Leia o texto a seguir.
[...] Em alguns santuários aconteciam periodicamente grandes competições, que reuniam participantes de todas as cidades. Em Olímpia aconteciam, a cada quatro anos, os Jogos Olímpicos – em homenagem a Zeus -, que foram os mais importantes de toda a Grécia. [...] Durante o período das competições havia trégua entre as cidades que estivessem em guerra e garantia-se a passagem e a segurança de todos que se dirigiam a Olímpia.
Os Jogos Olímpicos realizavam-se em um período de seis dias. O primeiro dia era dedicado às cerimônias religiosas e ao juramento olímpico, os cinco restantes, aos jogos propriamente ditos. A competição mais importante era o pentatlo, que incluía corrida, salto, luta, arremesso de lança e de disco.
No sexto e último dia os vencedores recebiam seus prêmios. Ganhavam apenas coroas de folhas de louro ou tripés de bronze. Quando retornavam a suas cidades, entretanto, eram alvo de verdadeira glorificação. Nos Jogos Olímpicos, os atletas competiam individualmente; não havia participação de equipes. As mulheres não podiam participar nem mesmo assistir aos jogos. Além das competições esportivas, durante os jogos eram realizados concursos de declamação, de oratória, apresentação de peças teatrais e concursos musicais, [...].
FERREIRA, Olavo Leonel. Visita à Grécia antiga. São Paulo: Moderna, 2003. p. 73.(Fragmento)
a) De acordo com o texto, quais eram os principais impactos que os Jogos Olímpicos traziam para a vida dos gregos na antiguidade?
b) Cite três elementos presentes no texto que demonstram diferenças dos Jogos Olímpicos da Grécia Antiga, para as Olimpíadas que acontecem hoje em dia.
c) Em sua opinião, o impacto que os Jogos Olímpicos tiveram sobre a vida dos gregos é parecido com o impacto que eles têm sobre a nossa sociedade atual? Justifique.