(ESPM) O diálogo a seguir circunscreve-se à realidade política do mapa abaixo, cujo país deixou de existir:
“Foram os sérvios que fizeram isso, pai?” pergunta o garoto de 7 anos. A tensão aumenta, e é prontamente repreendido. “Não fale essa palavra aqui, em voz alta,” aconselha Milomir, visivelmente perturbado.
(Carta Capital, 11 de agosto de 2010.)
A tensão retratada no texto refere-se à:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
1. Primeiro passo
1.1. Professor, antes de realizar as atividades propostas, releia a história "A Galinha Ruiva" para os alunos.
1.2. Agora, solicite aos alunos que encontrem no caça-palavras quatro palavras que fazem parte da vida de uma pessoa que seja um empreendedor ético.
P
L
A
N
E
J
A
M
E
N
T
O
A
Q
U
R
W
E
T
Y
U
I
O
P
A
S
D
F
G
H
E
J
K
D
E
T
E
R
M
I
N
A
Ç
Ã
O
T
L
Ç
O
Z
X
C
V
B
N
M
P
O
I
U
I
Q
S
B
A
I
E
A
E
R
T
O
I
T
Y
C
P
E
R
S
E
V
E
R
A
N
T
E
R
U
A
E
D
F
G
U
I
Y
T
R
V
Z
X
V
B
1.3. Professor, solicite aos alunos que completem as frases com as palavras encontradas no caça-palavras.
A Galinha Ruiva fez um ______________________________ quando encontrou a espiga de milho.
A Galinha Ruiva teve uma atitude ______________________________ quando pediu ajuda para seus amigos.
A Galinha Ruiva, mesmo com muito trabalho e sozinha, foi ______________________________ e com muita _________________________ para conseguir o que queria.
2. Segundo passo
2.1. Professor, converse com os alunos sobre o plano da Galinha Ruiva quando encontrou uma espiga: fazer um bolo.
2.2. Peça aos alunos que escrevam quais são seus planos pessoais para o ano que se inicia e o que farão para que eles se tornem realidade. Solicite aos alunos que os coloque na primeira página da agenda.
Planos pessoais
O que farei para torná-los realidade
3. Terceiro passo
3.1. Professor, peça aos alunos que marquem, no quadro, as palavras que caracterizam seu jeito de ser.
tenho força de vontade
Sei conversar
Respeito as pessoas
Brigo com meus colegas
Tenho atitude positiva
Tenho foco no que faço
Tenho iniciativa
Sou ética (o)
3.2. Professor, pergunte aos alunos: esse seu jeito de ser o torna diferente dos seus colegas? Por quê?
- Biologia | 8.3 Monera e Bacterioses
(UNESP) As chamadas Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) também são transmitidas por outras vias, além da relação sexual. O quadro apresenta algumas DSTs.
Suponha que Júlio adquiriu uma DST através de transfusão sanguínea, que Paulo adquiriu uma DST ainda no ventre materno e que Adriano teve uma DST que só se adquire por relação sexual
- Química | 2.1 Soluções e Coloides
Para determinar a pureza de uma amostra de ácido sulfúrico (H2SO4), uma analista dissolveu 14,0 g do ácido em água até obter 100 mL de solução. A analista separou 10,0 mL dessa solução e realizou a titulação, utilizando fenolftaleína como indicador. A neutralização dessa alíquota foi obtida após a adição de 40,0 mL de uma solução aquosa de hidróxido de sódio (NaOH) de concentração 0,5 mol . L-1.
O teor de pureza da amostra de ácido sulfúrico analisado é, aproximadamente,
- História | B. Roma
(MACKENZIE) Leia o texto a seguir.
Esta refundação efetua-se sob o signo do cristianismo. Trata-se menos de uma conversão de Constantino do que da vontade de reunificação do Império sob um dogma, cujo monoteísmo é bastante conveniente à concepção de poder absoluto que o imperador encarna. Constantinopla é, portanto, ao mesmo tempo a cidade epônima de Constantino, o berço da dinastia que ele fundou e a sede de sua nova religião.
Stéphane Yérasimos. La nouvelle Rome. Disponível em: www.histoire.presse.fr.Acesso em 15 ago. 2015
Assinale a alternativa que corresponde, corretamente, ao excerto e ao contexto.
- Matemática - Fundamental | 04. Equações e Sistemas de Equações do 1º Grau
Um veículo I , com uma velocidade média, percorre 4 000 km que separam a cidade A da cidade B em x horas. Outro veículo II, com a mesma velocidade média do primeiro, percorre os 2 200 km que separam a cidade C da cidade D em ( x – 12) horas.
Calcule o tempo que o veículo I gastou para percorrer a distância entre as cidades A e B.