O alfabeto fenício possuía 22 letras, apenas consoantes, e era, portanto, mais simplificado do que a escrita cuneiforme e a hieroglífica. Serviu de base para o alfabeto grego, o qual deu origem ao alfabeto latino, que, por sua vez, gerou o alfabeto atualmente utilizado no Brasil.
O que levou os fenícios a criarem o alfabeto foi justamente a necessidade de controlar
Questões relacionadas
- Língua Espanhola | 1.4 Estratégias de Leitura
En los suburbios de La Habana, llaman al amigo mi tierra o mi sangre. En Caracas, el amigo es mi pana o mi llave: pana, por panadería, la fuente del buen pan para las hambres del alma; y llave por... — Llave, por llave — me dice Mario Benedetti. Y me cuenta que cuando vivía en Buenos Aires, en los tiempos del terror, él llevaba cinco llaves ajenas en su llavero: cinco llaves, de cinco casas, de cinco amigos: las llaves que lo salvaron.
GALEANO, E. El libro de los abrazos. Madri: Siglo Veintiuno, 2015.
Nesse texto, o autor demonstra como as diferentes expressões existentes em espanhol para se referir a “amigo” variam em função
- Biologia | 12.2 Cadeia e Teias Alimentares, Pirâmides e Energia
As pirâmides ecológicas são utilizadas para representar os níveis tróficos de um ecossistema e podem ser de três tipos básicos: energia, biomassa e de números. As figuras seguintes são três tipos de pirâmides ecológicas.
Considerando uma cadeia alimentar constituída por: fitoplâncton à zooplâncton à peixes pequenos, quais números representariam, respectivamente, uma pirâmide de energia e biomassa?
- Física | A. Grandezas, Potência e Energia Elétrica
(UECE) A Agência Nacional de Energia Elétrica anunciou bandeira vermelha 2 para as contas de luz de junho deste ano, o que significa um adicional de R$ 5,00 para cada 100 kWh consumido. Considerando que uma certa indústria utilizou um resistor para aquecimento, cuja potência é de 50 kW por 4 horas durante esse mês, o adicional na conta associado a este consumo foi, em R$,
- Biologia | 8.3 Monera e Bacterioses
(UFOP) A ideia de se utilizarem organismos vivos como armas biológicas é antiga. Logo após os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, em que aviões derrubaram as torres gêmeas do World Trade Center em Nova York, houve um atentado bioterrorista em que foram utilizadas culturas de bactérias Bacillus anthracis. A doença Carbúnculo, causada por essa bactéria, é tratável com antibióticos, se for logo diagnosticada. Em um experimento laboratorial, se acrescentarmos um antibiótico bactericida a uma cultura de B. anthracis, a divisão celular dessa bactéria ficará prejudicada. Considere o crescimento dessa cultura bacteriana em três fases distintas, expressas no seguinte gráfico:
Assinale a alternativa que mostra em qual dessas fases o antibiótico bactericida deve ser acrescentado para ser mais eficiente.
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
O bebê de tarlatana rosa
— [...] Na terça desliguei-me do grupo e caí no mar alto da depravação, só, com uma roupa leve por cima da pele e todos os maus instintos fustigados. De resto a cidade inteira estava assim. É o momento em que por trás das máscaras as meninas confessam paixões aos rapazes, é o instante em que as ligações mais secretas transparecem, em que a virgindade é dúbia, e todos nós a achamos inútil, a honra uma caceteação, o bom senso uma fadiga. Nesse momento tudo é possível, os maiores absurdos, os maiores crimes; nesse momento há um riso que galvaniza os sentidos e o beijo se desata naturalmente.
Eu estava trepidante, com uma ânsia de acanalhar-me, quase mórbida. Nada de raparigas do galarim perfumadas e por demais conhecidas, nada do contato familiar, mas o deboche anônimo, o deboche ritual de chegar, pegar, acabar, continuar. Era ignóbil. Felizmente muita gente sofre do mesmo mal no carnaval.
RIO, J. Dentro da noite. São Paulo: Antiqua, 2002
No texto, o personagem vincula ao carnaval atitudes e reações coletivas diante das quais expressa