A atividade atualmente chamada de ciência tem se mostrado fator importante no desenvolvimento da civilização liberal: serviu para eliminar crenças e práticas supersticiosas, para afastar temores brotados da ignorância e para fornecer base intelectual de avaliação de costumes herdados e de normas tradicionais de conduta.
NAGEL, E. et al. Ciência: natureza e objetivo. São Paulo: Cultrix, 1975 (adaptado).
Questões relacionadas
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto a seguir.
O homem, entre os séculos XIX e XX, começou a viajar de trem, ouvir música em sua casa, falar por telefone, mandar mensagens por telégrafos a outros países, ver filmes, escutar rádio, tirar fotografias. Mudanças muito maiores do que assistimos na passagem do século XX para o XXI. Muda muito mais a vida de uma pessoa começar a ouvir música em sua casa do que passar do disco vinil ao cd. É uma mudança mais radical falar ao telefone do que passar do telefone tradicional para o celular.
Adaptado de SADER, Emir. Século XX: Uma Biografia não Autorizada
Sobre as transformações no mundo tecnológico, podemos concluir que
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Observe a imagem a seguir. Disponível em: <http://goo.gl/RJgahZ>. Acesso em: 03 abr. 2015.
Enunciado:
A charge procura satirizar as
- Arte - Fundamental | 06. Artes Visuais: Renascimento
Assim como Leonardo da Vinci utilizou a câmara escura para auxiliá-lo em seus desenhos, permitindo a ele perceber a profundidade da cena observada com mais clareza, a proposta para esta aula será a construção de uma câmara escura.
O professor vai falar um pouco sobre a câmara escura e como ela funcionava.
Disponível: https://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A2mera_escura
"A câmara escura foi a primeira grande descoberta da fotografia. Se trata de uma caixa com um furo bem pequeno, onde a luz entra somente por este furinho. É possível ver uma imagem projetada do lado invertido.
O funcionamento da câmara escura é de natureza física. A luz entra pelo orifício da caixa e então uma imagem invertida é produzida na parede paralela ao furo feito na caixa. Apesar de ter sido desenvolvida realmente no século XIX, há indícios que de tal experimento era utilizado na Antiguidade para se observar o eclipse solar. Uma outra função da câmara escura seria ajudar os pintores a fazerem esboços de pinturas."
Fonte: http://vidadeprofessor.pro.br/camara-escura-entenda-como-funciona-e-saiba-como-fazer-uma-camara-escura-fotografia-atividade-de-arte/
O professor vai propor aos alunos a construção de uma câmara escura. O professor deverá auxiliar os alunos durante todo o processo de montagem.
Para a construção da câmara escura, basta seguir as orientações abaixo:
- Fonte: http://vidadeprofessor.pro.br/camara-escura-entenda-como-funciona-e-saiba-como-fazer-uma-camara-escura-fotografia-atividade-de-arte/
Depois da câmara escura pronta, deixe os alunos testarem, mirando em objetos que podem ser colocados na sala de aula, aproximando ou afastando dos mesmos para ver o que vai acontecer.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 08. Verbo
Texto base: Leia a receita a seguir para responder a questão. Cone de doce de leite Ingredientes 10 discos médios de massa de pastel (9 cm) manteiga para untar 100 g de doce de leite 4 unidades de paçoca esfarelada Modo de preparo 1°- Corte 10 discos médios de massa de pastel ao meio enrole uma extremidade em direção a outra, formando cones. 2°- Numa assadeira untada com manteiga disponha os 20 cones com a abertura para baixo e leve ao forno médio, 180°C, até dourar (+/- 15 minutos). Deixe esfriar. 3°- Depois de frio, recheie os cones com 100 g de doce de leite, salpique 4 unidades de paçoca esfarelada e sirva em seguida. DICA: Para manter os cones em pé coloque açúcar dentro de copos e encaixe os canudos. Disponível em: http://www.receitas.com/maisvoce/cone-de-doce-de-leite-4ef313fa3a96256ffc002533. Acesso em 10 jan. 2012.
Enunciado:
Leia os verbos retirados da receita.
Todos os verbos apresentados estão flexionados no modo imperativo.
Explique por que na receita é comum aparecer verbos nesse modo verbal.
- Biologia | 3.4 Ácidos Nucleicos
Um grupo de pesquisadores brasileiros das universidades Estadual de Campinas (Unicamp) e de São Paulo (USP) está mostrando, em artigos científicos, que sequências genéticas podem ter uma estrutura matemática semelhante aos Códigos Corretores de Erros (ECC, sigla de errorcorrecting codes) utilizados tanto no sistema de transmissão como de gravação digital. Os ECCs são um conjunto de comandos embutidos em softwares instalados nos chips de computadores, em equipamentos de telecomunicações, televisores e smartphones, para corrigir informações digitais com defeitos ao longo de uma conversa telefônica ou, por exemplo, no armazenamento de dados no disco rígido de um computador. A mesma lógica matemática, de acordo com os pesquisadores, está presente na formação do DNA — o ácido desoxirribonucleico que carrega nas células os genes e todas as instruções para a formação e a manutenção de um ser vivo. No estudo, eles comparam as equações algébricas de um código corretor de erros com certas sequências do DNA, atribuindo uma lógica aos nucleotídeos que formam o genoma – timina (T), guanina (G), citosina (C) e adenina (A) – e descobriram que há padrões ligando o nucleotídeo a um número. Assim, dependendo do tipo de sequência, o A é representado pelo 0, o C é 2, o G, 1 e o T, 3, por exemplo. Na linguagem digital, formada de bits, as informações são traduzidas em 0 ou 1. “Mostramos que o DNA tem sequências que seguem estruturas matemáticas e as mesmas regras da comunicação digital”, diz um pesquisador do Departamento de Genética da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da USP. “A sequência de DNA não é aleatória, segue um padrão”.
(OLIVEIRA, 2015).
A respeito da molécula de DNA e o código genético, pode-se inferir que