Em relação à economia do Antigo Egito é correto afirmar que:
Questões relacionadas
- História | 3.3 Populista
(PUC-CAMPINAS) Na América Latina do século XX, em incontáveis momentos, a criação artística articulou-se com utopias ou perspectivas de transformação social. Em diferentes contextos, artistas usaram sua produção para corroborar determinados projetos políticos ou consentiram que suas criações fossem apropriadas e sustentadas por movimentos políticos, dentro ou fora do Estado.
(PRADO, Maria Ligia e PELLEGRINO, Gabriela. História da América Latina. São Paulo: Contexto, 2014, p. 187-188)
A construção de Brasília contou com apaixonados simpatizantes e ferrenhos críticos do projeto, entre artistas e profissionais liberais de distintos ramos. Dentre as polêmicas que ainda hoje cercam o projeto conhecido como Plano Piloto, destaca-se:
- Química | 2.1 Soluções e Coloides
Um paciente com suspeita de dengue foi ao médico e ao mesmo foi receitado uma dosagem de 500 mg de dipirona para combater os sintomas da doença. Ao chegar em casa percebeu que possuía um comprimido de 350 mg de dipirona e uma solução do mesmo princípio ativo numa concentração 50 mg/mL. Para obedecer a dosagem prescrita pelo médico o paciente resolveu tomar o comprimido e fazer o ajuste da dosagem usando gotas da solução existente.
Sabendo que um 1 mL corresponde a 20 gotas, o número de gotas necessária para a ajustar a dosagem da prescrição é igual
- Física | B. Força Magnética
(UEFS)
Uma das aplicações da força magnética sobre condutores é o motor elétrico, no qual espiras móveis imersas em um campo de indução magnética são percorridas por uma corrente elétrica. Utilizam-se várias espiras montadas sobre um cilindro, o rotor, para obter um melhor aproveitamento. A figura mostra um esquema simplificado do princípio de funcionamento de um motor elétrico. Sabendo-se que o módulo do vetor indução magnética é 0,05T, a intensidade de corrente elétrica é 1,5A e desprezando-se o peso da espira, é correto afirmar:
- Matemática | 8.1 Princípio Fundamental Da Contagem e Arranjo
Um cadeado com segredo numérico possui 4 espaços rotatórios, A, B, C e D, que apresentam os números 1, 2, 3 e 4 como opções para a abertura do objeto. A senha padrão que vem no cadeado é 1–2–3–4 e esta pode ser alterada desde que satisfaça a condição de que todos os algarismos utilizados sejam distintos.
Uma pessoa esqueceu a senha do seu cadeado, que é idêntico ao descrito anteriormente, lembrando apenas que sua senha não permitia que nenhum dos números ocupasse a posição que ocupava na senha padrão. Por exemplo, as senhas 1342 e 2134 não são permitidas, pois, na primeira senha, o número 1 aparece na posição do espaço A, e, na segunda, os números 3 e 4 aparecem na posição dos espaços C e D, respectivamente.
Utilize a fórmula da permutação caótica, ou desarranjo, em que nenhum elemento de um conjunto permanece na mesma posição.
Na fórmula anterior, n indica a quantidade de elementos de um conjunto, e Dn indica a quantidade de desarranjos formados pelos elementos desse conjunto.
O número máximo de senhas distintas que essa pessoa poderá testar até descobrir a senha do cadeado é
- Biologia | 4.1 Envoltórios Celulares
(PUC-RJ) A chamada “estrutura procariótica”, apresentada pelas bactérias, indica que esses seres vivos são: