Nas informações veiculadas nos órgão de comunicação quando da ocorrência de um terremoto,faz-se referência à magnitude (M),que se refere a quantos graus o fenômeno atingiu na escala Richter.Essa medida quantifica a energia liberada no epicentro do terremoto,e em seu cálculo utilizam-se como parâmetros as medidas da amplitude símica (A),em micrômero,e da frequência (f),em hertz.Esses parâmetros são medidos por aparelhos espeiais chamados sismógrafos,e relacionam-se segundo a função M = log (A x ƒ) + 3,3.Pela magnitude do terremoto na escala Richter,pode-se estimar seus efeitos seus efeitos de acordo com o quadro,onde não estão considerados terremotos de magnitudes superiores a 7,9.
Um terremoto teve sua amplitude e frequências medidas e obteve-se A= 1000 micrômeros e ƒ=0,2 hertz. Use -0,7 como aproximação para log (0,2).
Considerando o quadro apresentado,e analisando o resultado da expressão que fornece a magnitude desse terremoto,conclui-se que ele foi
Questões relacionadas
- Língua Inglesa | 1.4 Reading Strategies
LOS ANGELES . Come summer 2006, Warner Brothers Pictures hopes to usher “Superman” into thousands of theaters after a 19-year absence. But given the tortured history surrounding that studio’s attempts to revive “Superman,” the forerunner of Hollywood’s nowubiquitous comic-book blockbusters, the Man of Steel’s arrival would be nothing short of a miracle. Since Warner began developing a remake of the successful comic-book franchise in 1993, it has spent nearly $10 million in development, employed no fewer than 10 writers, hired four directors and met with scores of Clark Kent hopefuls without settling on one. The latest director . Bryan Singer, who directed “X-Men” and its sequel, was named on July 18 to replace Joseph McGinty Nichol, known as McG, who left the project after refusing to board a plane to Australia, where the studio was determined to make the film.
THE NEW YORK TIMES, JULY 22, 2004
(FUVEST 2005 1ª FASE) The passage suggests that, for its new movie, Warner Brothers Pictures still needs to
- Matemática - Fundamental | 08. Polígonos
Leia atentamente o texto a seguir:
O triângulo (vulgarmente conhecido por “ferrinhos”) é um instrumento de percussão popular e é basicamente uma barra de aço fina dobrada na forma de um triângulo, que possui três lados congruentes, e com o canto esquerdo aberto.
O instrumento usual de orquestra mede entre 15 e 18 centímetros de cada lado, embora ocasionalmente alguns compositores possam pedir formas maiores ou menores.O triângulo é tocado com um “batedor” feito do mesmo metal que a barra original, sendo que, para sons mais suaves, é usada uma baqueta. O triângulo foi primeiramente documentado no século X.
Nos primórdios da sua história, foi usado nas celebrações da igreja e por isso era frequentemente associado com a arte religiosa.
No final do século XVIII, o triângulo era utilizado na orquestra
somente para efeitos especiais excepcionais.
À medida que o século XIX avançava, o instrumento foi gradualmente aceito como um “membro” regular da orquestra.
Marque a afirmativa CORRETA relacionada ao texto acima.
- Língua Espanhola | 1.4 Estratégias de Leitura
TEXTO I
Modelos de Mujer
[…] Mido casi un metro setenta, y eso está bien, pero la última vez que pesé cincuenta y cuatro kilos estaba a punto de cumplir quince años. Eso no tendría mucha importancia si no fuera porque casi siempre peso un poco – uno de esos «pocos» tan elásticos que parecen conceptos de goma – más de sesenta, que no es ya el peso ideal, sino apenas el normal, y eso está francamente mal cuando no tengo un buen día, que de unos años a esta parte es, más o menos, todos los días. Soy lo que la gente suele llamar «una mujer grande», y tengo tanto éxito con los albañiles que trabajan en la calle, como desprecio inspiró a las redactoras de páginas de moda. Mi cara me gusta, y me gusta mi piel, y mi pelo castaño, espeso y ondulado, aunque a veces preferiría ser más rubia, o morena del todo, para escapar de la apabullante mayoría estadística de los tonos marrones, que son los míos y los de casi todo el mundo, por mucho que yo me empeñe en subirme la moral de vez en cuando diciéndome que, en realidad, tengo los ojos de color avellana. […]
GRANDES, A. In: Modelos de Mujer. España: Editorial Tusquets, 2009 (fragmento).
