(ENEM 2017 2ª APLICAÇÃO) Projeção cartográfica é uma transformação que faz corresponder, a cada ponto da superfície terrestre, um ponto no plano.
GASPAR, J. A. Cartas e projeçõe. Lisboa: Lidel, 2005.
As relações do plano de projeção à superfície projetada mostradas nas figuras são identificadas,respectivamente em:
Questões relacionadas
- Geografia | 6.5 Indústria
(UEPB) As proposições abaixo tratam de características da industrialização brasileira. Escreva F quando forem falsas e V quando forem verdadeiras.
( ) Na segunda metade do século XX, o Brasil experimentou uma das mais rápidas transições urbanas da sua história. Transformou-se rapidamente de país rural e agrícola em um país urbano e industrializado, com grande parte da população passando a morar nas cidades. Com a crise 1929, o Brasil voltou-se para o desenvolvimento do mercado interno através de uma industrialização por substituição de importações, o que demandou uma mão de obra numerosa.
( ) No início do crescimento industrial, os investimentos em infraestrutura concentravam-se no Sudeste do país. Esse fenômeno reforçou a tendência à concentração industrial e acentuou as desigualdades regionais.
( ) Apesar de vir perdendo indústrias nas últimas décadas, a Região Sudeste ainda mantém a liderança nacional tanto no que se refere ao valor da produção, quanto ao número de empregados no setor industrial.
( ) Até a década de 1990, a metrópole de São Paulo concentrava a maior parte da produção nacional de veículos. Na última década do século XX, as transnacionais automobilísticas optaram pela descentralização industrial, surgindo unidades produtivas no Sul e no Nordeste.
( ) A década de 1990 foi marcada pela globalização da economia e a consolidação do Brasil como grande e único exportador de tecnologia do mundo.
A alternativa que apresenta a sequência correta é:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Tipologias Textuais
Leia o texto a seguir.
TÍTULO DO PROJETO : GERMINAÇÃO DO FEIJÃO
TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO DO ALUNO :
ESCOLA : ..............
SÉRIE: 6a
PROFESSOR : ....................................................................
- PROPÓSITO DO PROJETO E HIPÓTESE
Eu gostaria de apresentar aos colegas de escola uma pesquisa científica envolvendo o brotamento de feijões. O propósito do projeto será verificar "quem brota primeiro": feijão umedecido com água de torneira, com chá ou com água salgada.
Minha hipótese é que os grãos de feijão umedecidos com água de torneira irão brotar mais rapidamente do que aqueles umedecidos com chá ou com água salgada.
- II. METODOLOGIA
Primeiro eu apresentei meu propósito e destaquei minha hipótese.
Para iniciar meus experimentos, separei três feijões bem formados; coloquei um deles envolvido com algodão embebido em chá, outro em algodão embebido em água de torneira e o último em algodão embebido em água salgada.
Diariamente eu examinei os feijões e mantive, cada um deles, com seu algodão devidamente embebido (chá, água e água salgada). Com isso, pude observar qual feijão brotou em primeiro, em segundo e em terceiro lugar.
Repeti o experimento mais duas vezes, começando desde o princípio, pela escolha de três feijões bem formados.
Feito isso, analisei meus dados e preparei esse Resumo, sua Conclusão e Aplicação.
III. ANÁLISE DOS DADOS
O feijão na água de torneira brotou em segundo lugar no primeiro ensaio, em primeiro lugar no segundo ensaio e em terceiro lugar no terceiro ensaio (2 o , 1 o e 3 o).
O feijão na água salgada brotou em terceiro lugar no primeiro ensaio e em segundo lugar nos dois ensaios seguintes (3 o , 2 o e 2 o).
O feijão no chá brotou em primeiro lugar no primeiro e terceiro ensaios e em terceiro lugar no segundo ensaio (1 o , 3 o e 1 o)
- RESUMO E CONCLUSÃO
Como o feijão embebido em algodão com chá ganhou a parada, tendo brotado em primeiro lugar em dois dos três ensaios, eu rejeito minha hipótese na qual havia declarado que o feijão embebido em água de torneira brotaria em primeiro lugar. Feijão regado a chá brota mais rapidamente que o regado com água de torneira ou com água salgada.
- APLICAÇÃO
Considerando que agora eu tenho essa nova informação, poderei orientar melhor quem precisar dela. Os japoneses, por exemplo, que cultivam muito o broto de feijão poderão se utilizar dessa informação.
Disponível em : <http://www.feiradeciencias.com.br/sala19/texto12.asp>. Acesso em: 13 mar. 2014.
A finalidade comunicativa desse gênero é registrar um procedimento científico. Para que ele tenha validade como um discurso científico é necessário
- Biologia | 12.1 Conceitos Básicos
(UEPA) Leia o texto para responder à questão.
O BICHO
Vi ontem um bicho
Na imundice do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Nem era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem.
(Manuel Bandeira, em Belo Belo e outros poemas. RJ: 1947).
Com base no texto, assinale a alternativa correta.
- Biologia | 6.4 Tecido Nervoso
(UFPI) Observe o esquema relativo à sinapse neuronal e marque a alternativa que contém somente informações corretas sobre os mecanismos funcionais pré e pós-sináptico.
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee el texto.
¿Dónde comprar ropa por Internet?
Últimamente me he vuelto muy fanática de comprar ropa por Internet, muchas veces por la falta de tiempo pero principalmente por la exclusividad de las prendas. Aprovechando el cybermonday y los descuentos, yo prefiero comprar en tiendas en el extranjero, aunque muchas sabemos que pagar el Shipping nos puede salir más caro que la propia prenda, pero yo me he hecho de una lista de tiendas por Internet que nos manda la ropa desde Europa con el Shipping totalmente GRATIS ¿puedes creerlo? y muchas no tienen un monto mínimo.
Disponible en: http://www.kalumis.com/2012/11/donde-comprar-ropa-por-internet.html. Acceso el: 28 mar. 2015.(Fragmento)
A) ¿Según el texto, qué ventajas hay en comprar ropa por internet?
B) Ahora, escribe un pequeño texto hablando sobre tus preferencias a la hora de comprar algo: internet o no, qué observas a la hora de comprar, qué prefieres comprar. Además, habla de las preferencias de otras personas que conoces.