Veja, n. 42, 20 out. 2010 (adaptado).
Campanhas de conscientização para o diagnóstico precoce do câncer de mama estão presentes no cotidiano das brasileiras, possibilitando maiores chances de cura para a paciente, em especial se a doença for detectada precocemente. Pela análise dos recursos verbais e não verbais dessa peça publicitária, constata-se que o cartaz
Questões relacionadas
- Matemática | 1.7 Razão, Proporção e Regra de Três
(ENEM 2009 1ªAPLICAÇÃO) Uma escola lançou uma campanha para seus alunos arrecadarem, durante 30 dias, alimentos não perecíveis para doar a uma comunidade carente da região. Vinte alunos aceitaram a tarefa e nos primeiros 10 dias trabalharam 3 horas diárias, arrecadando 12 kg de alimentos por dia. Animados com os resultados, 30 novos alunos somaram-se ao grupo, e passaram a trabalhar 4 horas por dia nos dias seguintes até o término da campanha.
Admitindo-se que o ritmo de coleta tenha se mantido constante, a quantidade de alimentos arrecadados ao final do prazo estipulado seria de
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Pedro e Antônio brincavam de Bolinha de Gude. No finaldo jogo, eles contaram com quantas bolinhas cada um ficou e Antônio disse: “Temos, no total, 23 bolinhas, sendo 11 suas. Agora ficou fácil, não é Pedro?”.
Disponível em: <http://www.efecade.com.br/bolinha-de-gude/>. Acesso em: 11 out. 2013.
A quantidade de bolinhas que Antônio possui é:
- Física | A. Leis de Newton
(UNIT) Uma caixa desliza ao longo de um plano com atrito e inclinado de um ângulo β, em relação à horizontal. Considerando-se essa informação, é correto afirmar que, ao ser aumentado o ângulo β, a força de atrito
- Língua Portuguesa - Fundamental | 2.2 Sinonímia e Antonímia
Leia-as e observe-as com bastante atenção.
A raposa e o corvo
Um dia um corvo estava pousado no galho de uma árvore com um pedaço de queijo no bico quando passou uma raposa. Vendo o corvo com o queijo, a raposa logo começou a matutar um jeito de se apoderar do queijo. Com esta ideia na cabeça, foi para debaixo da árvore, olhou para cima e disse:
-Que pássaro magnífico avisto nessa árvore! Que beleza estonteante! Que cores maravilhosas! Será que ele tem uma voz suave para combinar com tanta beleza! Se tiver, não há dúvida de que deve ser proclamado rei dos pássaros.
Ouvindo aquilo, o corvo ficou de pura vaidade. Para mostrar à raposa que sabia cantar, abriu o bico e soltou um sonoro " Cróóó!" . O queijo veio abaixo, claro, e a raposa abocanhou ligeiro aquela delícia, dizendo:
-Olhe, meu senhor, estou vendo que voz o senhor tem. O que não tem é inteligência!
Moral: cuidado com quem muito elogia.
Do livro Fábulas de Esopo - Companhia das Letrinhas.
Fonte: http://www.metaforas.com.br/infantis/a_raposa_eo_corvo.htm – 19/5/2010 – adaptado.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Fábulas Modernas
Fonte: http://www.contaoutra.com.br/tiras.asp?pagina=4 - 19/5/2010 - adaptado.
A sátira apresentada pela tirinha das Fábulas Modernas, pretende atacar, de alguma forma, o comportamento humano na contemporaneidade: como as informações aconteciam no passado e como funcionam e se realizam nos dias atuais.
A palavra sátira, conforme o trecho anterior, poderia ser substituída por algo sinônimo, de forma a manter o mesmo efeito de sentido, pela palavra
- Matemática | 3.7 Logarítmicas
Em 2011, um terremoto de magnitude 9,0 na escala Richter causou um devastador tsunami no Japão, provocando um alerta na usina nuclear de Fukushima. Em 2013, outro terremoto, de magnitude 7,0 na mesma escala, sacudiu Sichuan (sudoeste da China), deixando centenas de mortos e milhares de feridos. A magnitude de um terremoto na escala Richter pode ser calculada por
Sendo E a energia, em KWh liberada pelo terremoto e E0 uma constante real positiva. Considere que E1 e E2 representam as energias liberadas nos terremotos ocorridos no Japão e na China, respectivamente.
Disponível em: www.terra.com.br. Acesso em: 15 ago. 2013 (adaptado).
Qual a relação entre E1 e E2 ?