TEXTO II
MAITENA. Disponível em: http://www.maitena.com.ar. Acesso em 03 jan. 2020
É normal encontrarmos estereótipos de como a mulher perfeita deve ser fisicamente. Nas revistas de moda são apresentadas cada vez mais mulheres sem nenhum defeito em seus corpos. Com base no texto e na figura de Maitena é possível compreender que o(a)
- Física | 5.3 Fenômenos Ondulatórios
Ao sintonizarmos uma estação de rádio ou um canal de TV em um aparelho, estamos alterando algumas características elétricas de seu circuito receptor. Das inúmeras ondas eletromagnéticas que chegam simultaneamente ao receptor, somente aquelas que oscilam com determinada frequência resultarão em máxima absorção de energia. O fenômeno descrito é a:
- Língua Portuguesa | 1.3 Voz Autoral, Crítica e Perspectiva do Eu-Lírico
Não há desenvolvimento sem proteção ambiental
O desastre de Brumadinho é uma boa oportunidade para refletir sobre uma visão muito disseminada no Brasil de que a proteção ambiental é um entrave ao desenvolvimento. Tem aumentado o número de pessoas que acreditam na ideia de que o Brasil deveria afrouxar as políticas ambientais como forma de acelerar a economia. Muitos acreditam que devemos desenhar políticas econômicas sem analisar suas consequências ambientais. Isso está profundamente equivocado.
Não há desenvolvimento sem proteção ambiental. Os livros de economia das melhores universidades do mundo já não falam mais de crescimento sem considerar os seus impactos ambientais, que no passado eram tratados como simples “externalidades”. A visão de que o que importa é fazer o bolo crescer para depois dividir a renda e limpar a poluição está totalmente ultrapassada.
Na visão antiga, qualquer forma de produzir minério é boa porque faz a economia crescer, gerando empregos, e isso basta. Não entra nessa perspectiva a análise do custo das vidas e da degradação ambiental de desastres como Brumadinho ou Mariana (este foi o maior da história do Brasil). Se os órgãos ambientais tivessem exigido maiores investimentos da Vale na segurança das barragens antes de conceder a licença, isso teria sido visto como um “entrave ambiental”.
O que ocorre quando há um afrouxamento do licenciamento ambiental é que, de fato, aumenta-se a margem de lucro das empresas, em função da redução dos custos. Isso é bom para as empresas e seus acionistas. Porém, quando ocorre um desastre ambiental, o que há é uma socialização dos prejuízos, que são pagos pela sociedade como um todo. Esse prejuízo ocorre na forma de morte de pessoas, traumas psicológicos, perdas de pertences pessoais, doenças, degradação dos rios e lagos, contaminação dos mananciais de água potável, destruição das florestas que mantêm o regime de chuvas, a vazão dos rios e os insetos que polinizam as lavouras; dentre muitos outros. Portanto, interessa às empresas, mas não interessa à sociedade o afrouxamento do licenciamento ambiental.
Indo além das tragédias de Brumadinho e Mariana, podemos estender essa reflexão para o desenho de políticas econômicas e suas consequências ambientais. Dentro de uma visão convencional e simplista de economia, eliminar incentivos fiscais é positivo, pois reduz distorções do mercado e contribui para o aumento da competitividade. Essa visão está ultrapassada. É essencial considerar os impactos ambientais das políticas econômicas.
[...]
VIANA, Virgílio. Não há desenvolvimento sem proteção ambiental. El País: Opinião, 16 mar. 2019. Disponível em: https://brasil. elpais.com/ brasil/2019/03/15/opinion/1552674544_685747.html. [Adaptado].
Virgílio Viana apresenta em seu texto uma questão bastante polêmica: o desenvolvimento econômico e seu impacto ambiental. A estrutura desse texto revela que o autor faz uso de contraposição de ideias, evidenciando seu posicionamento de que