(VUNESP) Dentre os legados da Grécia Antiga Clássica que se mantêm no mundo contemporâneo, podemos citar:
Questões relacionadas
- Química | 1.1 Introdução à Química
(Unicentro) As substâncias químicas têm propriedades bem definidas e, eventualmente, duas substâncias diferentes podem possuir algumas propriedades iguais, mas não todas elas.
Considerando-se essas informações e os dados da tabela que representa algumas propriedades de substâncias químicas, é correto afirmar:
- Química | 2.5 Oxirredução
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Uma das fontes do dióxido de enxofre, um dos gases precursores da chuva ácida, é a ustulação de sulfetos metálicos (aquecimento em correntes de ar ou oxigênio) para obtenção de metais.
Este gás pode ser retido na fonte poluidora, fazendo-o passar por carbonato de cálcio. As equações que representam tal "retenção" de SO2 são:
CaCO3 + SO2 ->CaSO3 + CO2
CaSO3 + 1/2 O2 ->CaSO4
Geralmente, obtém-se um resíduo contendo mistura de sulfito e sulfato de cálcio, que pode ser convertida em gesso.
Uma das duas equações apresentadas refere-se a uma reação de oxirredução na qual
- Química | 2.2 Propriedades Coligativas
A adição de um soluto à água altera a temperatura de ebulição desse solvente. Para quantificar essa variação em função da concentração e da natureza do soluto, foram feitos experimentos, cujos resultados são apresentados abaixo. Analisando a tabela, observa-se que a variação de temperatura de ebulição é função da concentração de moléculas ou íons de soluto dispersos na solução.
Volume
de
água
(L)
Soluto
Quantidade de
matéria de
soluto
(mol)
Temperatura
de
ebulição
(°C)
1
-
-
100,00
1
NaCℓ
0,5
100,50
1
NaCℓ
1,0
101,00
1
sacarose
0,5
100,25
1
CaCℓ 2
0,5
100,75
Dois novos experimentos foram realizados, adicionando-se 1,0 mol de Na2SO4 a 1 L de água (experimento A) e 1,0 mol de glicose a 0,5 L de água (experimento B). Considere que os resultados desses novos experimentos tenham sido consistentes com os experimentos descritos na tabela. Assim sendo, as temperaturas de ebulição da água, em °C, nas soluções dos experimentos A e B, foram, respectivamente, de
- Biologia | 13.1 Conceitos Básicos
(UDESC) Relacione os conceitos dos verbetes, utilizados na genética, da primeira coluna com o significado da segunda coluna.
1. Genótipo
2. Fenótipo
3. Alelo dominante
4. Alelo recessivo
5. Cromossomos homólogos
6. Lócus gênico
( ) Expressa-se mesmo em heterozigose.
( ) Pareiam-se durante a meiose.
( ) Conjunto de características morfológicas ou funcionais do indivíduo.
( ) Local ocupado pelos genes nos cromossomos.
( ) Constituição genética dos indivíduos.
( ) Expressa-se apenas em homozigose.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.
- Matemática | 3.3 Quadrática ou 2° Grau
(UFRGS) Considere as funções f e g, definidas respectivamente por f(x) = 10x - x2 - 9 e g(x) = 7, representadas no mesmo sistema de coordenadas cartesianas. O gráfico da função g intercepta o gráfico da função f em dois pontos. O gráfico da função f intercepta o eixo das abscissas em dois pontos. A área do quadrilátero convexo com vértices nesses pontos é