Uma amostra de 4,4 g de um gás ocupa um volume de 3,1 L a 10ºC e 566 mmHg. Assinale a alternativa que apresenta a razão entre as massas específicas deste gás e a do hidrogênio gasoso nas mesmas condições de pressão e temperatura.
Questões relacionadas
- Física | 3.4 Transmissão de Calor
O objetivo de recipientes isolantes térmicos é minimizar as trocas de calor com o ambiente externo. Essa troca de calor é proporcional à condutividade térmica k e à área interna das faces do recipiente, bem como à diferença de temperatura entre o ambiente externo e o interior do recipiente, além de ser inversamente proporcional à espessura das faces.
A fim de avaliar a qualidade de dois recipientes A (40 cm x 40 cm x 40 cm) e B (60 cm x 40 cm x 40 cm) de faces de mesma espessura, uma estudante compara suas condutividades térmicas kA e kB. Para isso suspende, dentro de cada recipiente, blocos idênticos de gelo a 0 oC, de modo que suas superfícies estejam em contato apenas com o ar. Após um intervalo de tempo, ela abre os recipientes enquanto ambos ainda contêm um pouco de gelo e verifica que a massa de gelo que se fundiu no recipiente B foi o dobro da que se fundiu no recipiente A.
A razão é mais próxima de
- Língua Espanhola | 1.4 Estratégias de Leitura(ENEM 2014 3º APLICAÇÃO) ¿Están locos los españoles?¿Están locos los españoles? Esa fue la pregunta que me hizo un alemán en el afio 19"Ni siquiera este próspero país podría permitirse organizar unos Juegos Olímpicos y una Expo al mismo tiempo", me dijo. Desde entonces hemos creado una red de trenes de alta velocidad envidia de los alemanes, tenemos más kilómetros per capita de autopistas que ellos, el metro de Madrid es considerado el segundo mejor del mundo, se han invertido cantidades fabulosas en enriquecer a los constructores, a los partidos políticos y a no pocos bolsillos de políticos. Mientras, los sobrios alemanes seguían inyectando dinero en investigación y desarrollo, con lo cual se mantienen como el primer país exportador de la UE. Sehores políticos, yo no gasto lo que no tengo. Es su responsabilidad el habernos metido en esta situación y espero que Ias urnas les castiguen a todas Ias formaciones políticas en la medida de su responsabilidad.
ESCÓS, F. A. Disponível em: www.elpaís.com. Acesso em: 6 dez. 2011
A afirmativa que esclarece a opinião do autor da carta a respeito das escolhas de investimento feitas pelos administradores espanhóis é:
- Química | 2.6 Eletroquímica
A obtenção industrial de alumínio é feita a partir da bauxita, que deve ser purificada para se obter óxido de alumínio. Em seguida, o óxido é submetido à eletrólise ígnea, produzindo Al(s). Uma indústria utilizou uma corrente de 10 A durante 9650 segundos na produção de alumínio metálico.
Dado: massa molar do Al = 27 g/mol e 1F = 96500C
Sendo conhecida a massa molar do alumínio (27 g/mol) e a constante de Faraday (96500 C/mol), a massa de alumínio produzida pela indústria durante o tempo de funcionamento da eletrolise foi
- Biologia | 11.5 Sistema Nervoso
(UEL) A adrenalina é muito associada aos esportes radicais devido à excitação à qual a pessoa que os pratica está submetida. Este hormônio prepara o corpo para enfrentar situações de perigo ou de emergência. Em qual(is) glândula(s) endócrina(s) humana(s) é produzida a adrenalina?
- História - Fundamental | 13. A Expansão do Islã e os Reinos Africanos
Depois que alcançaram o litoral atlântico da África, ainda na primeira metade do século XV, rapidamente os portugueses conseguiram ter acesso ao comércio de seres humanos que já era praticado pelos africanos.
O trato (ou seja, a negociação) entre portugueses e africanos era feito através do escambo (troca). Os produtos oferecidos pelos portugueses interessavam aos africanos: tecidos, vinhos, cavalos, ferro (que era derretido e transformado em armas na África). Com essas mercadorias em mãos, os aliados dos portugueses conseguiam status social e, também, tinham maiores condições de enfrentar povos inimigos e, assim, podiam obter mais escravos para serem negociados com os portugueses.
Disponível em: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia/trafico-de-escravos-mercadoria-humana-atravessa-o-atlantico.htm. Acesso em: 23 jun. 2016.
- a) Tendo como referência o texto, explique como ocorria o escambo entre portugueses e africanos a partir do século XV.
- b) Tendo como referência o texto, explique como os portugueses contribuíam para aumentar ainda mais a rivalidade entre os povos africanos.