(UERJ) Em 2005, o grafiteiro e ativista político inglês Bansky realizou uma série de trabalhos na região da Faixa de Gaza, especialmente no muro que a separa do território israelense, conforme ilustrações seguintes.
Sobre o conflito árabe israelense, é correto concluir que nos grafites acima, Bansky
Questões relacionadas
- Biologia | 14. Biotecnologia
(ACAFE) O conhecimento básico a respeito das células nos ajuda a compreender a origem das doenças, a buscar alternativas de novos medicamentos e de novas tecnologias que colaboram com uma melhor qualidade de vida. Considerando as informações contidas no texto e os conhecimentos relacionados ao tema é correto afirmar, exceto: - História | 3.3 Populista
Estão aí, como se sabe, dois candidatos à presidência, os senhores Eduardo Gomes e Eurico Dutra, e um terceiro, o senhor Getúlio Vargas, que deve ser candidato de algum grupo político oculto, mas é também o candidato popular. Porque há dois “queremos”: o “queremos” dos que querem ver se continuam nas posições e o “queremos” popular... Afinal, o que é que o senhor Getúlio Vargas é? É fascista? É comunista? É ateu? É cristão? Quer sair? Quer ficar? O povo, entretanto, parece que gosta dele por isso mesmo, porque ele é “à moda da casa”.
A Democracia. 16 set. 1945. apud GOMES. A.C.; D’ARAÚJO, M. C. Getulismo e trabalhismo. São Paulo: Ática. 1989.
O movimento político mencionado no texto caracterizou-se por
- Língua Portuguesa
(ENEM 2018 1ª APLICAÇÃO)
TEXTO I
TEXTO II
Stephen Lund, artista canadense, morador em Victoria, capital da Colúmbia Britânica (Canadá), transformou-se em fenômeno mundial produzindo obras de arte virtuais pedalando sua bike. Seguindo rotas traçadas com o auxílio de um dispositivo de GPS, ele calcula ter percorrido mais de 10 mil quilômetros.
Disponível em: www.booooooom.com. Acesso em: 9 dez. 2017 (adaptado).
Os textos destacam a inovação artística proposta por Stephen Lund a partir do(a)
- Língua Espanhola | 1.4 Estratégias de Leitura
Pero un día, le fue presentado a Cortés un tributo bien distinto: un obsequio de veinte esclavas llegó hasta el campamento español y entre ellas, Cortés escogió a una.
Descrita por el cronista de la expedición, Bernal Díaz del Castillo, como mujer de “buen parecer y entremetida y desenvuelta”, el nombre indígena de esta mujer era Malintzin, indicativo de que había nacido bajo signos de contienda y desventura. Sus padres la vendieron como esclava; los españoles la llamaron doña Marina, pero su pueblo la llamó la Malinche, la mujer del conquistador, la traidora a los indios. Pero con cualquiera de estos nombres, la mujer conoció un extraordinario destino. Se convirtió en “mi lengua”, pues Cortés la hizo su intérprete y amante, la lengua que habría de guiarle a lo largo y alto del Imperio azteca, demostrando que algo estaba podrido en el reino de Moctezuma, que en efecto existía gran descontento y que el Imperio tenía pies de barro.
FUENTES, C. El espejo enterrado. Ciudad de México: FCE, 1992 (fragmento).
Malinche, ou Malintzin, foi uma figura chave na história da conquista espanhola na América, ao atuar como
- Física
Analise a figura e suponha que os pontos A e B estejam fixos sobre a superfície da Terra em extremidades opostas:
A Terra e a Lua exercem uma forca mutua de _____________ devido a ação gravitacional. Em decorrência desse fenômeno, ocorre maré______ nas proximidades de A e B a cada ______ horas, aproximadamente.Os termos que completam, corretamente, as lacunas são