Dentro do Império Bizantino, a autoridade era o imperador. Este recebia o auxílio de uma extensa burocracia. O imperador era o componente fundamental das estruturas políticas dominantes (exercia seus poderes no exército e na igreja). A tática adquirida pelo Império Bizantino (apelando para a guerra e utilizando uma diplomacia para afastar e/ou englobar diversos povos enfraquecidos por sua dominação) fez com que ele cruzasse por onze séculos.
Disponível em: .
Acesso em: 22 jul. 2016. (texto adaptado)
O imperador que formulou o Corpo do Direito Civil e foi responsável pela reconstrução da Igreja Santa Sofia foi
Questões relacionadas
- Química
Fazer a pele produzir mais colágeno é a meta de muitos dos mais modernos produtos de beleza. Cremes faciais, que utilizam a substância mostrada ao lado, têm conseguido esse feito. O arranjo de sua longa cadeia cria nanofitas planas. Apesar de o mecanismo exato sobre a sua ação na pele ainda ser desconhecido, acredita-se que a superfície larga e plana, formada pelas nanofitas, poderia facilitar o acúmulo de colágeno.
(Disponível em: http://revistagalileu.globo.com/revista/common/0,,emi189299-17770,00-segredo+dos+cremes+antirruga+esta+nas+nanoparticulas.html.
O texto traz uma abordagem sobre
- Biologia | 4.2 Citoplasma
(ENEM) Os sapos passam por uma metamorfose completa. Os girinos apresentam cauda e brânquias externas, mas não têm pernas. Com o crescimento e desenvolvimento do girino, as brânquias desaparecem, as pernas surgem e a cauda encolhe. Posteriormente, a cauda desaparece por apoptose ou morte celular programada, regulada por genes, resultando num sapo adulto jovem. A organela citoplasmática envolvida diretamente no desaparecimento da cauda é o - Biologia | 11.6 Sistema Endócrino
(IFPE) O Prêmio Nobel de Medicina ou Fisiologia de 2017 foi para os norte-americanos Jeffrey C. Hall, Michael Rosbash e Michael W. Young, por suas descobertas sobre o relógio biológico interno dos seres vivos, conhecido como ritmo circadiano. Segundo a Assembleia do Nobel do Instituto Karolinska, da Suécia, as descobertas explicam como plantas, animais e humanos adaptam seu ritmo biológico de forma que seja sincronizado com as revoluções da Terra. O ritmo circadiano designa o período de, aproximadamente, vinte e quatro horas sobre o qual se baseia o ciclo biológico de quase todos os seres vivos, sendo influenciado, principalmente, pela variação de luz, temperatura, marés e ventos entre o dia e a noite.
Baseado nisso, considere as seguintes afirmativas:
I. Ciclo menstrual (30 dias).
II. Ciclo da hibernação (1 ano).
III. Ciclo do sono/vigília de uma pessoa normal (24 horas).
IV. Ciclo da abertura/fechamento da flor “onze-horas” (diariamente).
V. Ciclo do crescimento do chifre dos veados (em 365 dias).
O ritmo circadiano ocorre em
- Química | B. Equilíbrio Iônico
O sulfato de bário (BaSO4) é mundialmente utilizado na forma de suspensão de esôfago, estômago e intestino. Por se tratar de um sal pouco solúvel, quando em meio aquoso estabelece o seguinte equilíbrio:
BaSO4 (s) ⇌Ba2+ (aq) +SO4+2 (aq)
Por causa da toxicidade do bário (Ba2+), é desejado que o contraste não seja absorvido, sendo totalmente eliminado nas fezes. A eventual absorção de íons Ba2+, porém, pode levar a reações adversas ainda nas primeiras horas após sua administração, como vômito, cólicas, diarreia, tremores, crises convulsivas e até mesmo a morte.
PEREIRA, L. F. Entenda o caso da intoxicação por Celobar®. Disponível em: www.unifesp.br. Acesso em: 20 nov. 2013 (adaptado).
Para garantir a segurança do paciente que fizer uso do contraste, deve-se preparar essa suspensão em
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Leia o texto a seguir. O mundo estava em plena Guerra Fria e o Brasil vivia uma lua-de-mel com os EUA. O grande momento da política externa foi a Conferência Interamericana para a Manutenção da Paz, no Rio de Janeiro, que marcou o encontro dos dois presidentes e a assinatura do Tratado Interamericano de Assistência Recíproca (Tiar). O objetivo era reagir em conjunto à ameaça contra qualquer país da América. Dutra esperava reconhecimento pelo apoio que o Brasil deu aos aliados na II Guerra Mundial enviando tropas para a Itália. Mas as promessas do presidente americano de estimular as aplicações de capital americano no Brasil ficaram apenas no discurso. O Brasil se viu obrigado a comprar armamento usado dos americanos. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/relacoes_brasil_eua/contexto2.html>. Acesso em: 17 mar. 2014. (Fragmento)
Enunciado:
O texto procura evidenciar que no contexto da Guerra Fria