(FATEC) Em uma sequência de números naturais, o primeiro termo é 91 e, a partir do segundo termo, cada termo corresponde: à soma dos quadrados dos algarismos do termo anterior (caso esse termo seja um número com mais de um algarismo) ou ao quadrado do termo anterior (caso esse termo seja um número de apenas um algarismo).
Assim, o segundo termo dessa sequência é 92 + 12 = 82.
Nessas condições, o algarismo das unidades do número que ocupa a 10º posição nessa sequência é:
Questões relacionadas
- Ciências - Fundamental | 03. Os Seres Humanos São Seres Vivos
Leia o texto e responda
ALIMENTOS
Todos os seres vivos necessitam de alimentos. É a comida que fornece energia, mantém o corpo quente e permite o crescimento. Nosso padrão diário de alimentação chama-se dieta. As dietas variam bastante entre os povos, conforme a cultura e a disponibilidade de comida. O ser humano consegue consumir uma grande variedade de alimentos de origem animal e vegetal. Há pessoas, porém, que se recusam a comer carne: são os vegetarianos. A falta de certos alimentos pode causar doenças, redução do crescimento e até inanição. Mas comer determinados tipos de comida em excesso também é prejudicial.
(Enciclopédia ilustrada do Estudante.Ed. Globo)
De acordo com o texto, marque a afirmativa correta.
Todos os seres vivos necessitam de alimento, pois:
- Língua Portuguesa | A. Análise Sintática
O filme Cazuza – O tempo não pára me deixou numa espécie de felicidade pensativa. Tento explicar por quê.
Cazuza mordeu a vida com todos os dentes. A doença e a morte parecem ter-se vingado de sua paixão exagerada de viver. É impossível sair da sala de cinema sem se perguntar mais uma vez: o que vale mais, a preservação de nossas forças, que garantiria uma vida mais longa, ou a livre procura da máxima intensidade e variedade de experiências?
Digo que a pergunta se apresenta “mais uma vez” porque a questão é hoje trivial e, ao mesmo tempo, persecutória. (...) Obedecemos a uma proliferação de regras que são ditadas pelos progressos da prevenção. Ninguém imagina que comer banha, fumar, tomar pinga, transar sem camisinha e combinar, sei lá, nitratos com Viagra seja uma boa idéia. De fato não é. À primeira vista, parece lógico que concordemos sem hesitação sobre o seguinte: não há ou não deveria haver prazeres que valham um risco de vida ou, simplesmente, que valham o risco de encurtar a vida. De que adiantaria um prazer que, por assim dizer, cortasse o galho sobre o qual estou sentado?
Os jovens têm uma razão básica para desconfiar de uma moral prudente e um pouco avara que sugere que escolhamos sempre os tempos suplementares. É que a morte lhes parece distante, uma coisa com a qual a gente se preocupará mais tarde, muito mais tarde. Mas sua vontade de caminhar na corda bamba e sem rede não é apenas a inconsciência de quem pode esquecer que “o tempo não pára”. É também (e talvez sobretudo) um questionamento que nos desafia: para disciplinar a experiência, será que temos outras razões que não sejam só a decisão de durar um pouco mais?
Contardo Calligaris, Folha de S. Paulo
(FUVEST 2005 1ª FASE) Entre as frases “Cazuza mordeu a vida com todos os dentes” e “A doença e a morte parecem ter-se vingado de sua paixão exagerada de viver” estabelece-se um vínculo que pode ser corretamente explicitado com o emprego de
- Física | 3.2 Dilatação
(UPE) Com base nos conhecimentos acerca da expansão térmica dos sólidos, sabe-se que, ao aquecer uma esfera feita de alumínio, em 100°C, o maior aumento percentual vai ocorrer na (no)
- Física | 2.6 Hidrostática
(UNESP) No processo de respiração, o ar flui para dentro e para fora dos pulmões devido às diferenças de pressão, de modo que, quando não há fluxo de ar, a pressão no interior dos alvéolos é igual à pressão atmosférica. Na inspiração, o volume da cavidade torácica aumenta, reduzindo a pressão alveolar de um valor próximo ao de uma coluna de 2 cm de H2O (água). Considerando a aceleração gravitacional igual a 10 m/s² e a massa específica da água igual a 1,0 x 10³ kg/m³, a variação da pressão hidrostática correspondente a uma coluna de 2,0 cm de H2O é
- Sociologia | 3. Trabalho e Produção
(Interbits) Leia o texto abaixo.
Uma agência de notícias chinesa infiltrou um de seus jornalistas em uma fábrica da Foxconn com a missão de conhecer o processo de fabricação do iPhone 5, lançado no último dia 12. Ele fingiu ser um operário novato por 10 dias e conseguiu reunir imagens e informações valiosas sobre como funciona a fábrica, a rotina de trabalho e o processo de produção do smartphone.
As horas de trabalho eram extenuante, e os operários ganhavam somente cerca de 8 reais a cada duas horas extras, mesmo nas madrugadas. O estresse e a raiva eram tão grandes que, na ausência dos supervisores, os trabalhadores socavam as partes de iPhone contra as esteiras e xingavam. O jornalista não aguentou a rotina e abandonou a fábrica no 10º dia.
Fonte: Paulo Alves. Conheça a péssima experiência de um operário na fábrica do iPhone 5. In: Techtudo. Adaptado. Disponível em: <http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2012/09/conheca-pessima-experiencia-de-um-operario-na-fabrica-do-iphone-5.html> Acesso em 27 set. 2012.
A partir do texto acima e dos seus conhecimentos sobre as relações de trabalho no mundo capitalista contemporâneo, assinale a alternativa incorreta: