Observou-se que todas as formigas de um formigueiro trabalham de maneira ordeira e organizada. Foi feito um experimento com duas formigas e os resultados obtidos foram esboçados em um plano cartesiano no qual os eixos estão graduados em quilômetros. As duas formigas partiram juntas do ponto O, origem do plano cartesiano xOy. Uma delas caminhou horizontalmente para o lado direito, a uma velocidade de 4 km/h. A outra caminhou verticalmente para cima, à velocidade de 3 km/h. Após 2 horas de movimento, quais as coordenadas cartesianas das posições de cada formiga?
Questões relacionadas
- História | 5.1 Expansão Marítima
(ETEC) Leia o texto, a seguir, sobre as viagens dos europeus no final do século XV.
Vasco da Gama conseguiu fazer o que Colombo tentou e não conseguiu – encontrar o caminho marítimo para a Ásia.
As especiarias, pedras preciosas, sedas e porcelanas da Índia e da China eram uma fonte importante de riqueza que agora rumava para a Europa. A Europa não tinha necessidade de terras, e sim de riquezas e da confiança de que poderia expandir seus horizontes.
(Revista de História da Biblioteca Nacional n° 84. Setembro de 2012, p.33. Adaptado)
Analisando as informações do texto, é correto afirmar que as viagens citadas se inserem no contexto
- Química | 3.7 Polímeros
(UPE) Impressoras 3D vêm revolucionando por causa da sua versatilidade. Um exemplo é a produção de exoesqueleto à base de polímeros, que podem substituir o gesso, como mostrado na figura abaixo.
(Disponível em: http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/peca-impressa-em-3d-substitui-gesso-usado-em-fraturas. Adaptado.)
O nylon é um material muito interessante para esse tipo de impressão, uma vez que produz peças flexíveis e muito resistentes. Um tipo de estrutura polimérica desse material é representada por - Arte | 6.4 Tendências Contemporâneas
O hip hop tem sua filosofia própria, com valores construídos pela condição das experiências vividas nas periferias de muitas cidades. Colocando-se como um contraponto à miséria, às drogas, ao crime e à violência, o hip hop busca interpretar a realidade social. Seu objetivo é justamente encontrar saídas e fornecer uma alternativa à população excluída.
SOUZA, J.; FIALHO, V. M.; ARALDI, J. Hip hop: da rua para a escola. Porto Alegre: Sulina, 2008.
As autoras abordam no texto um movimento cultural que também tem características reconhecidas
- Biologia | 09. Botânica
A figura abaixo ilustra o movimento daseiva xilêmica em uma planta.
Mesmo que essa plantaviesse a sofrer ação contínua do vento e sua copa crescesse voltada para baixo,essa seiva continuaria naturalmente seu percurso.
O que garante o transporte dessa seiva é a
- Arte - Fundamental | 04.3. Pintura
MATERIAL
- Aparelhagem completa para reprodução de imagens (Data-Show)
- Materiais variados como: papéis coloridos de várias gramaturas, texturas, estampas, tintas coloridas variadas, lápis de cor, canetinhas, giz de cera, cola alto relevo, papéis de bala, tecidos, E.V.A, tampinhas, linhas, etc .
- Cola
- Tesoura sem ponta
- Pratinhos de papel
PROCEDIMENTOS
- O professor deverá reproduzir imagens (data-show) de alguns trabalhos de artistas, mostrando para as crianças as outras formas que eles empregam as cores, sem ser nas pinturas, e os diversos materiais utilizados por eles.
Disponível: https://www.escritoriodearte.com/artista/aldemir-martins/pratos-9346
https://www.escritoriodearte.com/artista/candido-portinari/estrela-3196
http://elblogdebenxamin.blogspot.com/2009/06/picasso-y-la-ceramica.htm
http://elblogdebenxamin.blogspot.com/search/label/Artistas
https://catracalivre.com.br/arquivo/artista-cria-obras-de-arte-em-3d-a- partir-de-tirinhas-de-papel/
- O professor vai falar um pouco sobre o artista Aldemir Martins e sobre a obra que vai ser trabalhada.
Disponível:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Aldemir_Martins
https://www.escritoriodearte.com/artista/aldemir-martins/pavao-7922
Serigrafia sobre papel
1995 - 70 x 100 cm
- Este trabalho deve ser feito individualmente.
- O professor vai colocar as carteiras em forma de U, dentro da sala .
- O professor deverá imprimir a imagem do “Pavão – Aldemir Martins” em tamanho grande e colocar na frente do quadro para melhor visualização das crianças.
- Instrua as crianças a observar a imagem e os detalhes que ela possui. Observar as cores, formas, texturas, etc.
- Distribua os pratinhos de papel, cola e tesoura para cada criança.
- Instrua sempre as crianças sobre o manuseio da tesoura e cola.
- Peça as crianças para fazerem um desenho livre, se inspirando na obra que está exposta.
- Esta atividade é bem legal pois mostra como cada criança enxerga esta obra.
- Instrua as crianças sobre o tamanho do desenho e o enquadramento deste, dentro do pratinho.
- Depois do desenho pronto, coloque todos os materiais disponíveis em cima de uma mesa grande, no centro da roda, e deixe as crianças escolherem os materiais que vão usar para fazer o acabamento do desenho na releitura desta obra.
- Fale com os alunos para fazer a colagem dos materiais no trabalho somente depois de ter definido o local .
- Incentive-as a misturar colagens com desenhos misturando os materiais para ficar uma composição bem legal.
- Depois de pronto, peça as crianças para assinar seu trabalho, dar um nome para seu pavão.
Fonte: https://br.pinterest.com/pin/421790321321279473/
Fonte: https://br.pinterest.com/pin/437341813808014555/
EXPERIÊNCIA NA ARTE