(FGV) "O novo secretário-geral do PC soviético, Mikhail Gorbachev, de 54 anos, assumiu o poder (...). Gorbachev é o mais jovem líder soviético desde Josef Stalin (...).
"(Jayme Brener, "Jornal do século XX")
Sobre esse governo, é correto afirmar que foi caracterizado
Questões relacionadas
- Biologia | 4.1 Envoltórios Celulares
(CESGRANRIO)
O esquema anterior representa o processo de:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Observe a imagem que retrata uma importante atividade econômica do Brasil colonial.
Nessa atividade econômica, foi predominante a relação de trabalho
- História - Fundamental | 06. Era Napoleônica
A sociedade francesa, na segunda metade do século XVIII, era composta do Primeiro Estado e do Segundo Estado, camadas sociais privilegiadas, que não correspondiam a mais do que 5% de toda a população. O restante, cerca de 95% da população, pertencia ao Terceiro Estado, uma maioria submetida a uma pesada carga tributária e a inúmeras obrigações, muitas delas com origem na Idade Média.
Sobre a sociedade francesa às vésperas da Revolução Francesa, é correto afirmar que:
- Língua Espanhola | 1.4 Estratégias de Leitura
Sefarditas o la melancolía de ser judío español
El nombre de Sefarad, como es denominada España en lengua hebrea, despierta en gentes de Estambul o de Nueva York, de Sofía o de Caracas, el vago recuerdo de una casa abandonada precipitadamente bajo la noche. Por eso muchas de estas gentes, descendientes de los judíos españoles expulsados en 1492, conservan las viejas llaves de los hogares de sus antepasados en España. Se ha escrito que jamás una nación ha tenido unos hijos tan fieles como ellos, que después de quinientos años de exilio siguen llamándose “sefarditas” (españoles) y mantienen celosamente el idioma “sefardita” y las costumbres de sus orígenes. En la cocina y en los lances de amor, en las fiestas y en las ceremonias religiosas, los sefarditas viven todavía la melancolía de ser españoles.
CORRAL, P.; ALCALDE, J. Sefardíes o la melancolía de ser judío español. Disponível em: http://sefaradilaculturasefardi.blogspot.com. Acesso em: 17 fev. 2012 (adaptado).
Os sefarditas são descendentes dos judeus expulsos da Espanha em 1492. O autor do texto, ao vincular a melancolia à identidade dos sefarditas, destaca a
- Língua Portuguesa | 1.2 Estratégias Empregadas na Construção do Texto
(ENEM 2019 2º APLICAÇÃO) Qual a diferença entre publicidade e propaganda?
Esses dois termos não são sinônimos, embora sejam usados indistintamente no Brasil. Propaganda é a atividade associada à divulgação de ideias (políticas, religiosas, partidárias etc.) para influenciar um comportamento. Alguns exemplos podem ilustrar, como o famoso Tio Sam, criado para incentivar jovens a se alistar no exército dos EUA; ou imagens criadas para “demonizar” os judeus, espalhadas na Alemanha pelo regime nazista; ou um pôster promovendo o poderio militar da China comunista. No Brasil, um exemplo regular de propaganda são as campanhas políticas em período pré-eleitoral.
Já a publicidade, em sua essência, quer dizer tornar algo público. Com a Revolução Industrial, a publicidade ganhou um sentido mais comercial e passou a ser uma ferramenta de comunicação para convencer o público a consumir um produto, serviço ou marca. Anúncios para venda de carros, bebidas ou roupas são exemplos de publicidade.
VASCONCELOS, Y. Disponível em: https://mundoestranho.abril.com.br.Acesso em: 22 ago. 2017 (adaptado).
A função sócio comunicativa desse texto é