando incorporadas ao substrato, formam o húmus, um excelente adubo natural.
Assinale a alternativa com as afirmativas CORRETAS:
- História | 5.8 Independência dos EUA
(ESPCEX) Leia as afirmações abaixo.
I. Permitiu o acesso à cidadania a todos os norte-americanos.
II. Abalou o prestígio do rei na Inglaterra e provou que era possível fazer valer a soberania popular.
III. Trouxe prejuízos aos povos indígenas, pois suas terras, localizadas em sua maior parte a oeste do Mississipi, passaram a ser atacadas pelos proprietários de terra e comerciantes de peles de origem europeia.
IV. Propiciou a abolição da escravidão nos Estados Unidos.
São repercussões imediatas da independência norte-americana: