Analise a imagem a seguir.
OITICICA, H. Parangolé. Disponível em: www.muhka.be. Acesso em: 23 maio 2012.
Inspirada em fantasias de Carnaval, a arte apresentada se opunha à concepção de patrimônio vigente nas décadas de 1960 e 1970 na medida em que
Questões relacionadas
- Biologia | 9.1 Grupos Vegetais
(UNICENTRO)
O cladograma representa a evolução das algas e das plantas. De acordo com a ilustração, sobre as características dos principais grupos de plantas, é correto afirmar, exceto:
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
(UNIME)
Os cientistas que estudam plantas carnívoras as veem como modelos para explorar algumas questões importantes, incluindo como alguns organismos se adaptam à escassez e à adversidade extrema e como seres sem músculos nem cérebro podem atrair outros que possuem ambos, além de mobilidade. Plantas carnívoras podem dar exemplos práticos. Algumas enzimas nessas espécies permanecem excepcionalmente estáveis em condições de altas temperaturas e acidez que dizimam enzimas na maioria das outras plantas. As 590 ou mais espécies de plantas carnívoras conhecidas são portadoras de clorofila, sendo membros legítimos do reino vegetal. Elas fazem fotossíntese, produzindo açúcares a partir de água, dióxido de carbono e luz solar. No entanto, elas também precisam de nitrogênio, fósforo e enxofre, que a maioria das espécies absorve da terra. No caso das espécies carnívoras, que vivem em habitat marginais com solo empobrecido, é preciso adquirir seus nutrientes de fontes alternativas. É aí que os animais são úteis. Algumas delas, como as da família Nepenthaceae, captam a água da chuva na base de uma cavidade com cores brilhantes, adicionando um toque de néctar tentador e enzimas digestivas à mistura. Algumas lubrificam as bordas e as laterais da cavidade com cera ou poeira. “Os insetos escorregam e caem no abismo”, disse Thomas Givnish da Universidade de Wisconsin-Madison. Quando ela está com fome, sua armadilha de dois lados, agora preenchidos com um pigmento vermelho atraente, se abre e expõe os pelos sensoriais da planta. Se um inseto pousar e tocar um dos pelos, disse Hedrich, “acaba desencadeando a ação”. Se, nos próximos 30 segundos, o desafortunado visitante tocar outro pelo, zap, as paredes da armadilha se fecham em um décimo de segundo — três vezes mais rápido que o piscar de olhos.
(OS CIENTISTAS..., 2015)
As estratégias que as plantas carnívoras ganharam ao longo do processo evolutivo viabilizam:
- Arte - Fundamental | 02. Arte e Identidade
1 - Realize uma pesquisa visual com os alunos sobre imagens de corpos humanos e monte um painel destas imagens. Não deixe intervalo entre as imagens, buscando um resultado parecido com:
Disponível em: <http://oasistalktonight.wordpress.com/tag/concurso/. Acesso em: 20 mar. 2014
2 - Comente com alunos sobre o resultado: como o corpo é visto na atualidade? O que interessa apresentar a respeito dele? O corpo é tratado mais pela aparência ou há preocupação com o que as pessoas têm em essência? Há uma ditadura em relação aos modelos que um corpo deve seguir? Como isso interfere em nossas vidas? De que modo estamos alimentando essa imagem do corpo? De que modo e em que circunstâncias algo diferente emerge do corpo? O corpo sofre? De que modo estamos alimentando o que está dentro do corpo, nossa mente, nosso espírito? Isso reflete de que forma no mundo?
3 - Em seguida, distribua a turma em grupos de 4 alunos e dê a cada grupo uma destas imagens:
KAHLO, Frida. Raízes - 1943. 35 X 50cm. Óleo sobre Metal. Coleção Particular.
Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u60782.shtml>. Acesso em: 20 mar. 2014.
Vênus de Milo, 130 a.C. Escultura em Mármore. 203 cm altura.
Disponível em: <http://beauarte.no.sapo.pt/escultura.htm>. Acesso em: 20 mar. 2014.
NOLDE, Emil. Conversa (com sombras).Aquarela sobre papel japonês. 24,5 X 16,8cm
Disponível em: <http://www.the-athenaeum.org/art/detail.php?ID=125740>. Acesso em: 20 mar. 2014.
MATISSE, Henry. Ícarus, 1947. Colage . 41.9 x 26 cm. Metropolitan. Nova York.
Disponível em: <http://www.metmuseum.org/collections/search-the-collections/337069>. Acesso em: 20 mar. 2014.
MALFATI, Anita. O homem de sete cores, 1915-16. Carvão e pastel s/ papel. 60,7x45cm. Col. Roberto Pinto de Souza, SP. Disponível em: <http://obrasanitamalfatti.wordpress.com/>. Acesso em: 20 mar. 2014.
2 - De posse das imagens, cada grupo deverá discutir o significado delas. O que estas imagens têm a dizer sobre o corpo? Chame a atenção do grupo de Frida Kahlo para o fato de que é um autorretrato. Como a artista se vê ali? Por quê? Nos demais artistas, o que importava? A representação do corpo simplesmente? Por que aquelas formas, aquelas cores?
3 - Proponha que eles registrem pelo menos cinco percepções diferentes sobre as imagens.
4 - Em seguida, os grupos deverão fazer uma breve pesquisa sobre os autores e as respectivas obras: cada aluno fará, individualmente, a sua pesquisa em casa, trazendo os resultados para a próxima aula.
5 - Na aula seguinte, ajude-os a organizar as informações que serão apresentadas à turma.
6 - Para concluir, proponha que cada grupo realize uma colagem a partir de jornais, na qual estejam representadas suas percepções sobre o artista e a obra, utilizando apenas palavras.
7 - As colagens deverão ser feitas a partir da imagem trabalhada inicialmente, formando, ao seu redor, uma moldura de palavras. Atenção para a composição desta moldura: as palavras deverão preencher o espaço de forma retilínea!
8 - Cada grupo apresentará para turma os resultados de seu trabalho.
- Arte - Fundamental | 04. Elementos da Composição Artística
Observe a imagem.
Nu azul, de Henri Matisse.1952. Pompidou, Paris, França.
A obra faz parte de uma série de recortes que o artista Henri Matisse criou já no fim de sua vida. Acerca da técnica empregada para a elaboração dessa obra, pode-se afirmar que o artista
- História
A Coluna Prestes, que percorreu cerca de 25 mil quilômetros no interior do Brasil entre 1924 e 1927, associa-se: