Sobre o sistema feudal na Idade Média, é correto afirmar que
Questões relacionadas
- Física | 3.2 Dilatação
A substância mais importante para a manutenção da vida e para o controle térmico do nosso planeta sem dúvida é a água. Suas propriedades físico-químicas permitem dissolver muitos materiais e agir diretamente o metabolismo celular, além de controlar a temperatura corpórea. Um comportamento específico da água garante que em épocas de inverno nas regiões mais frias da Terra os lagos só congelem na superfície, preservando o ecossistema abaixo dela.
A formação dessa camada de gelo na superfície do lago, permitindo que a fauna e a flora permaneçam vivas em seu interior líquido, deve-se
- Biologia | 03. Bioquímica
(Unipê)
A ilustração representa, de forma simplificada, um importante processo associado à atividade do material genético celular.
Com base nessa imagem e nos conhecimentos atuais a respeito desse assunto, é correto afirmar:
- Geografia | A. Globalização
Piercing
Não me diga que me ama
Não me queira não me afague
Sentimento pegue e pague emoção compre em tablete
Mastigue como chiclete jogue fora na sarjeta
Compre um lote do futuro cheque para trinta dias
Nosso plano de seguro cobre a sua carência
Eu perdi o paraíso mas ganhei inteligência
Demência felicidade propriedade privada
Não se prive não se prove
Don't tell me peace and love
[...]
O presente não devolve o troco do passado
Sofrimento não é amargura tristeza não é pecado
– Lugar de ser feliz não é supermercado.
BALEIRO, Zeca. Piercing. In: ______. Vô imbolá. MZA Music: Rio de Janeiro, 1999.
A questão do consumismo na era da globalização é criticada na canção por meio dos versos que apontam para a
- Geografia - Fundamental | 2.02 Tratados Ambientais
O crescimento urbano desordenado e a indústria predatória têm apresentado graves reflexos na qualidade das águas, com altos custos econômicos e sociais para a limpeza e conservação dos rios.
Analise a imagem que mostra a contaminação de um rio com dejetos químicos lançados por empresas.
Disponível em: <http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Agua/Agua7.php>. Acesso em: 29. Out. 2012
Uma medida que visa reduzir o problema retratado na imagem é
- Língua Portuguesa | 1.02 Conhecimento Prévio
O nascimento da crônica
Há um meio certo de começar a crônica por uma trivialidade. É dizer: Que calor! Que desenfreado calor! Diz-se isto, agitando as pontas do lenço, bufando como um touro, ou simplesmente sacudindo a sobrecasaca. Resvala-se do calor aos fenômenos atmosféricos, fazem-se algumas conjeturas acerca do sol e da lua, outras sobre a febre amarela, manda-se um suspiro a Petrópolis, e La glace est rompue; está começada a crônica.
Mas, leitor amigo, esse meio é mais velho ainda do que as crônicas, que apenas datam de Esdras. Antes de Esdras, antes de Moisés, antes de Abraão, Isaque e Jacó, antes mesmo de Noé, houve calor e crônicas. No paraíso é provável, é certo que o calor era mediano, e não é prova do contrário o fato de Adão andar nu. Adão andava nu por duas razões, uma capital e outra provincial. A primeira é que não havia alfaiates, não havia sequer casimiras; a segunda é que, ainda havendo-os, Adão andava baldo ao naipe. Digo que esta razão é provincial, porque as nossas províncias estão nas circunstâncias do primeiro homem.
ASSIS, M. In: SANTOS, J .F. As cem melhores crônicas brasileiras. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007 (fragmento).Um dos traços fundamentais da vasta obra literária de Machado de Assis reside na preocupação com a expressão e com a técnica de composição. Em O nascimento da crônica, Machado permite ao leitor entrever um escritor ciente das características da crônica, como: