O elétron e sua antipartícula, o pósitron, possuem massas iguais e cargas opostas. Em uma reação em que o elétron e o pósitron, em repouso, se aniquilam, dois fótons de mesma energia são emitidos em sentidos opostos.A energia de cada fóton produzido é, em MeV aproximadamente:
No processo de aniquilação, toda a massa das partículas é transformada em energia dos fótons.
1 eV = 1,6.10-19 J
Velocidade da luz 3.108 m/s
Massa do elétron 9.10-31 kg
Note e adote:
Questões relacionadas
- Química | 2.8 Radioatividade
Detectores de fumaça baseados em ionização funcionam como se fossem um “nariz eletrônico”, acusando a presença de moléculas incomuns (fumaça) em seu interior. Dentro do aparelho, conforme esquematizado na figura, existe uma câmara de ionização aberta para o ar (1) e preenchida com íons (2) formados pelos choques das moléculas do ar com as partículas emitidas pelo elemento químico amerício 95Am243 (3). O amerício expele, no interior da câmara, pequenas partículas radioativas, chamadas partículas alfa, que são núcleos de átomos de 2He4. Com o choque, são formados cátions e elétrons, que transitam em direções opostas entre dois eletrodos. Enquanto houver cátions e elétrons se movendo no interior da câmara, uma corrente se estabelece entre os eletrodos no circuito (4) e, por se considerar que tudo está bem, o alarme (5) permanece em silêncio.
Entretanto, se um incêndio acontecer, partículas de fumaça entram no detector e começam a obstruir a câmara de ionização (6). As partículas de fumaça se prendem aos íons, e o circuito no detector acusa essa mudança imediatamente (7), acionando o alarme (8). Assim que o incêndio é controlado, e a fumaça é removida, a câmara de detecção fica limpa, os íons voltam a se deslocar entre os eletrodos como antes, o circuito é desligado e o alarme para de tocar.
Disponível em: www.explainthatstuff.com. Acesso em: 3 dez. 2018 (adaptado).
O sensor percebe a fumaça quando ela interrompe o(a)
- Geografia - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto e analise a imagem a seguir.
A Terra é dividida em dois hemisférios – Norte e Sul. Devido ao seu formato redondo, há lugares que recebem maior quantidade de luz e calor – lugares mais próximos à Linha do Equador. Assim, ocorre uma diferença de temperatura nos países próximos à Linha do Equador em relação aos países mais distantes. E isso influencia no tipo de vegetação encontrada em cada um desses lugares.
- A) Caracterize o tipo da vegetação encontrada no Brasil (próximo à Linha do Equador).
- B) Caracterize o tipo de vegetação encontrada próximo ao Círculo Ártico, no Canadá.
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
1. Quais eram as condições favoráveis oferecidas pelo Brasil para o cultivo do café?
2. Por que o café foi chamado de “ouro verde” do Brasil?
3. Esse texto é de alguns anos atrás. Por isso, procure saber qual é a posição do café, nos dias atuais, em relação à produção brasileira.
- Biologia
(Uefs) Cada filo é definido por um padrão estrutural básico, que confere ao organismo um funcionamento integrando as diferentes partes. Esse padrão fundamental implica uma rede de relações entre os grupos de unidades estruturais que compõem o organismo e que estabelecem uma eficiente inter-relação funcional.
Com base nas informações e em conhecimentos referentes à classificação dos animais e à dinâmica evolutiva, é correto afirmar:
- Química | A. Cálculos Químicos
(CFTMG) Atletas de levantamento de peso passam pó de magnésio (carbonato de magnésio) em suas mãos para evitar que o suor atrapalhe sua performance ou, até mesmo, cause acidentes. Suponha que, em uma academia especializada, o conjunto de atletas utilize 168,8 de pó de magnésio por dia.
A massa mais aproximada de Mg, em kg, associada à compra de pó de magnésio, para 30 dias de uso, é