(ENEM 2017 2ªAPLICAÇÃO) Em certa loja de roupas,o lucro na vendade uma camiseta é de 25% do preço de custo da camisetapago pela jola.Já o lucro na venda de uma bermuda é de 30% do preço de custo da bermuda,e na venda de uma calça o lucro é de 20% sobre o preço de custo da calça.Um cliente comprou nessa loja duas camisetas,cujo preço de custo foi R$ 40,00 cada uma,uma bermuda que teve preço de custo de R$ 60,00 duas calças,ambas com mesmo preço de custo.Sabe-se que,com essa compra,o cliente proporcionou um lucro de R$ 78,00 para a loja.Considerando essas informações,qual foi o preço de custo,em real,pago por uma calça?Considerando essas informações,qual foi o preço de custo,em real,pago por uma calça?
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Suponha que a etapa final de uma gincana escolar consista em um desafio de conhecimentos. Cada equipe escolheria 10 alunos para realizar uma prova objetiva, e a pontuação da equipe seria dada pela mediana das notas obtidas pelos alunos. As provas valiam, no máximo, 10 pontos cada. Ao final, a vencedora foi a equipe Ômega, com 7,8 pontos, seguida pela equipe Delta, com 7,6 pontos. Um dos alunos da equipe Gama, a qual ficou na terceira e última colocação, não pôde comparecer, tendo recebido nota zero na prova. As notas obtidas pelos 10 alunos da equipe Gama foram 10; 6,5; 8; 10; 7; 6,5; 7; 8; 6; 0.
Se o aluno da equipe Gama que faltou tivesse comparecido, essa equipe
- Química | A. Equilíbrio Químico
O medicamento Aspirina® contém o ácido acetilsalicílico (AAS) como princípio ativo, o qual inibe a atividade de enzimas que promovem o aparecimento de dor, febre e inflamação. O AAS é considerado um ácido fraco que, ao entrar em contato com uma solução aquosa, se ioniza, o que diminui significativamente o processo de absorção. A reação de ionização do AAS está representada de acordo com a equação de equilíbrio:
A análise das informações permite concluir que a forma mais absorvível desse composto é
- Filosofia | 5.2 Filosofia nos Séculos XX e XXI
Sempre que a relevância do discurso entra em jogo, a questão torna-se política por definição, pois é o discurso que faz do homem um ser político. E tudo que os homens fazem, sabem ou experimentam só tem sentido na medida em que pode ser discutido. Haverá, talvez, verdades que ficam além da linguagem e que podem ser de grande relevância para o homem no singular, isto é, para o homem que, seja o que for, não é um ser político. Mas homens no plural, isto é, os homens que vivem e se movem e agem neste mundo, só podem experimentar o significado das coisas por poderem falar e ser inteligíveis entre si e consigo mesmos.
ARENDT, H. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.
No trecho, a filósofa Hannah Arendt mostra a importância da linguagem no processo de
- Arte
(ENEM 2017 1º APLICAÇÃO)
TEXTO I
TEXTO II
No verão de 1954, o artista Robert Rauschenberg (n. 1925) criou o termo combine para se referir a suas novas obras que possuíam aspectos tanto da pintura como da escultura. Em 1958, Cama foi selecionada para ser incluída em uma exposição de jovens artistas americanos e italianos no Festival dos Dois Mundos em Spoleto, na ltália.
Os responsáveis pelo festival, entretanto, se recusaram a expor a obra e a removeram para um depósito. Embora o mundo da arte debatesse a inovação de se pendurar uma cama numa parede, Rauschenberg considerava sua obra “um dos quadros mais acolhedores que já pintei, mas sempre tive medo de que ninguém quisesse se enfiar nela”.
DEMPSEY, A. Estilos, escolas e movimentos: guia enciclopédico da arte moderna. São Paulo: Cosac & Naify. 2003.
A obra de Rauschenberg chocou o público na época em “que foi feita e recebeu forte influência de um movimento artístico que se caracterizava pela
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Texto base: 10470256
Texto para a questão Uma educação com mais sentido para os jovens Mais um passo importante para construção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi dado esta semana, com a entrega pelo MEC do documento proposto para o ensino médio. A proposta tem potencial para contribuir no avanço desta etapa da Educação Básica, tão desafiadora quanto urgente. [...] 72,5% dos alunos concluem o ensino médio sem níveis adequados de aprendizagem em língua portuguesa, de acordo com relatório do Movimento Todos pela Educação. Em matemática, a situação é ainda mais dramática: 92,7% não alcançam níveis satisfatórios. A BNCC do ensino médio começa a abrir caminhos para uma educação com mais sentido para os jovens, oferecendo escolhas e permitindo que eles assumam o protagonismo de sua própria aprendizagem. O documento organiza as aprendizagens essenciais por áreas de conhecimentos, que são: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. [...] Vale lembrar que a BNCC diz respeito à parte comum e obrigatória dos futuros currículos; para a outra parte, as escolas oferecerão itinerários formativos, ou seja, os alunos escolherão o que estudar. [...] O documento começou a ser elaborado em 2015, em um processo democrático que abriu espaços para ouvir toda a sociedade em diversas consultas públicas. E a entrega do texto para o Ensino Médio é mais um passo significativo desse caminho. PEREIRA, Camila Cardoso; REPULHO, Cleuza; HENRIQUES, Ricardo. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/
artigo-uma-educacao-com-mais-sentido-para-os-jovens-22553401>. Acesso em: 24 jul. 2018. Adaptado.
Enunciado:
Releia o seguinte fragmento:
Vale lembrar que a BNCC diz respeito à parte comum e obrigatória dos futuros currículos; para a outra parte, as escolas oferecerão itinerários formativos, ou seja, os alunos escolherão o que estudar.
A definição do dicionário adequada ao contexto do termo destacado é: