(UNESP) A crise que envolveu a nacionalização do canal de Suez pelo Egito conjugou questões políticas, econômicas e militares numa escala internacional. O coronel Gamal Abdel Nasser, governante egípcio, anunciou a nacionalização em julho de 1956, provocando ataques militares contra o Egito por Israel, Grã-Bretanha e França. Que condições históricas internacionais dos anos 50 permitiram a nacionalização do canal de Suez e o fracasso dos movimentos armados contra o Egito?
Questões relacionadas
- Matemática
Se f(x) = x - 2 e g(x) = x + 1 são funções reais, então o conjunto solução da inequação é:
- Matemática | 04. Sequência e Progressão
(UFRGS) Considere a sequência de números binários 101, 1010101, 10101010101, 101010101010101.... A soma de todos os algarismos dos 20 primeiros termos dessa sequência é:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.06 Artigo de Opinião
Texto base: A questão refere-se ao artigo “Herança do apartheid vai ajudar na Copa”, publicado na seção Pé na África – o continente de ponta a ponta – da Folha Online, dia 13 de outubro de 2009. Leia-o e observe-o com atenção.
"Herança do apartheid vai ajudar na Copa"
Em menos de um ano, a África do Sul sediará o evento em que espera ser reconhecida definitivamente como uma nação madura, democrática e estável, longe do estigma de ter sido o palco do apartheid. Mas o legado do regime racista, que perdurou de 1948 a 1994, não apenas perdura 15 anos depois de seu fim, como deve acabar ajudando no sucesso da Copa do Mundo. Quem aponta a ironia é Moeletsi Mbeki, 64, um dos principais analistas políticos sul-africanos, em entrevista ao Pé na África. Sua tese: a separação física imposta pelo apartheid, que confinou negros pobres em favelas distantes dos centros urbanos, ajudará a conter ondas de violência e mantê-las afastadas dos olhos de turistas. “Mesmo se houver batalhas entre a polícia e trabalhadores, isso não vai afetar o evento. A infraestrutura da Copa do Mundo fica na cidade, longe”, diz Mbeki, ligado ao South African Institute of International Affairs, uma ONG. Um dos países mais violentos do mundo, com índices de homicídio 50% maiores do que os brasileiros, a África do Sul teve duas grandes ondas recentes de violência recentes: uma em julho, contra a demora do governo em cumprir promessas de campanha, e outra há um ano e meio, contra imigrantes, que deixou 62 mortos. Culpa, segundo ele, de promessas irresponsáveis do governo, da corrupção do regime e da crescente desigualdade de renda entre os negros. Crítico ácido do governo, Mbeki é considerado a ovelha negra de uma família de alto pedigree no Congresso Nacional Africano, o partido governista há 15 anos. O pai Govan (1910-2001), colega de Nelson Mandela na prisão, é um dos totens do movimento anti-apartheid. O irmão mais velho Thabo foi presidente sul-africano entre 1999 e 2008, e um alvo constante das críticas do caçula. Fonte: http://penaafrica.folha.blog.uol.com.br/ – 5/11/2009 – adaptado.
Enunciado:
De acordo com o contexto do artigo, observando a tese, ou o argumento de Moeletsi Mbeki, quais características, em seu ponto de vista, poderiam nos mostrar o preconceito do apartheid, em relação aos negros, mantendo as violências afastadas dos olhos dos turistas na Copa de 2010 na África do Sul?
- Biologia | 02. Origem da Vida
(UESPI) O planeta abriga uma imensa diversidade biológica, cuja origem possivelmente ocorreu em lagos e oceanos na Terra primitiva. Considerando que a formação de coacervados, ilustrada abaixo, poderia fornecer uma explicação para o surgimento da vida, há bilhões de anos atrás, analise as afirmativas abaixo.
1. Caso houvesse disponibilidade de metano, amônia, hidrogênio e água na atmosfera da Terra primitiva, tais compostos seriam prováveis fontes de aminoácidos necessários à formação de coacervados.
2. Os coacervados eram células eucariontes primitivas envoltas por uma película de água e com funções básicas intracelulares, como absorção e excreção.
3. Nos coacervados, as reações químicas eram promovidas com energia de ativação fornecida pela radiação solar e pelas descargas elétricas.
Está(ão) correta(s) apenas:
- Física | 5.4 Ondas Sonoras
Uma ambulância A em movimento retilíneo e uniforme aproxima-se de um observador O, em repouso. A sirene emite um som de frequência constante
O observador possui um detector que consegue registrar, no esboço de um gráfico, a frequência da onda sonora detectada em função do tempo f0(t),
Qual esboço gráfico representa a frequência f0(t) detectada pelo observador?