O movimento abolicionista, que levou à libertação dos escravos pela Lei Áurea em 13 de maio de 1888, foi a primeira campanha de dimensões nacionais com participação popular. Nunca antes tantos brasileiros se haviam mobilizado de forma tão intensa por uma causa comum, nem mesmo durante a Guerra do Paraguai. Envolvendo todas as regiões e classes sociais, carregou multidões a comícios e manifestações públicas e mudou de forma dramática as relações políticas e sociais que até então vigoravam no país.
GOMES, L. 1889. São Paulo: Globo, 2013 (adaptado).
O movimento social citado teve como seu principal veículo de propagação o(a)
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 01.1. Texto teatral
Texto base: O componente curricular Empreendedorismo e Ética amplia o conceito de educação, estendendo-se por todo o Ensino Fundamental e Médio, permite a construção de uma noção precisa sobre o capital social, empresarial e humano, construindo com os alunos os instrumentos de modificação da realidade com uma roupagem ética. Garante-se assim uma educação diferenciada, capaz de intervir no espaço da escola e que se lança para, além desse espaço, alcançando o ambiente social. (Manual do Professor – Empreendedorismo e Ética – Pág. 5)
Enunciado:
1. Primeiro passo
1.1. Professor, peça aos alunos que escrevam outras palavras utilizando a palavra ÉTICA, procurando escolher palavras que se relacionem a ela.
1.2. Peça aos alunos que façam uma ilustração para a palavra ÉTICA, no quadro ao lado dela, mostrando uma ação que traduz a ideia de ética.
1.3. Professor, coloque o trabalho dos alunos no mural para apreciação de todos.
E
T
I
C
A
2. Segundo passo
2.1. Professor, reflita com a turma a tirinha do Armandinho.
2.2. Peça aos alunos que observem a tirinha:
a) Registrem as palavras ou expressões que não estão de acordo com um empreendedor social.
b) Escrevam uma frase utilizando as palavras que estão de acordo com um empreendedor social.
Disponível em: <http://dc.rbsdirect.com.br/imagesrc/23090365.jpg?w=660>. Acesso em: 24 abr. 2018.
3. Terceiro passo
3.1. Professor, explique aos alunos que empreendedorismo social é um nome dado a um conjunto de ações empreendedoras que visam à melhoria da sociedade, onde os empreendedores lançam mão de medidas que podem ser ao mesmo tempo lucrativas e sociais.
3.2. Conte para os alunos que “A Caslu”, liderada por Fernanda Gentil atua em algumas épocas festivas do ano (Dia das Crianças, Natal... A cada ação fazemos novas camisas e ajudamos uma nova instituição. Um princípio básico da Caslu: não doamos dinheiro. O dinheiro arrecadado com a venda das camisas é sempre revertido em benefícios pré-definidos e detalhados a cada campanha.
3.3. Assista e comente com os alunos o vídeo “Fernanda Gentil fala sobre o projeto Caslu”, disponível no site:
https://globoplay.globo.com/v/3495744/
- Matemática | 09. Probabilidade
A World Series é a decisão do campeonato norte-americano de beisebol. Os dois times que chegam a essa fase jogam, entre si, até sete partidas. O primeiro desses times que completar quatro vitórias é declarado campeão.
Considere que, em todas as partidas, a probabilidade de qualquer um dos dois times vencer é sempre .
Qual é a probabilidade de o time campeão ser aquele que venceu a primeira partida da World Series?
- Física | 2.6 Hidrostática
(FASA)
A figura representa uma esteira antigravidade, desenvolvida pela NASA, que permite a realização de uma caminhada ou uma corrida com redução de impacto, minimizando o risco de lesões. Nesse aparelho, uma pessoa fica parcialmente imersa em uma bolsa de ar hermeticamente fechada, com a pressão interna maior do que a externa, com peso aparente em torno de 80% do seu peso. Considere-se o módulo da aceleração da gravidade igual a 10 m/s².
Com base nessas informações e nos conhecimentos de Física, conclui-se que o módulo do empuxo exercido sobre a pessoa, com massa corporal de 75,0 kg, enquanto corre na esteira, é igual, em N, a
- Química | A. Equilíbrio Químico
(UFIF) “Um caminhão (...), com 17,6 metros cúbicos de ácido sulfúrico colidiu com outro caminhão, (...), provocando o vazamento de todo o ácido. O produto percorreu o sistema de drenagem e atingiu o córrego Piçarrão. O ácido ficou contido em uma pequena parte do córrego, (...), o que possibilitou aos técnicos a neutralização do produto.”
Fonte: http://www.cetesb.sp.gov.br/noticentro/2008/05/30_vazamento.pdf. Acesso em 26/Out/2016
Para minimizar os problemas ambientais causados pelo acidente descrito acima, indique qual dos sais abaixo pode ser utilizado para neutralizar o ácido sulfúrico:
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
“A cidade é fruto da divisão social do trabalho, sobretudo a partir das comunidades agrárias. Sua origem pode se dizer assim é ao mesmo tempo a origem de um suposto Estado,
das classes sociais, da civilização, da separação do trabalho braçal-trabalho intelectual etc.”
MAMIGONIAN, Armen. Notas sobre a geografia urbana brasileira. In: Novos rumos da geografia brasileira. (org.) Milton Santos.São Paulo: Hucitec, 1996, p.205.
Esse trecho esclarece que cidade é uma forma de organização do espaço, mas que não se restringe só ao espaço.
Partido desse trecho relacione o surgimento das cidades com uma mudança que ocorreu nas relações de poder e uma que alterou a relação de trabalho.