No início de 2011, o mundo assistiu a um truculento movimento de contestação política no Egito. Segundo a divulgação da mídia, os manifestantes pediam por transformações no cenário político, questionando e exigindo o fim do exercício de poder de Hosni Mubarak, há mais de quatro décadas no poder. Essa conjuntura do mundo contemporâneo seria inimaginável no Egito Antigo, no qual a sociedade era relativamente estável e o poder mantinha-se, de forma inquestionável, nas mãos do faraó. Nesse sentido, é possível afirmar, sobre o exercício do poder no Egito Antigo, que ele
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.10 Semântica
O filme Cazuza – O tempo não pára me deixou numa espécie de elicidade pensativa. Tento explicar por quê.
Cazuza mordeu a vida com todos os dentes. A doença e a morte parecem ter-se vingado de sua paixão exagerada de viver. É impossível sair da sala de cinema sem se perguntar mais uma vez: o que vale mais, a preservação de nossas forças, que garantiria uma vida mais longa, ou a livre procura da máxima intensidade e variedade de experiências?
Digo que a pergunta se apresenta “mais uma vez” porque a questão é hoje trivial e, ao mesmo tempo, persecutória. (...) Obedecemos a uma proliferação de regras que são ditadas pelos progressos da prevenção. Ninguém imagina que comer banha, fumar, tomar pinga, transar sem camisinha e combinar, sei lá, nitratos com Viagra seja uma boa idéia. De fato não é. À primeira vista, parece lógico que concordemos sem hesitação sobre o seguinte: não há ou não deveria haver prazeres que valham um risco de vida ou, simplesmente, que valham o risco de encurtar a vida. De que adiantaria um prazer que, por assim dizer, cortasse o galho sobre o qual estou sentado?
Os jovens têm uma razão básica para desconfiar de uma moral prudente e um pouco avara que sugere que escolhamos sempre os tempos suplementares. É que a morte lhes parece distante, uma coisa com a qual a gente se preocupará mais tarde, muito mais tarde. Mas sua vontade de caminhar na corda bamba e sem rede não é apenas a inconsciência de quem pode esquecer que “o tempo não pára”. É também (e talvez sobretudo) um questionamento que nos desafia: para disciplinar a experiência, será que temos outras razões que não sejam só a decisão de durar um pouco mais?
Contardo Calligaris, Folha de S. Paulo
(FUVEST 2005 1ª FASE) Considere as seguintes afirmações:
IV. Os trechos “mordeu a vida com todos os dentes” e “caminhar na corda bamba e sem rede” podem ser compreendidos tanto no sentido figurado quanto no sentido literal.
V. Na frase “De que adiantaria um prazer que (...) cortasse o galho sobre o qual estou sentado”, o sentido da expressão sublinhada corresponde ao de “se está sentado”.
VI. Em “mais uma vez”, no início do terceiro parágrafo, o autor empregou aspas para indicar a precisa retomada de uma expressão do texto.
Está correto o que se afirma em
- Geografia | 5.1 População
(FGV) Examine o gráfico.
Sobre os fatores que explicam as variações no ritmo de crescimento da população brasileira entre 1872 e 2010, reveladas pelo gráfico, é CORRETO afirmar:
- Matemática
Considere um triângulo retângulo, cujos ângulos agudos e satisfazem à condição Determine a área desse triângulo, em sabendo que o comprimento da hipotenusa é 5 cm.
- Língua Portuguesa | 1. Interpretação de Textos
É MENINA
[1] É menina, que coisa mais fofa, parece com o pai, parece com a mãe, parece um joelho, upa,
upa, não chora, isso é choro de fome, isso é choro de sono, isso é choro de chata, choro de
menina, igualzinha à mãe, achou, sumiu, achou, não faz pirraça, coitada, tem que deixar chorar,
vocês fazem tudo o que ela quer, isso vai crescer mimada, eu queria essa vida pra mim, dormir
[5] e mamar, aproveita enquanto ela ainda não engatinha, isso daí quando começa a andar é um
inferno, daqui a pouco começa a falar, daí não para mais, ela precisa é de um irmão, foi só falar,
olha só quem vai ganhar um irmãozinho, tomara que seja menino pra formar um casal, ela tá até
mais quieta depois que ele nasceu, parece que ela cuida dele, esses dois vão ser inseparáveis,
ela deve morrer de ciúmes, ele já nasceu falante, menino é outra coisa, desde que ele nasceu
[10] parece que ela cresceu, já tá uma menina, quando é que vai pra creche, ela não larga dessa
boneca por nada, já podia ser mãe, já sabe escrever o nomezinho, quantos dedos têm aqui,
qual é a sua princesa da Disney preferida, quem você prefere, o papai ou a mamãe, quem é
o seu namoradinho, quem é o seu príncipe da Disney preferido, já se maquia nessa idade, é
apaixonada pelo pai, cadê o Ken, daqui a pouco vira mocinha, eu te peguei no colo, só falta ficar
[15] mais alta que eu, finalmente largou a boneca, já tava na hora, agora deve tá pensando besteira,
soube que virou mocinha, ganhou corpo, tenho uma dieta boa pra você, a dieta do ovo, a dieta
do tipo sanguíneo, a dieta da água gelada, essa barriga só resolve com cinta, que corpão, essa
menina é um perigo, vai ter que voltar antes de meia-noite, o seu irmão é diferente, menino é
outra coisa, vai pela sombra, não sorri pro porteiro, não sorri pro pedreiro, quem é esse menino,
[20] se o seu pai descobrir, ele te mata, esse menino é filho de quem, cuidado que homem não
presta, não pode dar confiança, não vai pra casa dele, homem gosta é de mulher difícil, tem que
se dar valor, homem é tudo igual, segura esse homem, não fuxica, não mexe nas coisas dele,
tem coisa que é melhor a gente não saber, não pergunta demais que ele te abandona, o que
os olhos não veem o coração não sente, quando é que vão casar, ele tá te enrolando, morar
[25] junto é casar, quando é que vão ter filho, ele tá te enrolando, barriga pontuda deve ser menina,
é menina.
Gregorio Duvivier Folha de São Paulo, 16/09/2013.
A crônica de Gregorio Duvivier é construída em um único parágrafo com uma única frase. Essa frase começa e termina pela mesma expressão: é menina.
Em termos denotativos, a menina, referida no final do texto, pode ser compreendida como:
- Física | B. Aplicações das Leis de Newton
(UNIT) Um elevador com massa de cinco toneladas, ligado a um contrapeso de quatro toneladas, sobe com aceleração de 1,0 m/s², sendo acionado pelo motor, M, conforme o esquema mostrado na figura.
Considerando-se o módulo da aceleração da gravidade local, 10 m/s², as polias e os cabos de sustentação ideais, a intensidade da força aplicada pelo motor, em newtons, é igual a