(UNICAMP)
Observe a obra do pintor Delacroix, intitulada A Liberdade guiando o povo (1830), e assinale a alternativa correta.
Questões relacionadas
- Física
Um sistema de pistão contendo um gás é mostrado na figura. Sobre a extremidade superior do êmbolo, que pode movimentar-se livremente sem atrito, encontra-se um objeto. Através de uma chapa de aquecimento é possível fornecer calor ao gás e, com auxílio de um manômetro, medir sua pressão. A partir de diferentes valores de calor fornecido, considerando o sistema como hermético, o objeto elevou-se em valores Dh como mostrado no gráfico. Foram estudadas, separadamente, quantidades equimolares de dois diferentes gases, denominados M e V.
A diferença no comportamento dos gases no experimento decorre do fato de o gás M, em relação ao V, apresentar:
- Biologia | 9.3 Organologia Vegetal
(UDESC) Fornecer suporte às folhas e transporte das seivas bruta e elaborada são as principais funções dos caules. Analise as proposições em relação à informação.
I. O caule do tipo volúvel é um caule aéreo, ereto e lenhoso, a exemplo, uva, chuchu e feijão.
II. O caule do tipo colmo é um tipo de caule lenhoso e rastejante no qual são nitidamente observadas as regiões de nó e interno, a exemplo, palmito e coqueiro.
III. O caule do tipo rizoma é um caule subterrâneo com desenvolvimento perpendicular à superfície, a exemplo, batata inglesa, cenoura e aipim.
IV. O caule do tipo bulbo é um caule subterrâneo, de tamanho reduzido e envolvido por folhas modificadas, a exemplo, cebola e alho.
V. O caule do tipo estipe é um caule com muitos galhos e lenhoso, a exemplo, laranjeira e coqueiro.
Assinale a alternativa correta.
- Biologia | 4.1 Envoltórios Celulares
(UFPE) A respeito das células procarióticas, qual das afirmativas está errada?
- Língua Portuguesa | 1. Interpretação de Textos
(UFSM) Em textos instrucionais, é frequente o emprego de comandos ao leitor e de declarações que os justificam. Observe esse princípio nos excertos de um texto sobre as utilidades do sal de cozinha no ambiente doméstico (coluna da direita) e associe-os aos significados correspondentes (coluna da esquerda).
(1) Comando
(2) Declaração
( ) O sal afasta alguns insetos que podem sofrer desidratação ao entrarem em contato com ele.
( ) Prepare uma solução de sal com água e borrife nos cantos da casa.
( ) No cano da pia da cozinha, jogue um pouco de água bem salgada .
( ) Com esse procedimento, são evitados entupimentos causados pelo acúmulo de gordura.
( ) No interior dos sapatos, coloque um pouco de sal.
( ) Eliminam-se a umidade e o mau cheiro.
A sequência correta é
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
O tempo de Lucas
Lucas olha para o teto do quarto e fica pensando... já começaram a chegar cartões aqui em casa, desejando Feliz Natal. Chegaram também duas agendas e um calendário onde aparecem todas as luas do próximo ano. Aconteceu tanta coisa neste ano passado! Cresci tanto que perdi todas as minhas roupas e sapatos. Eu queria muito saber algumas coisas sobre o tempo! Como será que a gente percebe que o tempo passa? Será que o tempo mora dentro dos relógios?
Foi então que Lucas resolveu conversar com o seu avô sobre o mistério do tempo.
E seu avô, muito sábio falou:
– Você tem de procurar o tempo, Lucas, nas coisas vivas, na sementinha que vira plantinha, no cachorrinho que vira cachorrão, no menino que vira rapazinho. É só deixar o tempo passar que você vai entender o mistério do tempo.
E os dois se abraçaram, falando que era muito bom ter tempo para conversar sobre o tempo...
(Texto retirado de Histórias de
Sônia Robatto)
A) Quais eram as curiosidades de Lucas em relação ao tempo?
(B) Qual foi a explicação do avô do Lucas para que ele entendesse como se percebe a passagem do tempo?
(C) Lucas relata no texto uma observação que comprova que o seu próprio corpo é um exemplo vivo de que o tempo passa. Que observação foi esta?