Pesticidas do tipo bactericidas destroem procariotos por meio de diversos mecanismos: afetando a estrutura de _________, o agente inibe a formação da parede celular; destruindo _________, a toxina impede diretamente a síntese proteica; e, alterando enzimas transcricionais, a droga bloqueia a formação imediata de _________.
Questões relacionadas
- Geografia | 6.5 Indústria
Em agosto de 2013, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou a projeção de que a “população brasileira continuará crescendo até 2042, quando deverá chegar a
IBGE – Sala de imprensa. População brasileira deve chegar ao máximo (228,4 milhões) em 2042. Disponível em: http://saladeimprensa.ibge.gov.br. Acesso em: 15 ago. 2015 (adaptado).
A tendência demográfica brasileira abordada no texto é reflexo principalmente da
- Biologia | 11.5 Sistema Nervoso
Analise a tabela e o gráfico a seguir.
Hormônio
Fase (n)
Média
Estradiol
(pg/mL)
Menstrual (64)
Folicular (121)
Periovulatória (50)
Luteal inicial (36)
Luteal tardia (135)
23,7
37,7
167,5
51,9
93,6
Progesterona
(ng/mL)
Menstrual (64)
Folicular (121)
Periovulatória (50)
Luteal inicial (36)
Luteal tardia (135)
0,5
0,6
1,1
2,2
8,1
VIANA et al. Rev. Bras. Ginecol. Obstet. Rio de Janeiro, 30(6): 306-311, 2008.
A tabela e a figura acima são relativas às concentrações hormonais durante as fases do ciclo menstrual. Sobre a interpretação das informações apresentadas, pode-se afirmar:
- Física
Galileu, em seu livro “Diálogo sobre os Dois Principais Sistemas do Mundo”, apresentou a independência dos movimentos para, entre outras coisas, refutar a imobilidade da Terra. Em um de seus exemplos, ele descreve o seguinte: imagine um canhão na posição horizontal sobre uma torre, atirando paralelamente ao horizonte. Não importa se a carga da pólvora é grande ou pequena, e o projétil caia a ou o tempo que os projéteis levam para chegar ao chão é o mesmo.
(Texto adaptado do Livro Diálogo sobre os dois Principais Sistemas do Mundo).
Em relação ao texto e à independência dos movimentos, julgue os itens abaixo:
I. o texto apresenta uma ideia errada, pois a bala de canhão que percorre o maior trajeto permanece por maior tempo no ar;
II. os tempos de lançamento das duas balas de canhão são os mesmos quando comparados ao tempo de queda de uma terceira bola que é abandonada da boca do canhão e cai até a base da torre;
III. o texto não apresenta uma ideia correta sobre o lançamento de projéteis, pois quanto maior a carga, maior o tempo que a bala de canhão permanece no ar;
IV. o movimento da bala de canhão pode ser dividido em dois movimentos independentes: um na vertical, e outro na horizontal.
Os seguintes itens são CORRETOS:
- Matemática | 2.2 Conjuntos Numéricos
Em um jogo educativo, o tabuleiro é uma representação da reta numérica e o jogador deve posicionar as fichas contendo números reais corretamente no tabuleiro, cujas linhas pontilhadas equivalem a 1 (uma) unidade de medida. Cada acerto vale 10 pontos.
Na sua vez de jogar, Clara recebe as seguintes fichas:
Para que Clara atinja 40 pontos nessa rodada, a figura que representa seu jogo, após a colocação das fichas no tabuleiro, é:
- História | B. Roma
(UEL) Otávio tornou-se o primeiro imperador no período do alto império romano e a Pax romana impôs militarmente seu domínio hegemônico no cotidiano de diferentes povos da região norte da África e de grande parte da Europa.
Com base nos conhecimentos sobre o Império Romano sob o governo de Otávio, considere as afirmativas a seguir.
I. Quando Otávio se tornou o primeiro romano a congregar o título de Augusto, implantou-se o culto ao governante, diferentemente dos dirigentes anteriores.
II. Otávio buscou interferir no cotidiano dos romanos ao incentivar a constituição de famílias numerosas e impor punição às mulheres adúlteras.
III. Sob seu governo, estabeleceu-se uma diferença dos governos anteriores pelo sistema de coleta de impostos, pois o Estado assumiu o papel que era dos publicanos.
IV. A organização social dos romanos distribuído em ordens sociais foi revisada e implantou-se a hereditariedade como critério privilegiado da diferenciação.
Assinale a alternativa correta.