DAHMER, A. Disponível em: http://malvados.wordpress.com. Acesso em: 11 dez. 2012.
Analisar o processo atual de circulação e de armazenamento de determinados bens culturais diante da transformação decorrente do impacto de novas tecnologias indica que hoje
Questões relacionadas
- Geografia - Fundamental | B. Industrialização Brasileira
.Nos últimos anos, a discussão em torno dos biocombustíveis vem se acentuando. Eles se apresentam como uma opção renovável e menos agressiva ao meio ambiente que os combustíveis fósseis. O Brasil se destaca nesse cenário como um grande produtor de bioetanol de cana-de-açúcar. No entanto, mesmo aparecendo como uma melhor escolha, ainda há impactos ambientais que devem ser debatidos em torno do fomento da produção sucroalcooleira. [...]
Disponível em:< http://www.ufpe.br/agencia/index.php?option=com_content&view=article&id=39727:producao-do-etanol-gera-impactos-ambientais-ainda-sem-monitoramento&catid=441&Itemid=77>. Acesso: 21 out. 2013. (Fragmento)
- A) Cite dois fatores que ajudam a colocar o Brasil como uma grande potência produtora de etanol.
- B) Cite um problema ambiental e um problema social originados da expansão da produção de etanol no Brasil.
- Biologia | 07. Taxonomia
Considerando a tirinha precedente e os aspectos a ela relacionados, julgue os itens seguintes.
O mecanismo de divisão celular por que passa as amebas é essencial para o crescimento e o desenvolvimento de tecidos e para a reposição de células nos seres humanos.
- Matemática - Fundamental | 4.1 Expressões Algébricas
Texto base: Celso possui R$ 8,00. Com esse dinheiro, foi fazer um lanche na lanchonete ao lado de sua casa. Chegando lá, ele pediu um misto quente que custa R$ 3,00, duas empadas que custam R$ 4,00 cada e um refrigerante que custa R$ 3,00.
Enunciado:
a) Qual expressão numérica traduz essa situação?
b) Qual o valor total do lanche pedido por Celso?
c) O dono da lanchonete conhece os pais de Celso e vai anotar a dívida. Usando símbolos matemáticos, como essa anotação poderá ser feita?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.03 Crônica
Leia a crônica “Lápis”, de Mário Prata, para responder.
Sem eletricidade pela manhã e precisando escrever um texto, procurei as canetas. Secas, falhando ou soltando tinta demais, sabe como é? E ali estava um lápis que eu não tenho a menor ideia de como surgiu e há quanto tempo. A ponta apontada.
Comecei a escrever com o lápis. Algumas coisas começaram a acontecer na minha memória e no meu coração. Voltei correndo para o Grupo Escolar D. Henrique Gelain . [...]
E me lembrei que todos nós começamos a escrever com ele. Mas, ainda com sete anos, o sonho era começar a usar a caneta tinteiro e o mata-borrão. Mas isso era coisa para o pessoal mais velho, do segundo ano, na classe da dona Clara. A caneta era com pena que a gente mergulhava no tinteiro. Voltava imundo para casa. Aí o sonho era a caneta Parker (que eu um dia escrevi aqui Park) que já vinha com tinta que a gente carregava em casa, num mecanismo avançadíssimo.
Depois o sonho foi a Lettera 22, depois a IBM de bolinha. [...] E o lápis ficou lá atrás. Só que ele não seca, não acaba e não suja.
Aí me lembrei que existiam uns lápis que tinham uma borrachinha na outra ponta. Para apagar erros. Não resisti, saí e comprei. Não um, mas vários. E, é claro, um apontador. [...]
Aí, não tendo mais o que inventar para brincar, resolvi escrever um texto com letra de forma (porque se chama de forma?), escanear e ver se o computador reconhecia o meu texto [...]
Afinal, hoje em dia, além de preencher cheques, para que serve escrever à mão? Como para que serve saber somar ou subtrair se as maquininhas estão aí? Para que serve o curso primário?
É aqui que eu queria chegar. Não adianta o governo testar alunos e professores e universidades. Vai dar sempre zebra. O buraco é bem mais embaixo senhor Ministro da Educação. Vamos voltar ao lápis e ao dois mais dois. Vamos começar pela base. Vamos escrever a lápis. Mesmo porque, se não der certo, a gente apaga e começa de novo.
Disponível em: <www.cronicas.com.br>.Acesso em: 21 nov. 2012.
A crônica “Lápis” , de Mário Prata, trata desse objeto com saudade, lamentando seu desuso, entretanto a crítica do autor é dirigida
- Geografia - Fundamental | 04. Características naturais do território brasileiro
Leia o texto a seguir que fala da Floresta Amazônica para responder a questão.
Apesar do desmatamento, a floresta amazônica ainda é a maior e mais rica floresta tropical do planeta, e ocupa quase a metade de todo o território brasileiro. Ela é encontrada nos estados do Amazonas, Pará, Acre, Roraima, Rondônia, Amapá, Mato Grosso, Tocantins e Maranhão.
Além da riqueza representada pela imensa variedade de animais e plantas, a floresta também é fonte de muitas coisas úteis como o guaraná, o açaí, a castanha e a seringueira de onde se extrai o látex da borracha.
Muitos cientistas estudam as ervas e plantas da região para fabricar remédios para as mais diferentes doenças. Essa é uma das maiores riquezas que a floresta esconde.
Dizem que a natureza da Amazônia é tão rica por causa do clima da região, chamado equatorial. Faz calor o ano inteiro e chove todo dia na floresta. As chuvas constantes alimentam os rios da Amazônia, que estão entre os maiores da Terra.
Disponível em: http://www.canalkids.com.br/viagem/brasil/floresta2.htm. Acesso em: 10 nov. 2011.
A Amazônia é uma floresta que tem importância mundial. Por isso muitos cientistas fazem pesquisa nesta região.
(A) Por que os cientistas estudam espécies da Floresta Amazônica?
(B) Explique por que é importante preservar a Floresta Amazônica.