A peça publicitária em pauta busca promover uma conscientização social. Pela análise dos procedimentos argumentativos utilizados pelo autor, o texto
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.04 Inferência, Dedução ou Conclusão
LISBOA: AVENTURAS
tomei um expresso
cheguei de foguete
subi num bonde
desci de um elétrico
pedi um cafezinho
serviram-me uma bica
quis comprar meias
só vendiam peúgas
fui dar descarga
disparei um autoclismo
gritei ‘ó cara!”
responderam-me “ó pá”
positivamente
as aves que aqui gorjeiam não gorjeiam
como lá.
PAES, J. P. A poesia está morta, mas juro que não fui eu. São Paulo: Duas cidades, 1988.
No texto, a diversidade linguística é apresentada pela ótica de um observador que entra em contato com uma comunidade linguística diferente da sua. Esse observador é um:
- Física
Um projétil é lançado obliquamente, a partir de um solo plano e horizontal, com uma velocidade que forma com a horizontal um ângulo e atinge a altura máxima de 8,45m.
Sabendo que, no ponto mais alto da trajetória, a velocidade escalar do projétil é 9,0 m/s pode-se afirmar que o alcance horizontal do lançamento é em m:
Dados:
- Intensidade da aceleração da gravidade g=10m/s2
- Despreze a resistência do ar
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Texto base: 10470256
Texto para a questão Uma educação com mais sentido para os jovens Mais um passo importante para construção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi dado esta semana, com a entrega pelo MEC do documento proposto para o ensino médio. A proposta tem potencial para contribuir no avanço desta etapa da Educação Básica, tão desafiadora quanto urgente. [...] 72,5% dos alunos concluem o ensino médio sem níveis adequados de aprendizagem em língua portuguesa, de acordo com relatório do Movimento Todos pela Educação. Em matemática, a situação é ainda mais dramática: 92,7% não alcançam níveis satisfatórios. A BNCC do ensino médio começa a abrir caminhos para uma educação com mais sentido para os jovens, oferecendo escolhas e permitindo que eles assumam o protagonismo de sua própria aprendizagem. O documento organiza as aprendizagens essenciais por áreas de conhecimentos, que são: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. [...] Vale lembrar que a BNCC diz respeito à parte comum e obrigatória dos futuros currículos; para a outra parte, as escolas oferecerão itinerários formativos, ou seja, os alunos escolherão o que estudar. [...] O documento começou a ser elaborado em 2015, em um processo democrático que abriu espaços para ouvir toda a sociedade em diversas consultas públicas. E a entrega do texto para o Ensino Médio é mais um passo significativo desse caminho. PEREIRA, Camila Cardoso; REPULHO, Cleuza; HENRIQUES, Ricardo. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/
artigo-uma-educacao-com-mais-sentido-para-os-jovens-22553401>. Acesso em: 24 jul. 2018. Adaptado.
Enunciado:
Releia o seguinte fragmento:
Vale lembrar que a BNCC diz respeito à parte comum e obrigatória dos futuros currículos; para a outra parte, as escolas oferecerão itinerários formativos, ou seja, os alunos escolherão o que estudar.
A definição do dicionário adequada ao contexto do termo destacado é:
- Física | 4.2 Reflexão da Luz
Valorizando a estética e a aerodinâmica alguns projetistas reduzem o tamanho dos retrovisores nos carros modernos. Essa atitude acabara prejudicando o motorista e para melhorar a visibilidade, acabam comprando um pequeno espelho convexo que pode ser colado ao retrovisor original. Na foto, dá para ver a lateral de um carro que já não estava mais visível no espelho normal.
Relacionando as devidas propriedades físicas dos dois espelhos em questão com as finalidades a que se destinam, a medida tomada pelo motorista ao comprar o pequeno espelho
- Língua Inglesa | 1.6 Interpretação de Imagem
Disponível em: https://br.pinterest.com/pin. Acesso em: 02 fev. 2020 (FAF).
A mensagem acima estabelece uma relação entre os erros que cometemos e nosso crescimento pessoal. A partir da frase, percebe-se