Disponível em: www.geografiaparatodos.com.br. Acesso em: 1 ago. 2012.
A análise da imagem remete a uma estratégia que pressupõe o(a)
Questões relacionadas
- Biologia | 8.3 Monera e Bacterioses
O aparecimento de várias doenças é favorecido pela falta de rede de esgoto, bem como pela falta de drenagem de águas pluviais somada a uma coleta de lixo inadequada.
Se um indivíduo que vive em um ambiente nas condições acima teve contato com águas de enchente e passa a apresentar febre, dor de cabeça e dores musculares, ele pode estar apresentando um caso de
- Geografia | 3.6 Hidrografia
(UNESP) Considere o mapa das bacias hidrográficas brasileiras e analise o gráfico das condições hídricas de uma dessas bacias.
Considerando conhecimentos sobre a situação atual de uso, ocupação demográfica, disponibilidade hídrica e degradação das bacias hidrográficas brasileiras, é correto afirmar que a bacia X se refere à
- Física | 4.4 Lentes e Visão
(UNINORTE)
A figura representa o esquema de um microscópio composto constituído, basicamente, por duas lentes convergentes – a objetiva e a ocular – associadas coaxialmente. Considerando-se o aumento linear transversal do microscópio igual a 100, e um objeto real colocado a 6 mm da objetiva – de distância focal igual a 5 mm – é correto afirmar que a distância, em cm, entre a imagem conjugada pela objetiva e a lente ocular de distância focal igual a 5 cm é
- Química | 3.8 Bioquímica
(Unit)
A mistura de arroz, um cereal de origem asiática, com feijão, uma leguminosa do antigo Egito, é perfeita na composição do prato, em uma alimentação nutricional balanceada. Enquanto o arroz é rico em metionina e deficiente em lisina, o feijão possui bastante lisina e é pobre em metionina, ambos aminoácidos essenciais ao organismo, representados pelas fórmulas químicas em bastão. O hábito cultural de consumi-los juntos, muitas vezes com farinha de mandioca, rica em fibras e carboidratos, remonta à época da colonização.
Considerando-se essas informações e com base em uma alimentação nutritiva e balanceada para a saúde do organismo, é correto afirmar:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
MATERIAL
- Gravura Macunaíma - Aldemir Martins, impressa em tamanho grande
- Disponível: https://www.wikiart.org/en/aldemir-martins/macuna-ma-1982
- Argila
- Palitos de picolé
- Palitos de dente
- Colher e garfinho de plástico
- Jornal
- Recipiente para água
- Tinta acrílica – várias cores
- Avental ou blusa velha
PROCEDIMENTOS
- O professor deverá revisar com os alunos sobre as imagens que compõe a obra Macunaíma-Aldemir Martins.
- Colocar a gravura impressa em tamanho grande em frente ao quadro, na sala de aula para que todos os alunos possam visualizá-la e acompanhar a explanação do professor.
Fonte: https://www.wikiart.org/en/aldemir-martins/macuna-ma-1982
- Observar todos os componentes que fazem parte da obra : bichos, natureza, céu...
- Que tal brincar de argila?
- A proposta para esta aula é a reprodução dos componentes que estão na obra, em argila.
- Pode-se trabalhar em grupo de 04 crianças .
- Colocar o avental ou blusa velha em cada criança.
- Forrar a mesa com jornal.
- Distribuir os potinhos com água e os palitinhos.
- Entregar um pedaço de argila para cada criança.
- Primeiramente, deixar elas brincarem com a argila: amassar, bater, riscar com o palitinho, furar, para conhecerem bem o material e ver as possibilidades que ele proporciona.
- Depois, sugerir às crianças que comecem a modelar se inspirando nos desenhos da obra de Macunaíma. Poderão criar: macacos, araras, onças, tatu , flores, frutos, céu,, Deixar a imaginação fluir... .
- Deixar as crianças criarem quantas peças quiserem.
- Depois de tudo modelado, deixar secar. (Professor, não se esqueça de colocar o nome dos alunos embaixo de cada peça modelada).
- O ideal é que as peças sejam queimadas em forno próprio para cerâmica , para adquirirem maior resistência. Se na escola não tiver este forno, esta queima poderá ser terceirizada com algum ceramista.
- Para dar um acabamento bem legal, depois de queimadas, as peças deverão ser pintadas com tinta acrílica.
Enunciado:
LEITURA DE IMAGENS - MACUNAÍMA