No ano de 2006, os líderes religiosos, o Papa Católico Bento XVI e o Patriarca Ecumênico Ortodoxo Bartolomeu I, encontraram-se em Istambul, na Turquia. O encontro marcou a reaproximação entre Católicos e Ortodoxos, e renovou os compromissos em continuar o caminho da unidade dos cristãos e o diálogo entre ambas as religiões. A ruptura entre Católicos e Ortodoxos
Questões relacionadas
- História | 3.4 Ditadura Militar
No Brasil, após a eclosão da Bossa Nova, no fim dos anos 1950 — quando efetivamente a canção popular começou a ser objeto de debate e análise por parte das elites culturais — desenvolveram-se duas principais vertentes interpretativas da nossa música: a vertente da tradição e a vertente da modernidade, dualismo que não surgiu nesta época e nem se restringe ao tema da produção musical. Desde pelo menos 1922, a tensão entre “tradicional” e “moderno” ocupa o centro do debate político-cultural no país, refletindo o dilema de uma elite em busca da identidade brasileira.
ARAÚJO, P. C. Eu não sou cachorro, não. Rio de Janeiro: Record, 2013.
A manifestação cultural que, a partir da década de 1960, pretendeu sintetizar o dualismo apresentado no texto foi:
- Química | 2.8 Radioatividade
O mercúrio (II) é tóxico para nosso corpo, sendo eliminado por um processo com cinética de primeira ordem com relação ao mercúrio. O tempo para que a concentração se reduza à metade da concentração inicial é dado pela equação a seguir, em que k é a constante de meia vida e vale 0,1155 dias-1 para o mercúrio (II):
t1/2 = 0,693/k
Se um fazendeiro acidentalmente ingerir grãos contaminados por mercúrio (II), serão necessários:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Com a decadência do açúcar, diminuiu cada vez mais a importância dos senhores de engenho. Por outro lado, aumentando a riqueza produzida pelo café, crescia a importância dos fazendeiros que cultivavam o novo produto: tornando-se cada vez mais ricos, eles conseguiram controlar durante muito tempo a política e o governo do Brasil. De tal modo que até as leis brasileiras defendiam os interesses desta minoria rica, mesmo prejudicando o povo.
Em meados do século XIX, com a grande procura do café na Europa e a falta de outros concorrentes, houve maior valorização do produto e consequentemente a expansão das lavouras cafeeiras no país.
Até meados do século XX, o café foi o principal produto da nossa economia, e seus lucros estimularam o desenvolvimento de outras atividades, como a indústria, o setor de transporte e a modernização de muitas cidades, principalmente a cidade de São Paulo.
- Biologia | 10.4 Artrópodes e Equinodermos
(UFRN) Se compararmos o comportamento de animais na busca por alimento, podemos observar que uma anêmona (cnidário) apresenta um comportamento mais restrito do que o camarão (artrópode). O camarão, muitas vezes, adquire seu alimento realizando caça e luta. Essa diferença comportamental se deve ao fato de os artrópodes possuírem:
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o fragmento do livro Aladin ou a lâmpada maravilhosa para responder à questão.
No tempo em que Bagdá era ainda a mais rica e opulenta cidade do Oriente residia lá uma pobre viúva com seu filho. Aladin, assim se chamava o menino, era muito bonito e dotado de um espírito muito vivo. Tendo ele completado dez anos de idade, disse à sua mãe: — Ser-lhe-ei eternamente grato, minha mãe, por todo o bem que me tem feito, mas de hoje em diante não lhe darei mais cuidados porque eu mesmo quero ganhar minha vida. Esta resolução agradou muito à viúva. Naquele tempo havia chegado a Bagdá um feiticeiro africano. A arte e o segredo da magia lhe tinham ensinado que, perto de Bagdá, numa gruta, se achava uma lâmpada mágica. Não podendo, porém, entrar na gruta quem tivesse conhecimento do valor da lâmpada, o feiticeiro andava à procura de alguém que o ajudasse. Encontrando Aladin, quando este saía da casa de sua mãe, chamou-o e disse: — Venha comigo. Eu o farei rico e feliz, se me quiser servir. Em seguida, conduziu o menino para uma loja de fazendas e aí comprou as roupas que este mesmo escolheu. Ricamente vestido, saiu Aladin da loja e acompanhou seu desconhecido benfeitor para fora da cidade. Já tinham caminhado muito, quando, finalmente, entraram num vale estreito, situado solitariamente entre morros altos. Aí o homem parou e disse a Aladin: — Junte alguns ramos secos e acenda-os, porque hão de acontecer coisas que pessoa alguma antes de você conseguiu ver. Aladin, apesar de não compreender o sentido dessas palavras, obedeceu, e quando o fogo estava aceso, começou o feiticeiro a murmurar frases ininteligíveis e a fazer gestos cabalísticos. Depois, vibrando sua varinha de condão, derramou certos perfumes sobre o fogo. Aladin presenciava tudo isto com curiosidade, quando se fez ouvir um trovão, e a terra começou a abrir-se. Então compreendeu que se tinha feito auxiliar de um feiticeiro e quis fugir, mas este o agarrou com tal brutalidade, que o fez gemer de dor. ARROYO, Leonardo (Adaptação). Aladin ou a lâmpada maravilhosa. Belo Horizonte: Lep SA, 1958. p. 7-8. Adaptado.
O trecho que apresenta uma informação que faz referência clara ao mundo da imaginação é: