Um dos principais indicadores de inflação é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O gráfico apresenta os valores do IPCA nos anos de 1994 e 2011.
O valor mais próximo da mediana de todos os valores da inflação indicados no gráfico é
Questões relacionadas
- Física | 7.2 Quântica
(PUC-SP) Um átomo de hidrogênio gasoso, no seu estado fundamental, tem energia de -13,6 eV .Determine a energia necessária, em eV (elétron-volt), que ele deve absorver para que sofra uma transição para o próximo estado de excitação permitido pelo modelo atômico de Bohr.
- Física | 2.7 Impulso e Quantidade de Movimento
(UERN) Considere um projétil de massa igual a 30,0g, disparado por uma arma, que atinge, horizontalmente, um alvo fixo com velocidade de módulo igual a 400,0 m/s. Desprezando-se a resistência do ar, a intensidade da força média que atua no alvo, durante a penetração do projétil, que dura 0,02s, é igual, em 102N, a:
- Física | 1.1 Ferramentas Básicas
(UECE) Considere um tanque cilíndrico contendo água até uma altura “h”, em metros. No fundo do tanque há uma torneira, através da qual passa um determinado volume (em m3) de água a cada segundo, resultando em uma vazão “q” (em m3/s). É possível escrever a altura em função da vazão “q” através da equação h=R.q onde a constante de proporcionalidade “R” pode ser entendida como uma resistência mecânica à passagem do fluido pela torneira. Assim, a unidade de medida dessa resistência é
- Física | B. Resistores
(UNIPÊ) O corpo humano é bastante sensível à passagem da corrente elétrica devido às atividades musculares, incluindo a respiração e os batimentos cardíacos. Em um teste médico, uma corrente que passa pelo corpo não pode ultrapassar 150,0 μA. Considerando-se a resistência elétrica média de uma pessoa adulta igual a 2,0kΩ, é correto afirmar que a potência dissipada, por efeito Joule, no referido teste, em μW, é igual a
- Química | 3.7 Polímeros
Ao utilizarmos um copo descartável não nos damos conta do longo caminho pelo qual passam os átomos ali existentes, antes e após esse uso. O processo se inicia com a extração do petróleo, que é levado às refinarias para separação de seus componentes. A partir da matéria-prima fornecida pela indústria petroquímica, a indústria química produz o polímero à base de estireno, que é moldado na forma de copo descartável ou de outros objetos, tais como utensílios domésticos. Depois de utilizados, os copos são descartados e jogados no lixo para serem reciclados ou depositados em aterros.
Materiais descartáveis, quando não reciclados, são muitas vezes rejeitados e depositados indiscriminadamente em ambientes naturais. Em consequência, esses materiais são mantidos na natureza por longo período de tempo. No caso de copos plásticos constituídos de polímeros à base de produtos petrolíferos, o ciclo de existência deste material passa por vários processos que envolvem: