o rótulo do produto descreve características de uma doença que pode ser prevenida com o(a)
Questões relacionadas
- Biologia | 12.3 Ciclos Biogeoquímicos
Analise as três afirmações seguintes sobre ciclos biogeoquímicos.
I. A respiração dos seres vivos e a queima de combustíveis fósseis e de vegetação restituem carbono à atmosfera.
II. Diferentes tipos de bactérias participam da ciclagem do nitrogênio: as fixadoras, que transformam o gás nitrogênio em amônia, as nitrificantes, que produzem nitrito e nitrato, e as desnitrificantes, que devolvem o nitrogênio gasoso à atmosfera.
III. Pelo processo da transpiração, as plantas bombeiam, continuamente, água do solo para a atmosfera, e esse vapor de água se condensa e contribui para a formação de nuvens, voltando à terra como chuva.
Está correto o que se afirma em
- Química | 1.4 Ligações Químicas
(UECE) Em 1960, o cientista alemão Uwe Hiller sugeriu que a habilidade das lagartixas de caminhar nas paredes e no teto era por conta de forças de atração e repulsão entre moléculas das patas da lagartixa e as “moléculas” da parede, as chamadas forças de Van der Waals. Esta hipótese foi confirmada em 2002 por uma equipe de pesquisadores de Universidades da Califórnia. Sobre as Forças de Van de Waals, assinale a afirmação verdadeira.
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
Os anfíbios são animais que apresentam dependência de um ambiente úmido ou aquático. Nos anfíbios, a pele é de fundamental importância para a maioria das atividades vitais, apresenta glândulas de muco para conservar-se úmida, favorecendo as trocas gasosas e, também, pode apresentar glândulas de veneno contra microrganismos e predadores.
Segundo a Teoria Evolutiva de Darwin, essas características dos anfíbios representam a:
- Biologia | 8.6 Verminoses
(CFT-MG) Observe a foto de um indivíduo com parasitose.
Essa pessoa adquiriu a doença porque
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
George Stephenson (1781-1848), engenheiro inglês, certa vez comentou que:
“Minha locomotiva a vapor é movida pela luz solar, captada por plantas verdes há milhões de anos”.
Por mais surpreendente que esse comentário de Stephenson possa parecer, ele tinha razão.
A queima do carvão mineral, usado como combustível nessa locomotiva, liberou a energia luminosa captada por plantas que viveram há mais de milhões de anos. Enquanto vivas, essas plantas sintetizaram compostos orgânicos a partir da presença de luz, água e gás carbônico, se desenvolveram, cresceram e se reproduziram. Após terem morrido, foram soterradas por muitas camadas de sedimentos, o que impediu sua total decomposição por fungos e bactérias.
Assim, gradativamente, esses compostos orgânicos, submetidos a grandes pressões e elevadas temperaturas, foram lentamente se transformando em minério de carvão. Portanto, esse carvão mineral armazenou parte da energia luminosa captada pela fotossíntese há milhões de anos.
Considerando o processo descrito no texto, realizado pelas plantas enquanto vivas, pode se afirmar corretamente que ele: