(ENEM 2014) A soma das coordenadas do ponto A ∈ R^3 simétrico ao ponto B = (x, y, z) = (1, 4, 2) em relação ao plano r de equação x - y + z - 2 = 0 é:
Questões relacionadas
- Matemática | 09. Probabilidade
(EFOMM) Seis alunos da EFOMM – três paranaenses, dois cariocas e um alagoano – são colocados em uma fila aleatoriamente. Qual é a probabilidade, então, de que nenhum conterrâneo fique ao lado do outro?
- Química | 1.3 Classificação Periódica
(UEFS) A base de estudo da Tabela Periódica está no conhecimento e na interpretação das propriedades periódicas que são relacionadas às posições dos elementos químicos e, fundamentalmente, às suas estruturas eletrônicas.
A partir do conhecimento dessas relações, é correto afirmar:
- Língua Portuguesa | 1.10 Semântica
(ESPCEX) Responda, na sequência, os vocábulos cujos prefixos ou sufixos correspondem aos seguintes significados:
QUASE; ATRAVÉS; EM TORNO DE; FORA; SIMULTANEIDADE
- Arte - Fundamental | 05. Processo de Criação
Hachuras
A atividade vai tratar das diversas possibilidades da linha. De acordo com sua posição, a linha apresenta determinado comportamento e pode proporcionar diferentes tratamentos e efeitos no desenho.
Materiais
- Papel Kraft, tamanho grande, aproximadamente 2 m x 1,5 m – um para cada grupo
- Giz de cera – uma caixa para cada grupo
Procedimentos
1.º Usando as habilidades desenvolvidas no trabalho de corpo, os alunos, divididos em grupos (número de membros a critério do professor), vão dividir o papel Kraft seguindo este modelo:
2º Em cada quadrado, um aluno por vez deverá preencher, com apenas uma linha paralela à do modelo, até que o quadrado esteja completo. Os dois últimos quadrados são de preenchimento livre (linhas em qualquer direção).
3º O Kraft, por ser de grandes dimensões, exige uma precisão do traço e uma disciplina corpórea para a reprodução de linhas paralelas. Ao mesmo tempo em que os dois últimos quadrados de preenchimento livre, propõem uma liberdade ao traço.
4º Professor, discuta com os alunos o resultado. Certamente os dois últimos serão mais caóticos e mais escuros, evidenciando as diversas possibilidades do uso das direções da linha no tratamento de desenhos.
- Física
Um bloco maciço flutua, em equilíbrio, dentro de um recipiente com água. Observa-se que 2/5 do volume total do bloco estão dentro do líquido. Desprezando a pressão atmosférica e considerando a densidade da água igual a 1,0.103 kg/m3, pode-se afirmar que a densidade do bloco vale: