MACHADO, P. J. O.; TORRES, F. T. P. Introdução à hidrogeografia. São Paulo: Cengage Learning, 2012 (adaptado)
A leitura dos dados revela que as áreas com maior cobertura vegetal têm o potencial de intensificar o processo de
Questões relacionadas
- Língua Inglesa
THE MILLENIUM DEVELOPMENT GOALS
The Millennium Development Goals (MDGs) are the most broadly supported comprehensive and specific development goals the world has ever agreed upon. These eight time-bound goals provide concrete, numerical benchmarks for tackling extreme poverty in its many dimensions. They include goals and targets on income poverty, hunger, maternal and child mortality, disease, inadequate shelter, gender inequality, environmental degradation and the Global Partnership for Development.
Adopted by world leaders in the year 2000 and set to be achieved by 2015, the MDGs are both global and local, tailored by each country to suit specific development needs. They provide a framework for the entire international community to work together towards a common end — making sure that human development reaches everyone, everywhere. If these goals are achieved, world poverty will be cut by half, tens of millions of lives will be saved, and billions more people will have the opportunity to benefit from the global economy.
Here is the complete list of the MDGs:
1. Eradicate extreme poverty.
2. Achieve universal primary education.
3. Promote gender equality and empower women.
4. Reduce child mortality.
5. Improve maternal health.
6. Combat HIV/AIDS, malaria and other diseases.
7. Ensure environmental sustainability.
8. Develop a global partnership for development.
(Adaptado de MDG Strategies. Disponível em www.beta.undp.org. Acessado em 28/08/2011)
Analise o que se afirma a respeito dos vocábulos retirados do texto.
I. Comprehensive e supported são palavras falsas cognatas.
II. Develop, improve, make e ensure são verbos regulares.
III. Numerical, inadequate, environmental e global são adjetivos.
IV. If (“If these goals are achieved…”) é um conector que indica condição.
V. Towards é verbo, está no simple present e significa concordar.
Somente estão corretos
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
BROWNE, D. Hagar, o horrível, vol.1. Porto Alegre: LP&M, 2014.
Essa é uma tira de Hagar, o Horrível, do cartunista americano Dik Browne. O ensinamento ministrado por Hagar a seu filho poderia ser expresso do seguinte modo:
- História | 3.1 Espada e Oligárquica
(FUVEST 2013 1° FASE) Durante os primeiros tempos de sua existência, o PCB prosseguiu em seu processo de diferenciação ideológica com o anarquismo, de onde provinha parte significativa de sua liderança e de sua militância. Nesse curso, foi necessário, no que se refere à questão parlamentar, também proceder a uma homogeneização de sua própria militância. Houve algumas tentativas de participação em eleições e de formulação de propostas a serem apresentadas à sociedade que se revelaram infrutíferas por questões conjunturais. A primeira vez em que isso ocorreu foi, em 1925, no município portuário paulista de Santos, onde os comunistas locais, apresentando-se pela legenda da Coligação Operária, tiveram um resultado pífio. No entanto, como todos os atos pioneiros, essa participação deixou uma importante herança: a presença na cena política brasileira dos trabalhadores e suas reivindicações. Estas, em particular, expressavam um acúmulo de anos de lutas do movimento operário brasileiro.
Dainis Karepovs. A classe operária vai ao Parlamento. São Paulo: Alameda, 2006, p.169.
A partir do texto acima, pode-se afirmar corretamente que
- Química | 2.3 Termoquímica
A metabolização da glicose, C6H12O6 (massa molar igual a 180g/mol) duran CaCO3 fornece energia para o organismo se manter vivo e pode ser representada resumidamente pela sua equação química de combustão. Uma baixa de glicose sanguínea caracteriza um quadro denominado de hipoglicemia, e nessa situação 60% da glicose ingerida é imediatamente disponibilizada preferencialmente para o tecido cerebral, para que o organismo não entre em quadro de desmaio.
C6H12O6(s) + 6 O2(g) → 6 CO2(g) + 6 H2O(l)
No quadro a seguir, são informadas reações químicas e seus respectivos calores de formação a 25°C e 1 atm.
Reações químicas
DHf° (kJ/mol)
C(s, grafite) + O2(g) → CO2(g)
-394
H2(g) + 1/2 O2(g) → H2O(l)
-286
6 C(s) + 6 H2(g) + 3 O2(g) → C6H12O6(s)
-1.260
Uma pessoa que em situação de hipoglicemia ingeriu 350 mL de um suco que possuía uma concentração de glicose igual a 0,1 g/mL, disponibilizou para o tecido cerebral, para evitar o desmaio, uma quantidade de energia próximo de
- Física | 5.3 Fenômenos Ondulatórios
(UECE) No ouvido, para a chegada de informações sonoras ao cérebro, o som se propaga, de modo simplificado, por três meios consecutivos: o ar, no ouvido médio, um meio sólido (os ossos martelo, bigorna e estribo) e um meio líquido, no interior da cóclea. Ao longo desse percurso, as ondas sonoras têm