TEXTO I
Sólon é o primeiro nome grego que nos vem à mente quando terra e dívida são mencionadas juntas. Logo depois de 600 a.C., ele foi designado “legislador” em Atenas, com poderes sem precedentes, porque a exigência de redistribuição de terras e o cancelamento das dívidas não podiam continuar bloqueados pela oligarquia dos proprietários de terra por meio da força ou de pequenas concessões.
FINLEY, M. Economia e sociedade na Grécia antiga. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013 (adaptado).
TEXTO II
A “Lei das Doze Tábuas” se tornou um dos textos fundamentais do direito romano, uma das principais heranças romanas que chegaram até nos. A publicação dessas leis, por volta de 450 a.C., foi importante pois o conhecimento das “regras do jogo” da vida em sociedade é um instrumento favorável ao homem comum e potencialmente limitador da hegemonia e arbítrio dos poderosos.
FUNARI, P. P. Grécia e Roma. São Paulo: Contexto, 2011 (adaptado).
O ponto de convergência entre as realidades sociopolíticas indicadas nos textos consiste na ideia de que a
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia as manchetes do dia 3 de agosto de 1961 do Jornal do Brasil.
Sua excelência, o Major Gagarin
O Presidente Jânio Quadros recebeu ontem o cosmonauta [soviético] Yuri Gagarin, que foi por ele condecorado com a Ordem do Mérito Aeronáutico e saudado com o tratamento de “Vossa Excelência”, expressão que o presidente repetiu quatro vezes em um discurso de menos de 30 palavras.
Brasil vai lançar breve foguetes cedidos por EUA
O Brasil fará suas primeiras experiências em voos espaciais em breve, utilizando foguetes Nasa cedidos pelos Estados Unidos, segundo plano apresentado ontem ao Presidente da República, momentos antes da chegada ao Palácio do cosmonauta Yuri Gagarin, pelo Sr. Luís Gonzaga Beviláqua, presidente da Comissão Nacional de Investigações Espaciais.
Disponível em: http://memoria.bn.br/pdf/030015/per030015_1961_00180.pdf. Acesso em: 9 abr. 2019. (Adaptado.)
As manchetes destacadas revelam que a política externa de Jânio Quadros
- Arte - Fundamental | 01. Arte e Expressão
As mulheres de Vermeer - As representações de mulheres elaboradas por Vermeer estão repletas de simbologia e de significados ligados ao contexto social e cultural do pintor. Assim sendo, as figuras femininas retratadas representam a si mesmas, seu papel social, enfim, o das mulheres holandesas em pleno século XVII. Eis um traço marcante das telas do artista, a representação das mulheres como figuras solitárias ou com pouca companhia, detalhe que cria para as protagonistas das cenas, um ar de mistério e profundidade psicológica. Vermeer privilegiou as cenas de interiores, na tranquilidade da vida doméstica, expondo a essência da vida por meio da subjetividade feminina. Uma característica essencial em suas pinturas é a forte individualização das figuras que surgem sozinhas, reclusas em seus devaneios e com expressões faciais sutis. A maioria das produções pictóricas de Vermeer privilegia a figura feminina, liberta de afetos, não necessariamente no sentido da ausência de sentimentos ou mesmo de falta de sensibilidade, mas no sentido de ocultar/revelar suas emoções ao observador.
Disponível em: <http://www2.ufrb.edu.br/cinecachoeira/artigos-ano-iv-n-7-2014/20-as-mulheres-de-johannes-vermeer-e-o-filme-moca-com-brinco-de-perola>. Acesso em 25 dez. 2015.
Materiais necessários
- Máquinas fotográficas ou celulares com câmeras.
- Imagens de obras de Johannes Vermeer onde o artista retrata mulheres.
- Figurinos para as fotos.
- Cenários para as fotos.
- Iluminação artificial. Podem ser luzes de velas, abajures ou outro suporte com luz.
Procedimentos
1 º.Inicie a aula mostrando imagens de obras de Vermeer que retratam mulheres. Peça uma observação detalhada das obras e faça comentários baseados nas informações do trecho acima e do texto na íntegra, que você pode encontrar no site citado.
2 º.Proponha a atividade: tirar fotos de mulheres atuais, em suas atividades cotidianas, iluminadas pela luz direta e natural ou em ambientes preparados com luz artificial. Sugira que as próprias colegas de classe sejam bem preparadas com um figurino improvisado e sejam elas, as mulheres a serem fotografadas.
