O debate a respeito da natureza da luz perdurou por séculos, oscilando entre a teoria corpuscular e a teoria ondulatória. No início do século XIX, Thomas Young, com a finalidade de auxiliar na discussão, realizou o experimento apresentado de forma simplificada na figura. Nele,um feixe de luz monocromático passa por dois anteparos com fendas muito pequenas. No primeiro anteparo há uma fenda e no segundo, duas fendas. Após passar pelo segundo conjunto de fendas, a luz forma um padrão com franjas claras e escuras.
SILVA,F.W.O.a evolução da teoria ondulatória da luz e os livros didáticos.Revista brasileira de Ensino de Física,n 1, 2007 (adaptado).
Com esse experimento, Young forneceu fortes argumentos para uma interpretação a respeito da natureza da luz, baseada em uma teoria
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 03. Elementos da Linguagem Artística
- Apresente para os alunos as seguintes obras fotográficas. Acrescente outras se achar interessante.
- Fotoforma, Estação da Luz, 1949
- Figura 1 - Geraldo de Barros, Fotoforma, Estação da Luz, 1949. Disponível em: <http://www.itaucultural.org.br/programe-se/agenda/evento/moderna-para-sempre-fotografia-modernista-brasileira-na-colecao-itau-cultural-no-rio-de-janeiro-rj/>, acesso 28 nov. 2016.
- Paralelas e Diagonais (ca. 1950), de José Yalenti
- Figura 2- José Yalenti, Paralelas e Diagonais, (ca. 1950). Fotografia. Disponível em: < http://d3nv1jy4u7zmsc.cloudfront.net/wp-content/uploads/2014/01/Paralelas-e-Diagonais-c1950_Jos%C3%A9-Yalenti_reprodu%C3%A7%C3%A3o-fotogr%C3%A1fica-Jo%C3%A3o-L-Musa.jpg>, acesso 28 nov. 2016.
- Figura 3- Geraldo de Barros, Sem título (Fios telegráficos), ca. 1950.Fotografia. Disponível em: < http://www.tate.org.uk/art/artworks/barros-sem-titlo-fios-telegraficos-l02981>, acesso 28 nov. 2016.
- Figura 4 - Geraldo de Barros, Sem título (Fios telegráficos), ca. 1950.Fotografia. Disponível em: < http://www.ims.com.br/images/86/58/prog_imginterna_1413918658.jpg>, acesso 28 nov. 2016.
2. Faça um debate com a turma sobre as linhas das imagens: os tipos, como foram obtidas, linhas similares vistas na sala de aula.
3.Proponha que saiam em grupos de até quatro alunos pela escola, em busca de imagens inspiradas nas fotografias vistas.
4.Cada grupo deve selecionar até três imagens para uma apresentação e debate com a turma.
- Língua Portuguesa
O homem disse, Está a chover, e depois, Quem é você, Não sou daqui, Anda à procura de comida, Sim, há quatro dias que não comemos, E como sabe que são quatro dias, É um cálculo, Está sozinha, Estou com o meu marido e uns companheiros, Quantos são, Ao todo, sete; Se estão a pensar em ficar conosco, tirem daí o sentido, já somos muitos, Só estamos de passagem, Donde vêm, Estivemos internados desde que a cegueira começou, Ah, sim, a quarentena, não serviu de nada. Porque diz isso, Deixaram-nos sair, Houve um incêndio e nesse momento percebemos que os soldados que nos vigiavam tinham desaparecido, E saíram, Sim, Os vossos soldados devem ter sido dos últimos a cegar, toda a gente está cega, Toda a gente, a cidade toda, o país,
SARAMAGO, J. Ensaio sobre a cegueira. São Paulo: Cia. das Letras. 1995.
A cena retrata as experiências das personagens em um país atingido por uma epidemia. No diálogo, a violação de determinadas regras de pontuação
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.08 Reportagem
Leia o texto a seguir para responder a questão.
Vamos nos arrepender daqui um século?
Mãozinhas que deviam estar pegando no lápis ou nos brinquedos pegam no pesado. Aos seis anos, já têm calos do trabalho em lavouras, pedreiras, carvoarias, fábricas, olarias. Em condições insalubres, muitas vezes com riscos de acidente ou de vida. São inúmeros os comprometimentos físicos e psíquicos provocados nas crianças que, em vez de brincar, trabalham.
O trabalho infantil é proibido pela Constituição, Consolidação das Leis do Trabalho e Estatuto da Criança e do Adolescente; setores da sociedade se mobilizam contra ele, mas os números preocupam. No Brasil, quase três milhões de crianças de 5 a 14 anos trabalham, segundo dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de domicílio), de 1999.
A organização Internacional do Trabalho (OIT) revela que 250 milhões de crianças trabalham em todo o mundo. A OIT apoia diversos projetos para prevenção e erradicação do trabalho infantil. O certo é que, daqui a um século, quando a humanidade olhar para trás, reconhecerá que o trabalho infantil nos causou grandes danos, tal como a escravidão dos séculos 17 a 19.
ANDREATO, Elifas Andreato Comunicação Visual, Ano 3, n.26, maio 2001. Disponível em: http://[email protected] . Acesso em: 9 out. 2012.
A reportagem é um gênero textual do universo jornalístico. Identifique no texto duas características desse gênero textual.
- Língua Inglesa | 1.4 Reading Strategies
WHO urges fully vaccinated people to continue to wear masks
The World Health Organization on Friday urged fully vaccinated people to continue to wear masks, social distance and practice other Covid-19 pandemic safety measures as the highly contagious delta variant spreads rapidly across the globe.
“People cannot feel safe just because they had the two doses. They still need to protect themselves,” Dr. Mariangela Simao, WHO assistant director-general for access to medicines and health products, said during a news briefing from the agency’s Geneva headquarters.
The health organization’s comments come as some countries, including the United States, have largely done away with masks and pandemic-related restrictions as the Covid vaccines have helped drive down the number of new infections and deaths.
Disponível em: https://www.cnbc.com. Acesso em: 13 jul. 2021.
O texto aponta a necessidade da população, mesmo aqueles que foram completamente vacinados, de continuar a usar as máscaras enquanto a pandemia não for solucionada. Para tal abordagem, o texto se baseia em um argumento
- Geografia - Fundamental | 4.01 Regionalização da América
Texto base:
Enunciado:
A área em destaque envolve países que são reconhecidos por terem em comum aspectos físicos, características da população e economia primária. Essa região é denominada