O quadro apresenta alguns exemplos de combustíveis empregados em residências, indústrias e meios de transporte.
São combustíveis líquidos à temperatura ambiente de 25°C:
Questões relacionadas
- História | 3.2 Era Vargas
(UFSM) Sobre a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, assinale a alternativa correta.
- História | 1.5 Ciclo do Açúcar e Sociedade Colonial
(FGV) "O primeiro grupo social utilizado pelos portugueses como escravo foi o das comunidades indígenas encontradas no Brasil. A lógica era simples: os índios estavam localizados junto ao litoral, e o custo inicial era pequeno, se comparado ao trabalhador originário de Portugal. (...)
No entanto, rapidamente ocorreu um declínio no emprego do trabalhador indígena."
(Rubim Santos Leão de Aquino et alii, "Sociedade brasileira: uma história através dos movimentos sociais")
O declínio a que o texto se refere e o avanço da exploração do trabalhador escravo africano podem ser explicados:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.9 Adjunto Adverbial
Texto base: 10470066
Leia este fragmento de um conto para responder à questão. A gata que entrou em casa Era uma vez uma gata; uma gata selvagem que vivia totalmente sozinha ao ar livre por entre arbustos. Após algum tempo, ela se cansou de viver sozinha e arrumou para si um marido: um outro gato selvagem que ela pensou ser a criatura mais admirável de toda a selva. Um dia, quando vagavam juntos ao longo do capim alto, graurrr! — de lá de fora saltou o Leopardo, atingindo o marido da Gata e rolando com ele no chão; tudo era pele e garra, diretamente ao pó. — Oh-oh! — disse a gata. — Vejo que meu marido está coberto de pó e que não é a criatura mais admirável de toda a selva; é o Leopardo. Então, a Gata foi viver com o Leopardo. Eles viveram muito felizes juntos até que um dia, quando caçavam nos arbustos, de repente vush! — das sombras saltou o Leão diretamente nas costas do Leopardo, e comeu-o inteiro. — Oh-o-oh! — disse a Gata. — Vejo que o Leopardo não é a criatura mais admirável de toda a selva; é o Leão! Então, a gata foi viver com o Leão. Eles viveram muito felizes juntos até que um dia, quando caminhavam majestosamente pela floresta, um grande vulto foi surgindo acima de suas cabeças e squash! — o elefante colocou uma pata sobre a cabeça do Leão e o esmagou inteiro, achatando-o. — Oh-o-o-oh! — disse a Gata. — Vejo que o Leão não é a criatura mais admirável de toda a selva; é o Elefante. Então, a Gata foi viver com o Elefante. Ela escalou as costas dele e sentou-se ronronando em seu pescoço, bem entre as duas orelhas. [...] MANDELA, Nelson (Org.). Meus contos africanos. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009. p. 14.
Enunciado:
Eles viveram muito felizes juntos até que um dia, quando caminhavam majestosamente pela floresta, um grande vulto foi surgindo acima de suas cabeças e squash!
O adjunto adverbial em destaque indica
- Literatura | 5.2 Modernismo
(FUVEST 2014 1° FASE) Considere as seguintes comparações entre Vidas secas, de Graciliano Ramos, e Capitães da areia, de Jorge Amado:
I. Quanto à relação desses livros com o contexto histórico em que foram produzidos, verifica-se que ambos são tributários da radicalização político-ideológica subsequente, no Brasil, à Revolução de 1930.
II. Embora os dois livros comportem uma consciência crítica do valor da linguagem no processo de dominação social, em Vidas secas, essa consciência relaciona-se ao emprego de um estilo conciso e até ascético, o que já não ocorre na composição de Capitães da areia.
III. Por diferentes que sejam essas obras, uma e outra conduzem a um final em que se anuncia a redenção social das personagens oprimidas, em um futuro mundo reconciliado, de felicidade coletiva.
Está correto o que se afirma em
- Biologia | 4.1 Envoltórios Celulares
(UEFS) A figura sequencia esquematicamente a dinâmica de um processo de transporte transmembrana, evidenciando alterações conformacionais inerentes ao processo.
Com base em princípios da fisiologia celular, a análise da ilustração subsidia a compreensão de que: