Leia o texto, a seguir, que explica os mecanismos de escravização na Assíria da Antiguidade.
Os pequenos cultivadores, que tomavam valores ou mercadorias emprestados, deviam encontrar-se constantemente na impossibilidade de reembolsar seus credores, os quais se ressarciam escravizando-os. O resultado dessa situação é que pessoas arruinadas vendiam seus filhos para subsistir. Entretanto, a grande massa de escravos provinha dos prisioneiros de guerra, resultados de operações militares.
(GARELLI, Paul. Oriente próximo asiático: impérios mesopotâmicos, Israel. São Paulo: EDUSP, 1982, p.120. Adaptado)
Considerando as informações apresentadas, é correto afirmar que a escravidão da Assíria antiga
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No Brasil há várias operadoras e planos de telefonia celular. Uma pessoa recebeu 5 propostas (A, B, C, D e E) de planos telefônicos. O valor mensal de cada plano está em função do tempo mensal das chamadas, conforme o gráfico
Essa pessoa pretende gastar exatamente R$ 30,00 por mês com telefone. Dos planos telefônicos apresentados, qual é o mais vantajoso, em tempo de chamada, para o gasto previsto para essa pessoa?
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto para a questão O autismo é um problema psiquiátrico que costuma ser identificado na infância, entre 1 ano e meio e 3 anos, embora os sinais iniciais às vezes apareçam já nos primeiros meses de vida. O distúrbio afeta a comunicação e capacidade de aprendizado e adaptação da criança. Que fique claro: os autistas apresentam o desenvolvimento físico normal. Mas eles têm grande dificuldade para firmar relações sociais ou afetivas e dão mostras de viver em um mundo isolado. Anteriormente o problema era dividido em cinco categorias, entre elas a síndrome de Asperger. Hoje, ele tem uma única classificação, com diferentes graus de funcionalidade e sob o nome técnico de transtorno do espectro do autismo. [...] Na forma qualificada como de baixa funcionalidade, a criança praticamente não interage, vive repetindo movimentos e apresenta atraso mental. O quadro provavelmente vai exigir tratamento pela vida toda. Na média funcionalidade, o paciente tem dificuldade de se comunicar e repete comportamentos. Já na alta funcionalidade, esses mesmos prejuízos são mais leves, e os portadores conseguem estudar, trabalhar e constituir uma família com menos empecilhos. Há ainda uma categoria denominada savant. Ela é marcada por déficits psicológicos, só que com uma memória fora do comum, além de talentos específicos. O autismo não possui causas totalmente conhecidas, porém há evidências de que haja predisposição genética para ele. Outros reportam o suposto papel de infecções durante a gravidez e mesmo fatores ambientais, como poluição, no desenvolvimento do distúrbio. TENORIO, Goretti; PINHEIRO, Chloé. O que é autismo, das causas aos sinais e o tratamento.
Disponível em: https://saude.abril.com.br/mente-saudavel/o-que-e-autismo-das-causas-aos-sinais-e-o-tratamento/.
Acesso em: 20 jun. 2019.
No parágrafo destacado, podem ser consideradas expressões ou palavras-chave
- Física | 3.2 Dilatação
(UESB)
A figura representa o esquema simplificado de um sistema de alarme que deve acionar uma campainha elétrica quando a temperatura do mercúrio atingir 80°C, ao nível do mar. Sabendo-se que o coeficiente de dilatação do mercúrio, γ , é igual a 1,8. 10-4°C-1, que a área da seção transversal do recipiente é igual a 0,5 cm² e desprezando-se a dilatação do recipiente, a distância entre a superfície livre do mercúrio e o contato metálico, para que o alarme dispare, deve ser igual, em cm, a
- Arte - Fundamental | 01. A Arte Pode Expressar Quem Somos?
1 º.Mostre os vídeos se possível e peça aos alunos que observem, apesar da rapidez em que os rostos passam o efeito das luzes neles. Comente a respeito da posição das sombras, do efeito dos contrates que elas causam. Apesar de ver somente o rosto das pessoas fotografadas ou pintadas, é possível imaginar o lugar onde estão, o que eram... Deixe que coloquem a opinião sobre os efeitos provocados nas fotos do vídeo das artistas. De como é possível transformar a realidade com esses jogo de luz e sombra. Passe os vídeos o quanto for necessário.
2 º.Peça agora aos alunos que se imaginem em um lugar que eles gostariam de estar, em qualquer tempo. Como acham que seriam? O cabelo, rosto, roupas. Será que através de um desenho conseguiriam mostrar também o que sentiam quando eram as personagens que criaram? Abra espaço para quem quer se manifestar.
3 º.Na terceira etapa, é hora de retratá-los da maneira que se imaginaram. Para ilustrar melhor o que pensaram, podem acrescentar um fundo bem sugestivo no seu autorretrato. Poderão fazer um esboço primeiro para depois pintarem usando a aquarela.
4 º.Deixe que façam o trabalho com calma.
5 º.Ao final, exponha os trabalhos para apreciação.
- Matemática | 14.1 Posição e Poliedros
No ano de 1751, o matemático Euler conseguiu demonstrar a famosa relação para poliedros convexos que relaciona o número de suas faces (F), arestas (A)e vértices (V): V + F = A + 2. No entanto, na busca dessa demonstração, essa relação foi sendo testada em poliedros convexos e não convexos. Observou-se que alguns poliedros não convexos satisfaziam a relação e outros não. Um exemplo de poliedro não convexo é dado na figura. Todas as faces que não podem ser vistas diretamente são retangulares.
Qual a relação entre os vértices, as faces e as arestas do poliedro apresentado na figura?