Usinas termelétricas, como as instaladas no Ceará, geram energia mais cara que as fontes convencionais, consomem elevados volumes de água, além de usarem carvão como combustível, causando relevantes impactos ambientais. Nessas usinas, as conversões que envolvem maior quantidade de energia são de:
Questões relacionadas
- Biologia | 13.5 Segunda Lei de Mendel
(Unicentro) No ano de 2011, foi comemorado o 189o aniversário de Gregor Mendel. Sobre as contribuições de Mendel para a genética, é correto afirmar:
- Geografia | 6.3 Mineração
(UNISINOS) “A crise dos refugiados que chegam à Europa divide europeus sobre a forma de gerir o fluxo de deslocados, em sua maioria fugitivos da Síria. Após a comoção causada pela imagem do menino sírio Aylan Kurdi morto às margens do Mar Egeu, o grande número de refugiados que chegaram à Europa e o uso de novas rotas além do Mediterrâneo levaram a União Europeia (UE) e a ONU a exigir soluções para o drama humanitário”.
(Zero Hora, Porto Alegre, 5 de setembro de 2015. p. 6. Adaptação.)
Imediatamente após este trágico acontecimento – apenas um entre tantos outros menos visíveis –, dois países europeus anunciaram iniciativa conjunta para “organizar a recepção dos refugiados e uma distribuição equitativa das famílias na Europa”.
Entre estes países, está o mais rico da Europa hoje, o qual prevê receber cerca de 800 mil pedidos de asilo em 2015. Qual é esse país?
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
As ruas de calçamento irregular feito com pedras pé de moleque e o casario colonial do centro histórico de Paraty, município ao sul do estado do Rio de Janeiro, foram palco de uma polêmica encerrada há pouco mais de dez anos: o nome da cidade deveria ser escrito com “y” ou com “i”?
Tudo começou após mudanças nas regras ortográficas da língua portuguesa no Brasil terem determinado a substituição do “y” por “i” em palavras como “Paraty”, que então passou a figurar nos mapas como “Parati”. Revoltados com a alteração, os paratienses se mobilizaram para que o “y” retornasse ao seu devido lugar na grafia do nome da cidade, o que só ocorreu depois da aprovação de uma lei pela Câmara de Vereadores, em 2007.
No caso de “Paraty”, uma das argumentações em favor do uso do “y” teve por base a origem indígena da palavra. “Foi percebido que existem várias tonalidades para a pronúncia do ‘i’ para os indígenas. E cada uma delas tem um significado diferente. O ‘y’ é mais próximo à pronúncia que eles usavam para significar algo no território. É como se fosse ‘Paratii’, que significa água que corre. Aí o linguista achou por bem utilizar o ‘y’ para representar essa pronúncia, o ‘i’ longo, o ‘i’ dobrado”, esclarece uma técnica da coordenação de cartografia do IBGE.
BENEDICTO, M.; LOSCHI, M. Nomes geográficos. Retratos: a revista do IBGE, fev. 2019.
A resolução da polêmica, com a permanência da grafia da palavra “Paraty”, revela que a normatização da língua portuguesa foi desconsiderada por
- Química | 1.5 Funções Inorgânicas
Em um laboratório químico, um estudante encontrou quatro frascos (1, 2, 3 e 4) contendo soluções aquosas incolores de sacarose, KCℓ, HCℓ e NaOH, não necessariamente nessa ordem. Para identificar essas soluções, fez alguns experimentos simples, cujos resultados são apresentados na tabela a seguir:
Frasco
Cor da solução
após a
adição de
fenolftaleína
Condutibilidade elétrica
Reação
com
Mg(OH)2
1
incolor
conduz
não
2
rosa
conduz
não
3
incolor
conduz
sim
4
incolor
não conduz
não
Dado: Soluções aquosas contendo o indicador fenolftaleína são incolores em pH menor do que 8,5 e têm coloração rosa em pH igual a ou maior do que 8,5.As soluções aquosas contidas nos frascos 1, 2, 3 e 4 são, respectivamente, de
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
(CFTSC) Em 2009, comemorou-se o bicentenário de nascimento do naturalista Charles Darwin (1809-1882), assim como os 150 anos de publicação da sua obra Origem das espécies (1859). Charles Darwin, assim como diversos outros naturalistas e pesquisadores contribuíram para o entendimento atual da evolução biológica. No mesmo ano de nascimento de Darwin, Jean Baptiste Lamarck (1744-1829) publicou sua obra Filosofia Zoológica, na qual defende as hipóteses do uso e desuso e da transmissão hereditária dos caracteres adquiridos.
Disponível em: cienciahoje.uol.com.br/135496. Acesso em: 6 set. 2009 (Adaptado).
Com base no texto acima, nas teorias de evolução das espécies e nos princípios genéticos relacionados, assinale a alternativa incorreta.