(FGVRJ) Napoleão Bonaparte assumiu o poder na França, em 1799. A partir do chamado Golpe do 18 Brumário, tornou-se primeiro cônsul, depois primeiro cônsul vitalício e, posteriormente, imperador. Durante o seu governo,
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
O RETIRANTE ENCONTRA DOIS HOMENS CARREGANDO UM DEFUNTO NUMA REDE, AOS GRITOS DE: “Ó IRMÃOS DAS ALMAS! IRMÃOS DAS ALMAS! NÃO FUI EU QUE MATEI NÃO”
— A quem estais carregando,
Irmãos das almas,
Embrulhado nessa rede?
Dizei que eu saiba.
— A um defunto de nada,
Irmão das almas,
Que há muitas horas viaja
À sua morada.
— E sabeis quem era ele,
Irmãos das almas,
Sabeis como ele se chama
Ou se chamava?
— Severino Lavrador,
Irmão das almas,
Severino Lavrador,
Mas já não lavra.
MELO NETO, J. C. Morte e vida Severina e outros poemas para vozes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1994 (fragmento).O personagem teatral pode ser construído tanto por meio de uma tradição oral quanto escrita. A interlocução entre oralidade regional e tradição religiosa, que serve de inspiração para autores brasileiros, parte do teatro português. Dessa forma, a partir do texto lido, identificam-se personagens que:
- Matemática
A figura abaixo mostra um paralelogramo ABCD. Se d representa o comprimento da diagonal BD e e são ângulos conhecidos (ver figura), podemos afirmar que o comprimento x do lado AB satisfaz a equação
- Matemática | 1.7 Razão, Proporção e Regra de Três
Um grande tanque de capacidade 500 litros contém, inicialmente, 100 litros de uma solução aquosa de cloreto de sódio, cuja concentração é de 5 gramas por litro. Esse tanque é abastecido com uma solução aquosa de cloreto de sódio, com concentração de 1 grama por litro, a uma vazão de 10 litros por minutos, e um mecanismo de agitação mantém homogênea a solução no tanque.
A concentração no tanque é a razão entre a quantidade do cloreto de sódio (em gramas g) e o volume de solução (em litros, Logo, a concentração no tanque, em no instante em que ele começa a transbordar, é:
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
(Ueg) Os seres humanos são formados socialmente. A sociologia aborda esse processo de constituição social dos seres humanos com o termo “socialização”. Desde Marx e Durkheim, passando pela escola funcionalista até chegar aos sociólogos contemporâneos, esse é um tema fundamental da sociologia, mesmo sem usar esse termo. Alguns sociólogos atribuem um caráter repressivo e coercitivo ao processo de socialização em determinadas épocas e sociedades. A socialização, na sociedade moderna, seria diferente da que ocorre em outras sociedades. A letra da música a seguir apresenta elementos desse processo de socialização moderna.
PRESSÃO SOCIAL
Plebe Rude
Há uma espada sobre a minha cabeça
É uma pressão social que não quer que
eu me esqueça
Que tenho que estudar
que eu tenho que trabalhar
que tenho que ser alguém
não posso ser ninguém
Há uma espada sobre a minha cabeça
É uma pressão social que não quer que
eu me esqueça
Que a minha vitória é a derrota de alguém
e o meu lucro é a perda de alguém
que eu tenho que competir
que eu tenho que destruir
Há uma espada sobre a minha cabeça
É uma pressão social que não quer que
eu me esqueça
Que eu tenho que conformar
conformar é rebelar
que eu tenho que rebelar
rebelar é conformar
E quem conforma o sistema engole
e quem rebela o sistema come
Disponível em: <http://www.vagalume.com.br/plebe-rude/pressao-social-original.html>.
Acesso em: 16/03/2016
A letra da música apresenta o processo de:
- História | 5.1 Expansão Marítima
A maior incógnita para quem se aventurava pelos mares durante a chamada Época dos Descobrimentos era saber se, durante ou depois de uma tempestade, continuaria vivo. Ser pego por tormentas era quase inevitável; chegar à terra, seco ou molhado, muito incerto. Mais ainda, no local exato. Por vezes, não era o previsto. Restava depois saber se a chegada à praia seria aos trancos e barrancos ou levado pelas ondas. E ainda, se se sobreviveria terra adentro. Por tudo isso, era necessário destreza, mas também muita sorte.
VIEIRA, P. A. Assim se pariu o Brasil. Rio de Janeiro: Sextante, 2016 (adaptado). VOT2022
Quando se estuda a Expansão Marítima o objetivo é mostrar a chegada dos europeus na Índia, grande produtora de especiarias. No entanto, o relato acima mostra que as viagens