3 º.Peça que façam grupos de trabalho e que providenciem os materiais necessários para a sessão de fotos na aula seguinte. Cada grupo deve preparar e apresentar pelo menos uma foto.
4 º.No dia marcado para o trabalho, todos devem estar preparados para as fotos. Vocês podem improvisar cenários utilizando o próprio mobiliário da escola, tecidos ou outros materiais. Façam fotos utilizando a luz natural entrando pela janela de um espaço ou provoquem a luminosidade em um ambiente escuro utilizando as fontes de luz artificiais.
5 º.Auxilie e organize o trabalho com seus alunos.
6 º.Se possível faça uma revelação das fotos e exponha ou passe as imagens para os alunos em uma apresentação de Power Point.
7 º.Não se esqueça de salientar nas fotos que vocês tiraram os efeitos que o claro e escuro proporcionam nas imagens e as texturas observadas.
Sugestão de obras de Vermeer:
Imagem 1 Imagem 2 Imagem 3
Imagem 4 Imagem 5 Imagem 6
1. A leiteira.
2. Moça com brinco de pérola. (A mulher de turbante)
3. A rendilheira.
4. A tocadora de alaúde.
5. Mulher com um vaso de prata.
6. Senhora de pé ao virginal
Imagens de obras de Johannes Vermeer. Disponíveis em: <http://novoespacomaria.blogspot.com.br/p/blog-page.htm>l. Acesso em 26 dez. 2015.
- Matemática | 1.7 Razão, Proporção e Regra de Três
O hábito de comer um prato de folhas todo dia faz proezas para o corpo. Uma das formas de varir o sabor das saladas é experimentar diferentes molhos. Um molho de iogurte com mostarda contém 2 cilheres de sopa de iogurte desnatado, 1 colher de sopa de mostarda, 4 colheres de sopa de água, 2 colheres de sopa de azeite.
DESGUALDO. P. Os Segredos da Supersalada. Revista Saúde. Jan. 2010.
Considerando que uma colher de sopa equivale a aproximadamente 15 mL, qual é o número máximo de doses desse molho que se faz utilizando 1,5 L de azeite e mantendo a proporcionalidade das quantidades dos demais ingredientes?
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
MATERIAL
- Celular ou gravador de áudio
- Caixas de som
PROCEDIMENTOS
- O professor vai falar sobre a rádio dos velhos tempos e as mudanças que
aconteceram neste meio de comunicação até os dias de hoje.
Disponível:
www.itatiaia.com.br/blog/emanuel-carneiro/velhos-tempos-belos-dias
https://www.portalsaofrancisco.com.br/historia-geral/historia-do-radio
- O rádio já foi o meio de comunicação mais importante da nossa sociedade, hoje é
pouco explorado pelas crianças. Vamos gravar um programa de rádio legal e divertido
com as músicas que as crianças mais gostam de ouvir.
- Selecione notícias de jornais ou revistas que mais se identifique com as crianças.
- Você pode usar as mesmas notícias do jogo do jornal para usá-las na rádio.
- Faça com que todas as crianças tenham a oportunidade de gravar uma notícia ou um
comentário.
- Use o celular ou o gravador para gravar as vozes das crianças.
- Selecione músicas que as crianças gostem.
- Faça uma playlist e adicione a caixinha de música no celular.
- Use as crianças como locutoras para informar as horas, as músicas que serão tocadas
e o nome dos próximos repórteres.
- Coloque para tocar de acordo com o script feito em sala.
- Incentive as crianças a darem um nome pra rádio.
Fonte: https://demonstre.com/10-atividades-de-meios-de-comunicacao/
RÁDIO: A ERA DA MÍDIA SONORA
- Física | A. Grandezas, Potência e Energia Elétrica
(UNIME) A eletroterapia pode ser aplicada a uma grande variedade de tratamentos, utilizando diversos aparelhos elétricos. O desfibrilador é um dos mais conhecidos e é usado quando o coração fibrila ou sofre uma parada, tendo por objetivo fazer com que os sinais elétricos do coração voltem a pulsar corretamente. Na prática, um choque da ordem de 5,0kV, aplicado a eletrodos fixos na superfície da pele do tórax do paciente que dure 5,0ms com uma energia de 360,0J é suficiente para que o coração retorne ao batimento normal.
Nessas condições, a intensidade da corrente que percorre o tórax do paciente, em A, é igual a