Sobre os povos da Antiguidade Oriental, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Física
Em uma torneira gotejante, as gotas caem quando o diâmetro atinge o valor limiar D. Nessa situação, considerando que as gotas possuem forma esférica, o valor máximo da força devido à tensão superficial, em N, que mantém a gota presa à torneira, é:
Dados:d H2O= 1,0 g/cm3; = 3 D = 5,0 mm; g = 10 m/s2
- Física
Um bloco de massa M=180 g está sobre urna superfície horizontal sem atrito, e prende-se a extremidade de uma mola ideal de massa desprezível e constante elástica igual a 2.103 N/m A outra extremidade da mola está presa a um suporte fixo, conforme mostra o desenho. Inicialmente o bloco se encontra em repouso e a mola no seu comprimento natural, Isto é, sem deformação.
Um projétil de massa m=20 g é disparado horizontalmente contra o bloco, que é de fácil penetração. Ele atinge o bloco no centro de sua face, com velocidade de v=200 m/s. Devido ao choque, o projétil aloja-se no interior do bloco. Desprezando a resistência do ar, a compressão máxima da mola é de:
- Física | F. Circuitos Elétricos
(UNIT)
A associação de resistências representada na figura está submetida a uma ddp de 192,0V. Com base nessas informações, conclui-se que a intensidade da corrente elétrica que circula pelo resistor de 30Ω, em A, é igual a
- Biologia | 12.4 Relações Ecológicas
Em uma das cenas do filme A era do gelo III (Fox Filmes, EUA, 2009), dirigido pelo brasileiro Carlos Saldanha, uma doninha é engolida inteira por um dinossauro e, na sequência, é cuspida e sai viva das entranhas do grande réptil, sendo recebida pelos seus amigos de aventura: um mamute, um tigre-dentes-de-sabre, dentre outros.
Por se tratar de obra ficcional, todas as situações são permitidas. Contudo, a professora de biologia explorou esse trecho do filme para perguntar aos alunos o que, do ponto de vista biológico, não se apresentava correto.
Pedrinho respondeu que os répteis, mesmo os atuais, não são predadores de mamíferos, e, sim, o inverso.
Marcos respondeu que répteis e mamíferos não vivem no mesmo habitat, razão pela qual não podem fazer parte de uma mesma cadeia alimentar.
Mônica disse ser improvável que mamíferos carnívoros, como os tigres, estabeleçam relações harmônicas com mamíferos herbívoros e de menor tamanho, como as doninhas. Jonas respondeu que a cena apresenta espécies que se extinguiram em diferentes épocas no passado.
Paula alegou que nenhum mamífero existia à época dos dinossauros.
Sérgio alegou que os mamutes são os ancestrais dos elefantes e que viveram na África antes das grandes glaciações; portanto não faziam parte da fauna da era do gelo.
Apresentaram respostas corretas
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
DAHMER, A. Disponível em: http://roundfinal.blogspot.com.br. Acesso em: 14 dez. 2012.
Na tirinha, o autor utiliza estratégias para atingir sua finalidade comunicativa.
Considerando os elementos verbais e não verbais que constituem o texto, seu objetivo é: