A figura mostra a bateria de um computador portátil, qual a necessita de uma corrente elétrica de 2 A para funcionar corretamente.
Quando a bateria está completamente carregada, o tempo máximo ,em minuto, que esse notebook pode ser usado antes que ela “descarregue” completamente é
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.4 Função do Texto, Função Social e Objeto Comunicativo
Centro das atenções em um planeta cada vez mais interconectado, a Floresta Amazônica expõe inúmeros dilemas. Um dos mais candentes diz respeito à madeira e sua exploração econômica, uma saga que envolve os muitos desafios para a conservação dos recursos naturais às gerações futuras.
Com o olhar jornalístico, crítico e ao mesmo tempo didático, adentramos a Amazônia em busca de histórias e sutilezas que os dados nem sempre revelam. Lapidamos estatísticas e estudos científicos para construir uma síntese útil a quem direciona esforços para conservar a floresta, seja no setor público, seja no setor privado, seja na sociedade civil.
Guiada como uma reportagem, rica em informações ilustradas, a obra Madeira de ponta a ponta revela a diversidade de fraudes na cadeia de produção, transporte e comercialização da madeira, bem como as iniciativas de boas práticas que se disseminam e trazem esperança rumo a um modelo de convivência entre desenvolvimento e manutenção da floresta.
VlLLELA. M.; SPINK, P. In: ADEODATO, S. et al, Madeira de ponta a ponta: o caminho desde a floresta até o consumo. São Paulo: FGV RAE, 2011 (adaptado).
A fim de alcançar seus objetivos comunicativos, os autores escreveram esse texto para
- Língua Portuguesa | C. Concordância
(INSPER)
Texto I
sic - Em latim, significa assim. Expressão usada entre colchetes ou parênteses no meio ou no final de uma declaração entre aspas, ou na transcrição de um documento, para indicar que é assim mesmo, por estranho ou errado que possa ser ou parecer.
(http://www1.folha.uol.com.br/folha/circulo/manual_texto_s.htm)
Texto II
A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, recebeu um grupo de 50 manifestantes, que foram de ônibus a Brasília reclamar sobre a demora para receber os recursos do governo federal. (...)
Em nota divulgada ontem no site do Ministério da Cultura, Ana de Hollanda disse que o ministério "reconhece, valoriza e tem claro [sic] a necessidade da continuidade" do trabalho dos Pontos de Cultura. A nota, no entanto, não aponta quando o problema deve ser resolvido.
(Folha de São Paulo, 23/02/2011)
Considerando-se as informações apresentadas nos textos, é correto afirmar que o motivo da inclusão do “sic”, no Texto II, é apontar uma falha de
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
A REVOLUÇÃO RUSSA
Texto base: Observe a imagem a seguir. Legenda: Abaixo o capitalismo! Viva a ditadura do proletariado! Disponível em: <goo.gl/Y3Uk2N>. Acesso em: 17 nov. 2016
Enunciado:
A Rússia pré-revolucionária era caraterizada por tensões sociais, políticas e sociais. A imagem, intitulada ‘’A luta do cavaleiro vermelho contra o poder negro’, traz uma crítica a este contexto e evidencia que
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
MATERIAL
- Cartolina branca
- Lápis HB
- Lápis de cor
PROCEDIMENTOS
- Falar um pouco sobre o movimento expressionista, como eles usavam a cor e o
gesto para se expressarem.
Disponível: https://pt.wikipedia.org/wiki/Expressionismo
https://www.infoescola.com/artes/expressionismo/
- O professor pode falar também sobre Vicent Van Gogh e mostrar algumas de suas
pinturas expressionistas para servir de inspiração para as crianças.
Disponível: http://expressionismo-csfx.blogspot.com/2011/08/vicent-van-gogh-e-sua-marca-no.html
- Explicar para as crianças que quando elas querem demonstrar fortes emoções
através do desenho, como alegria, raiva, paixão, o desenho que elas fazem devem
ser com gestos fortes e cores intensa s enquanto que cores mais frias e coloridos
menos aparente podem expressar sentimentos como calma, tristeza, entre outros.
- Nesta atividade as crianças vão usar apenas o lápis de cor para que elas possam
associar cores a sentimentos e aprender a utilizar o gesto no desenho para auxiliar na
expressão do mesmo.
- Pedir as crianças para pensarem em alguma experiência já vivida por eles, algum
sentimento forte , como ganhar uma partida de futebol, fazer uma viagem, etc .
- A partir desta experiência, cada criança deverá criar um desenho livre, como os
artista faziam no movimento Expressionista.
- Instruir as crianças a usarem cores mais puras, sem muita mistura, para melhor
compreensão do professor pelo sentimento que a criança quis transmitir com o seu
desenho.
- Deixe que as crianças façam os desenhos livremente, usando toda a sua
criatividade e imaginação.
- Depois de pronto, peça as crianças para dar um nome à sua obra de arte.
AS CORES NO QUINTAL DE ALDEMIR MARTINS
- Física | A. Escalar
Um professor de física, verificando, em sala de aula, que todos os seus alunos encontram-se sentados, passou a fazer algumas afirmações para que eles refletissem e recordassem alguns conceitos sobre movimento. Das afirmações seguintes formuladas pelo professor, a única correta é: