(ENEM 2017 2º APLICAÇÃO)
Os direitos civis, surgidos na luta contra o Absolutismo real, ao se inscreverem nas primeiras constituições modernas, aparecem como se fossem conquistas definitivas de toda a humanidade.Por isso,ainda hoje invocamos esses velhos “direitos naturais” nas batalhas contra os regimes autoritários que subsistem.
QUIRINO, C. G.; MONTES, M. L. Constituições. São Paulo: Ática, 1992 (adaptado).
O conjunto de direitos ao qual o texto se refere inclui
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.08 Figuras de Linguagem
(UNICAMP) É possível fazer educação de qualidade sem escola
É possível fazer educação embaixo de um pé de manga? Não só é, como já acontece em 20 cidades brasileiras e em Angola, Guiné-Bissau e Moçambique.
Decepcionado com o processo de “ensinagem”, o antropólogo Tião Rocha pediu demissão do cargo de professor da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto) e criou em 1984 o CPCD (Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento).
Curvelo, no Sertão mineiro, foi o laboratório da “escola” que abandonou mesa, cadeira, lousa e giz, fez das ruas a sala de aula e envolveu crianças e familiares na pedagogia da roda. “A roda é um lugar da ação e da reflexão, do ouvir e do aprender com o outro. Todos são educadores, porque estão preocupados com a aprendizagem. É uma construção coletiva”, explica.
O educador diz que a roda constrói consensos. “Porque todo processo eletivo é um processo de exclusão, e tudo que exclui não é educativo. Uma escola que seleciona não educa, porque excluiu alguns. A melhor pedagogia é aquela que leva todos os meninos a aprenderem. E todos podem aprender, só que cada um no seu ritmo, não podemos uniformizar.”
Nesses 30 anos, o educador foi engrossando seu dicionário de terminologias educacionais, todas calcadas no saber popular: surgiu a pedagogia do abraço, a pedagogia do brinquedo, a pedagogia do sabão e até oficinas de cafuné. Esta última foi provocada depois que um garoto perguntou: “Tião, como faço para conquistar uma moleca?” Foi a deixa para ele colocar questões de sexualidade na roda.
Para resolver a falência da educação, Tião inventou uma UTI educacional, em que “mães cuidadoras” fazem “biscoito escrevido” e “folia do livro” (biblioteca em forma de festa) para ajudar na alfabetização. E ainda colocou em uso termos como “empodimento”, após várias vezes ser questionado pelas comunidades: “Pode [fazer tal coisa], Tião?” Seguida da resposta certeira: “Pode, pode tudo”.
Aos 66 anos, Tião diz estar convicto de que a escola do futuro não existirá e que ela será substituída por espaços de aprendizagem com todas as ferramentas possíveis e necessárias para os estudantes aprenderem.
“Educação se faz com bons educadores, e o modelo escolar arcaico aprisiona e há décadas dá sinais de falência. Não precisamos de sala, precisamos de gente. Não precisamos de prédio, precisamos de espaços de aprendizado. Não precisamos de livros, precisamos ter todos os instrumentos possíveis que levem o menino a aprender.”
Sem pressa, seguindo a Carta da Terra e citando Ariano Suassuna para dizer que “terceira idade é para fruta: verde, madura e podre”, Tião diz se sentir “privilegiado” de viver o que já viveu e acreditar na utopia de não haver mais nenhuma criança analfabeta no Brasil. “Isso não é uma política de governo, nem de terceiro setor, é uma questão ética”, pontua.
(Qsocial, 09/12/2014. Disponível em http://www.cpcd.org.br/portfolio/e_possivel_fazer_educacao_de_qualidade_100_escola/.)
Em relação ao trecho “E ainda colocou em uso termos como ‘empodimento’, após várias vezes ser questionado pelas comunidades: ‘Pode [fazer tal coisa], Tião?’ Seguida da resposta certeira: ‘Pode, pode tudo’”, é correto afirmar:
- História | 3.1 Espada e Oligárquica
(FUVEST 2015 1ª FASE) Observe a tabela:
IMIGRAÇÃO: BRASIL, 1881 - 1930 (EM MILHARES)
Ano
Chegadas
1881-1885
133,4
1886-1890
391,6
1891-1895
659,7
1896-1900
470,3
1901-1905
279,7
1906-1910
391,6
1911-1915
611,4
1916-1920
186,4
1921-1925
386,6
1926-1930
453,6
Total
3.964,3
Leslie Bethell(ed.),The Cambridge History of Latin America,vol.IV. Adaptado.
Os dados apresentados na tabela se explicam, dentre outros fatores,
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o texto abaixo.
O QUE FOI A TROPICÁLIA?
A música brasileira tem muitos estilos e todos mostram um pouco da cultura, alegria e força do nosso povo. E houve um movimento musical que reuniu vários estilos, muitos artistas talentosos e revolucionou a história da música brasileira. Sabe qual foi? A Tropicália!
(...) A Tropicália, ou Tropicalismo, surgiu em 1967, ainda no tempo da ditadura militar. Um grupo de artistas, cantores, poetas e compositores se reuniram para trazer algo novo para o cenário artístico brasileiro. E conseguiram.
Por causa da ditadura, a música brasileira estava muito nacionalista, ou seja, muito voltada para cantar as maravilhas da nação e lembrar o quanto o povo brasileiro era “sortudo” por viver aqui. A Tropicália foi contra isso.
(...) O Tropicalismo misturou rock, bossa nova, samba, rumba, bolero e baião. A ordem era experimentar, considerar várias possibilidades em todos os sentidos. O disco que deixa isso bem claro é a obra coletiva Tropicália ou Panis et Circensis, que reuniu todos os principais cantores, compositores e maestros do movimento no mesmo disco.
Fonte: <www.ebc.com.br/infantil/voce-sabia/2015/07/o-que-foi-tropicalia>. Acesso em 08 agosto 2016 (adaptado).
Marque a alternativa que explique o que foi o Tropicalismo.
- Geografia | 6.1 Agricultura
A imagem ilustra uma prática agrícola da civilização inca, que é o(a)
- Biologia | 8.6 Verminoses
(FGV) A difilobotríase é uma parasitose adquirida pela ingestão de carne de peixe crua, mal cozida, congelada ou defumada em temperaturas inadequadas, contaminada pela forma larval do agente etiológico. O ciclo do parasita envolve a liberação de proglotes pelas fezes humanas repletas de ovos, que eclodem na água e passam a se hospedar sequencialmente em pequenos crustáceos, em pequenos peixes e, finalmente, em peixes maiores que, ao serem ingeridos nas condições citadas, contaminam os seres humanos.
As informações descritas sobre o ciclo da difilobotríase permite notar semelhanças com o ciclo da