Pelo Código, ficamos sabendo que a punição de alguns delitos variava de acordo com a posição social tanto da vítima como do infrator. Em geral, no entanto, a justiça era aplicada pelo principio do "olho por olho, dente por dente", ou seja, o castigo era equivalente à ofensa ou ao dano causado.
No texto acima, estamos comentando o código de
Questões relacionadas
- Biologia | 3.1 Água e Sais Minerais
(UECE) Relacione, corretamente, os ciclos biogeoquímicos a algumas de suas características, numerando os parênteses abaixo de acordo com a seguinte indicação:
1. Oxigênio; 2. Cálcio; 3. Fósforo; 4. Nitrogênio.
( ) Envolve a formação da camada de ozônio na atmosfera da Terra.
( ) Esse elemento não pode ser aproveitado diretamente pela maioria dos seres vivos, apesar de ser fundamental para a síntese de proteínas e de ácidos nucleicos.
( ) As rochas calcárias são as principais fontes desse elemento e, com a ação do intemperismo, o liberam no meio ambiente.
( ) Em ambientes aquáticos, esse elemento sedimenta-se e é incorporado às rochas que estão em formação.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
- Química | A. Modelos Atômicos
A teoria atômica moderna foi construída através da contribuição de físicos e químicos que, a partir das ideias de Johann Dalton, propuseram modelos atômicos e estabeleceram alguns postulados. Observe com atenção as colunas abaixo e estabeleça a correspondência entre o cientista e sua contribuição para a construção da teoria atômica vigente.
Cientista
I. Bohr
II. Moseley
III. Pauli
IV. Stoney
V. Milikan
Contribuição
1. Descobriu o elétron.
2. Propôs que a energia do elétron no átomo era quantizada.
3. Descobriu a carga e a massa do elétron.
4. Descobriu a carga do núcleo do átomo.
5. Propôs a ideia de que dois ou mais elétrons de um mesmo átomo não podem ter os quatro números quânticos iguais.
6. Estabeleceu a regra da máxima multiplicidade.
A correspondência correta entre as colunas é:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Muitas expedições, principalmente para a região da Amazônia, tinham por objetivo extrair produtos da floresta que pudessem ser vendidos na Europa. Entre as plantas mais procuradas estavam a castanha-do-pará, o guaraná e o louro. Conhecidos como drogas do sertão, essas mercadorias atraíram muitos desbravadores para o norte do Brasil.
Conforme o texto lido complete as lacunas das frases a seguir.
a) As expedições para a região da Amazônia buscavam _________________.
b) O ___________________ era uma das plantas conhecidas como droga do sertão.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 01. Variação linguística
A importância de argumentarmos está na necessidade de justificarmos nossa opinião, de conseguirmos expressar nosso ponto de vista. Desse modo, quanto melhor nos expressarmos, mais chances teremos de outras pessoas nos entenderem e aceitarem nosso posicionamento. Leia e analise a tira a seguir.
Bill Watersson. Calvin & Haroldo.Disponível em: https://medium.com/@pedogusto/a-cigarra-e-a-formiga-que-deram-errado-76bbb8e125fc. Acesso: 10 jul. 2019.
Em “Sabe, pai, não está muito longe de eu virar um adulto.”, o que justifica o emprego das vírgulas?
Identifique na tira outro emprego de vírgulas cuja justificativa seja a mesma utilizada no item anterior.
- Química | 2.8 Radioatividade
(FUVEST 2011 1° FASE) O isótopo 14 do carbono emite radiação β , sendo que 1 g de carbono de um vegetal vivo apresenta cerca de 900 decaimentos β por hora – valor que permanece constante, pois as plantas absorvem continuamente novos átomos de 14C da atmosfera enquanto estão vivas. Uma ferramenta de madeira, recolhida num sítio arqueológico, apresentava 225 decaimentos β por hora por grama de carbono.
Assim sendo, essa ferramenta deve datar, aproximadamente, de
Dado:
- Tempo de meia-vida do 14C = 5 700 anos
- Tempo de meia-vida do 14C = 5 700 anos