Uma substância orgânica que apresenta fórmula molecular C2H4O2 deve ser classificada como
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Leia com atenção a notícia a seguir. CIA: Geisel centralizou política de execução de "subversivos" Segundo memorando da inteligência dos EUA, o ditador manteve a ordem de assassinato de opositores do regime instituída pelo antecessor Emilio Médici Um memorando da CIA datado de 11 de abril de 1974 revela que o ditador Ernesto Geisel autorizou a manutenção da “política de execuções sumárias” iniciada por seu antecessor, Emilio Garrastazu Médici. Os alvos eram opositores do regime, os "subversivos". Sob Geisel, a coordenação das ações foi centralizada no Palácio do Planalto, por meio do Serviço Nacional de Informação, comandado por João Baptista Figueiredo, mais tarde sucessor de Geisel na presidência da República. Cabia a Figueiredo decidir se um preso pelos órgãos de repressão do Estado era "perigoso" e deveria morrer. O documento foi encontrado por Matias Spektor, professor de Relações Internacionais da Fundação Getúlio Vargas, e divulgado pelo site Opera Mundi. O relatório foi enviado em abril de 1974 por William Egan Colbim, diretor da CIA entre 1973 e 1976, para o então secretário de Estado dos EUA, Henry Kissinger. Colbim descreve o encontro entre Geisel, que assumira a presidência em 15 de março de 1974, os generais Milton Tavares de Souza e Confúcio Danton de Paula Avelino, ex e novo chefe do Centro de Inteligência do Exército, e o general Figueiredo. Disponível em: <https://www.cartacapital.com.br/sociedade/cia-geisel-centralizou-politica-de-execucao-de-subversivos>.
Acesso em: 24 set. 2017. (Adaptado).
Enunciado:
De acordo com o texto e seus conhecimentos, o documento (memorando) encontrado é importante porque
- Física | F. Circuitos Elétricos
Considere um circuito formado por 100 (cem) resistores ôhmicos associados em série e ligados a uma tensão U de 100 volts. Sabe-se que o valor da resistência de cada resistor, a partir do segundo, é igual à do anterior adicionado a um número fixo.
Se a resistência do primeiro resistor é R = 10.10-3 ohm,qual a intensidade de corrente elétrica no circuito?
- Matemática | 1.13 Equação do 2º Grau
(UFPR) Considere a seguinte sequência de funções polinomiais do segundo grau:
Denotando por S1 a soma das raízes de p1(x), S2 a soma das raízes de p2(x) e assim por diante, pode-se concluir que a soma infinita
S = S1 + S2 + S3 + S4 + ⋯
é igual a:
- História | 6.12 Nazifascismo
(UPF) Leia alguns dos artigos do Tratado de Versalhes:
Art. 45 – (...) a Alemanha cede à França a propriedade absoluta, com direitos exclusivos de exploração, desimpedidos e livres de todas as dívidas e despesas de qualquer tipo, as minas de carvão situadas na bacia do rio Sarre.
Art. 119 – A Alemanha renuncia em favor do Principal Aliado e das Potências Associadas todos os seus direitos e títulos sobre as possessões de ultramar.
Art. 198 – As forças armadas da Alemanha não devem incluir quaisquer forças militares ou navais.
Art. 232 – Os Governos Aliados e Associados exigem e a Alemanha promete que fará compensações por todos os danos causados à população civil das Potências Aliadas e Associadas e a sua propriedade durante o período de beligerância de cada uma.
(MARQUES, Adhemar; BERUTTI, Flávio; FARIA, Ricardo. História Contemporânea através de textos. São Paulo: Contexto, 2008, p. 115-117)
A partir da leitura dos artigos transcritos, é correto afirmar que o Tratado de Versalhes:
- Matemática | 14.3 Pirâmide
(UEPA) As pirâmides comunicam, ainda hoje, os valores culturais de uma das civilizações mais intrigantes da humanidade. Foram construídas para a preservação do corpo do faraó. De acordo com a lenda de Heródoto, as grandes pirâmides foram construídas de tal modo que a área da face era igual ao quadrado da altura da pirâmide.
Texto Adaptado: “Contador”, Paulo Roberto Martins. A Matemática na arte e na vida – 2ª Ed. rev. – São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011.
Considere a pirâmide de base quadrada, cujo lado mede 2a, a altura H e altura da face h, construída segundo a lenda de Heródoto. Se S expressa a área da face da pirâmide, então é correto afirmar que: