(UFPR) A figura abaixo apresenta o gráfico da reta r: 2y – x + 2 = 0 no plano cartesiano.
As coordenadas cartesianas do ponto P, indicado nessa figura, são:
Questões relacionadas
- Geografia | 3.7 Impactos Ambientais
A natureza predatória do desmatamento da Amazônia mostra-se no fato de que, com seus 750 mil km2 de área desmatada, a região contribui com 14,5% do valor do produto agropecuário brasileiro. São Paulo tem área agrícola de 193 mil km2 e entra com 11,3% da produção nacional.
(Ricardo Abramovay. Amazônia, 2019. Adaptado.)
Os dados apresentados no excerto contribuem para colocar em xeque
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
6. Em uma pesquisa da Universidade de Brasília, foram retiradas 1,5 toneladas de lixo do Rio Paranoá.
A) INDIQUE uma solução para o problema do lixo que foi coletado.
B) CRIE um desenho que represente a realidade do Rio Paranoá.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.01 Intergenericidade e Hibridismo
Texto base: Leia e observe atentamente o anúncio do Instituto do Câncer Infantil do Agreste.
Enunciado:
Levando-se em consideração os recursos visuais do anúncio e todas as consequências de quem se submete a um tratamento de câncer, explique a intenção do autor da campanha do ICIA ao fazer a intertextualidade com o livro de Graciliano Ramos
- Filosofia | 3. Medieval
Desde que tenhamos compreendido o significado da palavra "Deus", sabemos, de imediato, que Deus existe. Com efeito, essa palavra designa uma coisa de tal ordem que não podemos conceber nada que lhe seja maior. Ora, o que existe na realidade e no pensamento é maior do que o que existe apenas no pensamento. Donde se segue que o objeto designado pela palavra "Deus", que existe no pensamento, desde que se entenda essa palavra, também existe na realidade. Por conseguinte, a existência de Deus é evidente.
TOMÁS DE AQUINO. Suma teológica. Rio de Janeiro: Loyola, 2002.
O texto apresenta uma elaboração teórica de Tomás de Aquino caracterizada por
- Química | 1.1 Introdução à Química
A bauxita é o minério utilizado na fabricação do alumínio, a qual apresenta Al2O3 (alumina) em sua composição. Após o trituramento e lavagem para reduzir o teor de impurezas, o minério é misturado a uma solução aquosa de NaOH (etapa A). A parte sólida dessa mistura é rejeitada e a solução resultante recebe pequenos cristais de alumina, de onde sedimenta um sólido (etapa B). Esse sólido é aquecido até a obtenção de um pó branco, isento de água e constituído unicamente por alumina. Finalmente, esse pó é aquecido até sua fusão e submetido a uma eletrólise, cujos produtos são o metal puro fundido (Al) e o gás carbônico (CO2).
SILVA FILHO, E. B.; ALVES, M. C. M.; DA MOTTA, M. Lama vermelha da indústria de beneficiamento de alumina: produção, características, disposição e aplicações alternativas.
Nesse processo, as funções das etapas A e B são, respectivamente,